Buscar

Dentes e Periodonto - Noções Básicas

Prévia do material em texto

Dentes e Periodonto
Dentes: Funções
Os dentes são órgãos do corpo humano, constituídos de tecidos diferente, de origens embrionárias diferentes, e desempenham funções especificas, como:A estrutura da raiz tem a possibilidade mais ampla de variação de normalidade que a estrutura da coroa, embora em ambas sejam possíveis.
· Mastigação:
 Os dentes participam da mastigação, sendo a parte inicial do trato digestório, transformando macro nutrientes em micro nutrientes, cortando e triturando os alimentos.
· Auxiliam na fonética:
Ao se organizarem nos arcos superiores e inferiores, os dentes ajudam a modular a voz emitida. Em indivíduos com perca de dentes anteriores, a voz é modificada pela passagem de ar pelo espaço do dente perdido.
· São responsáveis pela estética:
Por serem tecidos duros, os dentes realizam suporte para os tecidos moles, dando forma a face e estabilização aos lábios e bochechas. Quando há perca dentária, além da ausência do elemento dentário em si, ocorre uma perca óssea que esta relacionada a inserção do dente na maxila e na mandíbula, e a reabsorção desse osso colabora significativamente para a alteração visual do indivíduo. 
Anatomia Macroscópica
Os dentes em condições de normalidade, possuem uma única coroa, sejam eles os dentes anteriores ou posteriores. Entretanto, no que diz respeito a parte não visível do dente, a raiz, os dentes podem possuir uma raiz, sendo os unirradiculares, duas raízes, os birradiculares, e mais de duas raízes, os multirradiculares. 
Tecidos Dentários
Os dentes são formados por três diferentes tecidos, originado do germe dentário: o esmalte dentário, dentina e a polpa dentária. 
· Esmalte dentário: 
É um tecido epitelial de origem ectodérmica, relativamente delgado e o tecido mais duro do corpo humano. O esmalte dentário é um tecido acelular, não inervado e avascular. Reveste externamente a coroa do dente. 
· Dentina:
Originada do tecido embrionário denominado ectomesênquima, a dentina é um tecido conjuntivo duro que constitui a maior parte da estrutura dentária. A parte da dentina que forma a coroa dentária está logo abaixo do esmalte dentário e é chamada de dentina coronária. A parte da dentina que forma a raiz do dente, chamada dentina radicular. Ambas são semelhantes entre si no que diz respeito a sua constituição, é um tecido de coloração amarelada e o segundo tecido mais duro do corpo humano. É um tecido avascular, acelular, porém é um tecido inervado, um tecido que ao ser estimulado produz dor, por conta das terminações nervosas especificas para dor.
· Polpa dentária:
É um tipo de tecido conjuntivo frouxo, vascularizado, inervado e celularizado que possui a mesma origem embrionária que a dentina. A polpa ocupa o espaço interno da dentina, que em relação a coroa, é chamado de câmara pulpar, e o espaço interno da dentina em relação a raiz, é chamado canal radicular.
Introdução Periodonto
Os tecidos periodontais são os tecidos que estão adjacentes aos dentes. Podem realizar a função de inserção e/ou sustentação do dente nos ossos ou proteção a essa inserção. 
Os dentes estão inseridos nos ossos gnáticos, que são superiormente a maxila e inferiormente a mandíbula. Eles relacionam entre si por meio dos movimentos que a mandíbula realiza, por ser um osso móvel, enquanto a maxila é um osso fixo.
Apesar de os dentes estarem fixos nos ossos da mandíbula e da maxila, eles não estão necessariamente fusionados aos ossos, eles estão se articulando com os ossos. Existe uma estrutura articular entre os dentes e os ossos, mediada por tecido conjuntivo que é chamada gonfose, essa estrutura permite que os dentes estejam se articulando com os ossos através de fibras colágenas, que são tipos de tecido conjuntivo frouxo. 
Tecidos Periodontais
Os tecidos que compõe o periodonto de inserção ou sustentação são três:
· Cemento: 
É um tipo de tecido conjuntivo duro que está reveste toda a dentina radicular e está firmemente aderido a ela, de forma que possa gerar uma articulação entre o dente e o osso sem que essa articulação se desfaça. O cemento é um tecido periodontal devido sua origem embrionária, originado do folículo dentário.
· Ligamento Periodontal:
É um tecido conjuntivo do tipo frouxo, atravessado por grossos feixes de fibras colágenas que se inserem no dente através do cemento, e no lado oposto se inserem na estrutura do osso sem estar fusionado a esse. Esse ligamento ocupa o espaço periodontal, que é o espaço entre a raiz do dente e o osso. A raiz do dente fica dentro de uma cavidade no osso que tem o formato de um molde da forma externa da raiz, chamado alvéolo dentário.
· Osso Alveolar:
Forma as paredes internas do alvéolo e insere as fibras do ligamento periodontal e colaboram com a composição dessa articulação entre dente e osso, a gonfose.
O tecido que compõe o periodonto de proteção é a gengiva.
· Gengiva:
Faz parte da mucosa oral, é o tecido do periodonto de proteção já que uma parte desse tecido recobre as estruturas do periodonto de inserção, impedindo que haja destruição dessas estruturas e permite que o dente se articule com o osso sem danificações, durante a mastigação por exemplo. 
Dentição
Os dentes constituem nos humanos duas dentições ao longa da vida. A primeira dentição é chamada de dentição decídua, popularmente conhecida como dentes de leite. Formado por dentes menores que os dentes permanentes, mais brancos, devido o esmalte ser menos mineralizado tornando-se translúcido o que confere a coloração mais esbranquiçada, e essa dentição é formada por uma menor quantidade de dentes.
 E a segunda dentição é a dentição permanente, formada pelos dentes permanentes. Essa dentição possui dentes maiores, com raízes maiores, que suportam cargas mastigatórias mais