Buscar

Fichamento sistema digestorio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fichamento:
Aluna: Camila Freguglia 
Turma: Nutrição, 
Matéria: Anatomia
Referência bibliográfica: Anatomia Humana Dangelo e Fattini – Anatomia Humana, sistêmica e segmentar.
Tipo: Livro
Assunto: sistema Digestório.
Sistema digestório.
Pg.158 – “Cavidade da boca: Tem início no orifício interlabial e termina no nível dos arcos palatoglossos, que são o limite das fauces. Divide-se em vestíbulo da boca (lábios, bochechas, gengivas e dentes) e cavidade própria da boca.” 
Coment: “formada pelas bochechas (formam as paredes laterais da face e são constituídas externamente por pele e internamente por mucosa), pelos palatos duro (parede superior) e mole (parede posterior) e pela língua (importante para o transporte de alimentos, sentido do gosto e fala).” Na boca acontece a mastigação que é a desintegração parcial de alimentos para o inicio da digestão.
Pg,159 e 160 - “Lingua: é um órgão muscular revestido por mucosa, que exerce importantes funções na mastigação e na deglutição, localizam-se na língua músculos intrínsecos e extrínsecos.
Dentes: são responsáveis pela trituração, incisão e esmagamento do alimento.” 
Coment. “A raiz é a parte posterior, por onde se liga ao osso hioide pelos músculos hioglosso e genioglosso e pela membrana glossioidea; à epiglote, por três pregas da mucosa; ao palato mole, pelos arcos palato-glossos, e a faringe, pelos músculos constritores superiores da faringe e pela mucosa.” A língua possui como maior função a deglutição, para que o alimento seja “lançado” para dentro do organismo para chegar ao estomago.
Pg.162 – “Faringe: faz parte do sistema respiratório e digestório, constitui passagem para alimentos sólidos, líquidos e ar, dividida nas partes nasal, oral e laríngea, ela é continuada pelo esôfago.”
Coment: “Parte Nasal – situa-se posteriormente ao nariz e acima do palato mole e se diferencia da outras duas partes por sua cavidade permanecer sempre aberta. Comunica-se anteriormente com as cavidades nasais através das coanas. Na parede posterior encontra-se a tonsila faríngea (adenoide em crianças). Parte Oral – estende-se do palato mole até o osso hioide. Em sua parede lateral encontra-se a tonsila palatina. Parte Laríngea – estende-se do osso hioide à cartilagem cricoide. De cada lado do orifício laríngeo encontra-se um recesso denominado seio piriforme. O alimento normalmente não pode entrar nas vias nasal e respiratória em razão do fechamento temporário das aberturas dessas vias. Assim durante a deglutição, o palato mole move-se em direção a abertura da parte nasal da faringe; a abertura da laringe é fechada quando a traqueia move-se para cima e permite a uma prega de tecido, chamada de epiglote, cubra a entrada da via respiratória.”
Pg.163- “Esôfago: É um tubo miomembranaceo que continua a faringe e é continuado pelo estomago, ele se distingue-se em três porções, cervical, torácica e abdominal, e a torácica é a maior delas.”
Coment. “A presença de alimento no interior do esôfago estimula a atividade peristáltica, e faz com que o alimento mova-se para o estômago.” É por meio do esôfago que se é controlado a entrada e saída de alimentos do estomago, o que se não ocorre de forma correta, acontece o refluxo e a azia.
Pg. 166 – “Estomago: é um órgão oco, que pode ser visto como uma parte dilatada do esôfago, que se liga ao intestino delgado, localizado a baixo do diafragma, apresenta dois orifícios, um proximal e o distal. Ele pode ser descrito nas partes, cárdia, fundo, corpo gástrico, e parte pilórica. Ele é composto pelas túnicas, serosa, muscular, submucosa, e mucosa.”
Coment. “Funções do estomago  Digestão do alimento, Secreção do suco gástrico, que inclui enzimas digestórias e ácido hidroclorídrico como substâncias mais importantes, Secreção de hormônio gástrico e fator intrínseco, Regulação do padrão no qual o alimento é parcialmente digerido e entregue ao intestino delgado, Absorção de pequenas quantidades de água e substâncias dissolvidas.”
Pg. 166 a 167 – “Intestino Delgado: possui três seguimentos, duodeno, jejuno e íleo, com as funções de completar a digestão, absorção e secreção, através do suco entérico que é liberado no intestino, a mucosa túnica é a responsável pela absorção. O duodeno, parte inicial o intestino delgado, nele desembocam o ducto coledono e ducto pancreático.”
Coment. “Os principais eventos da digestão e absorção ocorrem no intestino delgado, portanto sua estrutura é especialmente adaptada para essa função. Sua extensão fornece grande área de superfície para a digestão e absorção, sendo ainda muito aumentada pelas pregas circulares, vilosidades e microvilosidades. O íleo é o último segmento do intestino delgado que faz continuação ao jejuno. Recebe este nome por relação com osso ilíaco. É mais estreito e suas túnicas são mais finas e menos vascularizadas que o jejuno.Distalmente, o íleo desemboca no intestino grosso num orifício que recebe o nome de óstio ileocecal.” 
Pg. 169 a 171 – “Intestino grosso: O intestino grosso apresenta algumas diferenças em relação ao intestino delgado: o calibre, as tênias, os haustos e os apêndices epiploicos. O intestino grosso é mais calibroso que o intestino delgado, por isso recebe o nome de intestino grosso. A calibre vai gradativamente afinando conforme vai chegando no canal anal. As tênias do cólon (fitas longitudinais) são três faixas de aproximadamente 1 centímetro de largura e que percorrem o intestino grosso em toda sua extensão. São mais evidentes no ceco e no cólon ascendente. Os haustos do cólon (saculações) são abaulamentos ampulares separados por sulcos transversais. Os apêndices epiploicos são pequenos pingentes amarelados constituídos por tecido conjuntivo rico em gordura. Aparecem principalmente no cólon sigmoide. O intestino grosso é dividido em 4 partes principais: Ceco (cecun), Colo (cólun) (Ascendente, Transverso, Descendente e Sigmoide), Reto e Ânus.”
Coment: “O intestino grosso absorve a água com tanta rapidez que, em cerca de 14 horas, o material alimentar toma a consistência típica do bolo fecal.” O intestino grosso é responsável pelas funções de absorção de agua, síntese de determinadas vitaminas, armazenagem temporária de resíduos, e eliminação desses resíduos.
Pg. 171 a 173 – “Figado: é uma glândula que é responsável por atividades vitais do organismo, que são metabolismo de gorduras, carboidratos e proteínas, secreção da bile, e participa de mecanismos de defesa do corpo, é subdividido em 4 lobos direito, esquerdo, quadrado e caudado.”
Coment: “A Função Digestiva do Fígado é produzir a bile, uma secreção verde amarelada, para passar para o duodeno. A bile é produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar, que a libera quando gorduras entram no duodeno. A bile emulsiona a gordura e a distribui para a parte distal do intestino para a digestão e absorção.”
Pg 173 – “Pancreas: é uma glândula exócrina e endócrina. O pâncreas é achatado no sentido antero-posterior, ele apresenta uma face anterior e outra posterior, com uma borda superior e inferior e sua localização é posterior ao estômago. O pâncreas divide-se em Cabeça (aloja-se na curva do duodeno), Colo, Corpo (dividido em três partes: anterior, posterior e inferior) e Cauda.

Continue navegando