Buscar

Cultura organizacional 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Psicologia organizacional
Cultura organizacional parte 2
Existem empresas que seguem diferentes formatações e regras e estas empresas podem ser voltadas para as seguintes estruturas:
Geralmente familiar
Elementos formadores
Ambiente organizacional: Abrange aspectos informais , como: ‘sentimentos das pessoas e a maneira como elas interagem entre si, com os clientes ou elementos externos’
Microculturas: Uma cultura é constituída por diferentes microculturas que tem suas próprias filosofias, mas isso não faz com que sejam contra a cultura principal da empresa.
Exemplo: Empresa base (EUA)- Filial 1 (BR)- Filial 2 (Argentina) ( cada uma terá sua própria cultura, no entanto a cultura base da empresa em si continua vigorando)
Um exemplo real: https://www.youtube.com/watch?v=GRchK5Q8RJQ – Mcdonalds no Japão, continua sendo a mesma rede, mas voltado para a culinária típica de lá.
Contracultura- São partes integrantes da cultura organizacional do mesmo modo que as microculturas são, tendo filosofias próprias em atrito com os princípios da própria organização ( ex: aniversário, algumas empresas fazem a parabenização dos funcionários no dia do aniversário, mas algumas empresas não fazem, mas mesmo assim os próprios colaboradores fazem entre eles, contrariando a cultura de não o fazer)
Linguagem domestica- vocabulário especifico utilizado por pessoas que comportilham da mesma cultura em uma versão macrocultural, microcultural ou contracultural de uma forma micro.
Ritos- São as atividades que tem uma relativa elaboração e são planejadas de forma a combinar várias formas de expressão cultural e muitas das vezes tem consequências tanto práticas como expressivas.
Rituais- “métodos e procedimentos detalhados” seguidos de forma fiel e regular.
Heróis- São as pessoas que são muito respeitadas dentro da organização devido seu sucesso e representam os pilares da organização de uma forma positiva tanto para o ambiente interno como para o externo. 
Símbolos- Estão presentes nos aspectos macros e nos aspectos materiais, como “arquitetura do edifício, as salas, mesas, tamanhos, arranjo físico dos escritórios que definem o grau de igualdade ou diferenciação entre as pessoas e o tipo de comportamento”
Mitos organizacionais- “ São crenças não-confirmadas e geralmente não declaradas, que são aceitas sem qualquer análise” e lendas são transmitidas pelas pessoas por meio de conversas informais, sem nenhuma comprovação de veracidade.
Programa de ambientação (integração)- espaço da organização para poder transmitir sua história e sua cultura aquelas pessoas que ali exercerão suas atividades e pode ser realizado em um dia, uma semana... Depende de cada empresa
Recursos instrucionais que podem ser utilizados: São exibidos filmes sobre a história da organização, é feita uma tour pela empresa para se conhecer fisicamente seus setores e unidades, são utilizados aparelhos de data show.
Obejtivos- Diminuir a inquietação dos recém-chegados: uma nova roupagem a integração na organização, possibilitando uma pequena intimidade com alguns aspectos da cultura interna.
Diminuir o turnover (rotatividade) das pessoas da organização, por meio de um programa de ambientação, onde as pessoas que chegam rapidamente poderão se sentir parte integrante do novo ambiente, assim o processo de rotatividade nos primeiros meses de atuação será diminuído.
Diminuir o tempo: quando o recém-contratado não recebe as devidas orientações para desenvolver-se em seu novo ambiente mais tempo essa pessoa irá despender para conhecer seus futuros colegas e a própria organização.
Desenvolver expectativas realísticas:capacitar os novatos para que eles possam buscar novos caminhos no plano ideal ou melhor como diz o ditado “manter o pé no chão”.
Redesenho do desenvolvimento organizacional  (DO)é um esforço organizacional utilizado por intermédio de intervenções planejadas nos processos da organização, fazendo uso dos conhecimentos da ciência comportamental
Redesenho DO- Esforço organizacional :O DO  tem tanto metas de resultados relativos a melhora da realização das tarefas como metas de processos relativos a melhoras da forma pela qual os membros da organização trabalham juntos
Intervenções planejadas de uma maneira mais simplificada as intervenções planejadas dizem a respeito ao momento em que são  colocadas “sobre a mesa” a problemática da organização para as pessoas da organização.
O DO se utiliza apenas a ciência comportamental pois estamos abrangendo um procedimento criado por profissionais da Psicologia Industrial/organizacional esse tipo de estudo é mais focalizado 
Clã
Mercado
Burocracia
Inovação

Continue navegando

Outros materiais