Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS - Simulado AV2

Prévia do material em texto

Disc.: FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS   
	Acertos: 9,0 de 10,0
	
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	FOLHAPRESS/JC - 13/03/2013 - Opinião Econômica - Marx "A problemática que ele (Karl Marx) colocou - o que é o homem e como pode realizar plenamente a sua humanidade diante dos constrangimentos que lhe impõe a organização da sociedade - é eterna." Delfim Netto, economista. A problemática colocada por Marx nos remete a qual tema central na análise das ciências sociais?
		
	
	O da objetividade do conhecimento.
	
	O da subjetividade do conhecimento.
	
	O do instinto de sobrevivência.
	
	O da relação família-sociedade.
	 
	O da relação indivíduo-sociedade.
	Respondido em 27/10/2020 15:34:59
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Enquanto as chamadas Ciências Naturais estudam a realidade natural, isto é, fatos simples, as que são denominadas de Ciências Sociais estudam:
		
	
	Fatos naturais denominados de fenômenos fáceis;
	
	Fatos sociais denominados de fenômenos sincrônicos;
	
	Fatos naturais denominados de fenômenos sincrônicos;
	
	Fatos sociais denominados de fenômenos diacrônicos;
	 
	Fatos sociais denominados de fenômenos complexos;
	Respondido em 27/10/2020 15:38:10
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		3a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Sobre o conceito de cultura indique a alternativa QUE ESTÁ ERRADA.
		
	
	A cultura é um processo cumulativo que resulta da experiência adquirida das gerações anteriores.
	
	A cultura é um modo de adaptação aos diferentes ambientes. Para se adaptar aos diversos ambientes ecológicos, o homem não modifica seu aparato biológico, mas sim constrói diferentes respostas culturais.
	
	O homem atua de acordo com seus padrões culturais.
	 
	Mesmo contando com uma estrutura física mais frágil que a de outros animais, o homem superou limites do meio ambiente e estendeu sua influência por toda a Terra.
	 
	A cultura é um processo essencialmente biológico, que nasce com o indivíduo, e que a partir daí influencia sua vida social.
	Respondido em 27/10/2020 15:37:39
	
	Explicação: As assertivas corretas encontram-se à página 36 do livro didático do curso de Fundamentos de Ciências Sociais - MOURA, Solange Ferreira (org), "Livro Didático de Fundamentos das Ciências Sociais", Rio de Janeiro: Estácio, 2014. A assertiva a ser marcada (que está errada) defende que cultura é um processo essencialmente biológico, o que está em desacordo com o conceito de cultura.
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Em sociedades tradicionais ela se estabelece pela pertença a um grupo (geralmente familiar) e pela posse de uma postura individual que permite evocar estes valores tradicionais perante os demais. Já a dominação carismática tem sua origem no que se convenciona chamar de prestígio, ou seja, um tipo de valorização simbólica do detentor de alguns tipos de títulos que legitimam seu destaque. Ex: um sacerdote de um culto iniciante e seus seguidores. A Dominação carismática geralmente se associa aos líderes revolucionários neste sentido. E por último a dominação de natureza burocrática (ou racional) se apóia na competência técnica com a qual o indivíduo maneja as estruturas sociais do aparato burocrático, esteja ele no âmbito social em que estiver (mas geralmente referido à burocracia do Estado ou a uma grande empresa). Que tipo de dominação apresenta as sociedades em que o poder é passado hereditariamente?
		
	 
	Tradicional.
	
	Burocrática.
	
	Formal e Legal
	
	Tradicional e Burocrática.
	
	Carismática.
	Respondido em 27/10/2020 15:38:08
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	(Adaptado Puc/Unicamp 2013) A Revolução Industrial trouxe como resultado social:
		
	
	a garantia de emprego a todos os assalariados.
	
	uma melhoria nas condições de habitação e criação de saneamento básico nas cidades.
	 
	a constituição de uma classe de assalariados que possuía como fonte de subsistência a venda de seu trabalho.
	
	uma melhoria das condições de trabalho nas fábricas, com a redução da jornada de trabalho.
	
	uma camada social assalariada, tendo como suporte às suas necessidades, uma forte legislação sindical.
	Respondido em 27/10/2020 15:44:14
	
	Explicação:
Dentre as opções oferecidas sobre os avanços sociais da revolução industrial a que se adapta ao pedido do enunciado se refere à constituição de uma classe de assalariados que possuía como fonte de subsistência a venda de seu trabalho para atender uma economia industrial e produção de grande escala mediante a utilização crescente de  máquinas.
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Embora todos tenham valores individuais, no interior de qualquer grupo ou sociedade existem formas padronizadas de conduta e pensamento. Esse conjunto de ações que definem a moral vigente é a chamada por Émile Durkheim de:
		
	
	Imaginário social.
	
	Determinismo social.
	
	Superestrutura ideológica
	 
	Consciência coletiva.
	
	Ideologia dominante.
	Respondido em 27/10/2020 15:45:50
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O conceito de "ação social" foi concebido como qualquer ação realizada por um sujeito em um meio social que possua um sentido determinado por seu autor. O processo de comunicação estaria, portanto, intimamente ligado ao conceito de ação social. A manifestação do sujeito que deseja uma resposta é feita em função dessa resposta. Em outras palavras, uma ação social constitui-se como ação que parte da intenção de seu autor em relação à resposta que deseja de seu interlocutor.
		
	
	Bachelard
	
	Foucault
	 
	Weber
	
	Comte
	
	Nenhuma das alternativas
	Respondido em 27/10/2020 15:46:18
	
	Explicação:
A ação social é o assunto de pesquisa, isto é, o objeto de estudos da sociologia de Max Weber.
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	No que se refere ao entendimento acerca das leis, Karl Marx ressalta que,
		
	
	O problema sociológico fundamental: o crime e seus desdobramentos.
	
	As leis são criações culturais, relativas e imparciais.
	
	As leis são aspectos fundamentais para o capitalismo, pois atuam de forma a defender a igualdade social
	
	O problema está na instituição que foi criada pelos interesses de toda a sociedade
	 
	São as instituições e leis que deveriam se adequar a sociedade para resolver as questões sociais.
	Respondido em 27/10/2020 15:44:30
	
	Explicação:
Marx considera as leis como produto da superestrutura jurídica, que, por sua vez, é determinada pela infra-estrutura econômica. Portanto, o Direito e as Instituições Sociais dominantes são subordinadas aos interesses econômicos da classe dominante e tem a função de manter o status quo de dominação.
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Desde a Revolução industrial, e se observarmos a atual realidade brasileira, um aspecto aparece como objeto de constante reflexão da parte da sociologia:
		
	 
	O fato de que ainda que a revolução científica tenha avançado com a evolução industrial, não ofereceu uma solução justa aos problemas sociais ocasionados.
	
	O fato de que os problemas sociais atuais estão em nada relacionados com a revolução industrial, como tampouco com a revolução científica.
	
	Todas as afirmativas são complementares.
	
	O fato de que ainda que a revolução industrial tenha avançado, não ofereceu um avanço de fato no que diz respeito ao progresso científico.
	
	O fato de que tanto a revolução industrial, quanto a revolução científica tornaram possível com seus avanços solucionar os mais graves problemas sociais.
	Respondido em 27/10/2020 15:45:24
	
	Explicação:
Os avanços científicos e industriais não foram suficientes paraelucidar graves problemas sociais advindos com tais avanços.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A história é sempre evocada. Como uma portadora de lições. Irredutível, soberana e cristalina. Mas qual a história? Ou, então, falamos de narrativas historiográficas e seus respectivos historiadores. Como quaisquer outras, com ênfases, silêncios e escolhas de fontes. Assim têm aparecido interpretações sobre o passado brasileiro a propósito da questão racial. Mais especificamente usadas instrumentalmente no e contra o  Estatuto da Igualdade Racial e as políticas de ações afirmativas, com as cotas nas universidades públicas despontando como o tema mais polêmico. Mas, parafraseando a jornalista Miriam Leitão, há teses e truques nesse debate. Afora cinismos, desfaçatez de classe e manipulação de dados históricos, acrescentamos. O Brasil é um país maravilhoso, pois não tem guerra, terremoto ou vulcão!
 
por Flávio Gomes e Marcelo Paixão. http://www.fpa.org.br/conteudo/sociedade-exclusao-racial-uma-questao-politica-e-moral
 
Analise as afirmativas abaixo, marcando a única opção correta:
 
I-Os autores fazem uma crítica aos historiadores brasileiros que analisam a formação da   sociedade brasileira de forma ideológica
II Os autores são contra a criação de cotas para negros em Universidades brasileiras, pois a pesar da escravidão, a sociedade foi formada a partir da fusão de várias raças, o que torna a questão do racismo um debate que fomenta o preconceito.
III-A questão do racismo e do preconceito pode ser distorcida pela História a partir da escolha das fontes e da manipulação dos documentos pelos historiadores
IV-Não faz muito sentido falar em racismo, pois a pobreza não está relacionada a cor de pele dos brasileiros
V-O Brasil é um país que não viveu guerras e calamidades. Os problemas sociais do Brasil são os mesmos de outras nações, a questão do racismo não é tão relevante como o problema da desigualdade social.
		
	
	I e V são verdadeiras
	 
	I e III são verdadeiras
	
	I e IV são falsas
	
	II e III são falsas
	
	V e IV são verdadeiras
	Respondido em 27/10/2020 15:48:20
	
	Explicação:
Embora permaneça, tanto em algumas correntes científicas como no senso  comum, a ideia de que existem raças humanas diferentes, os estudos e pesquisas contemporâneos indicam que não há diferenças significativas entre os indivíduos oriundas das suas diferenças somatológicas (de aparência física). Todos os humanos descendem de um tronco comum, o homo sapiens. Desta forma, não se pode pensar em raças superiores ou inferiores, pois herdamos todos o mesmo patrimônio hereditário. No entanto, na prática, percebe-se
que o conceito de raça continua equivocadamente sendo usado como justificativa para a exclusão constante de povos e indivíduos, seja pela força das armas ou das ideias, seja pelo processode exclusão social ou de não reconhecimento de seus padrões culturais. A essa prática dá-se o nome de racismo. O Brasil não conheceu o regime de segregação racial, o apartheid. A sociedade brasileira, ao longo de sua história, não foi pensada de forma dual (negros x brancos). Contudo, isso não significa que o racismo, em suas diferentes manifestações, não faça parte da vida brasileira.  O debate em relação ao preconceito racial no Brasil tomou vulto nos últimos anos, com a elaboração do Estatuto da Igualdade Racial e as políticas de ação afirmativa, em especial a política de reservas de cotas nas universidades
	
		
	Gabarito
Comentado

Mais conteúdos dessa disciplina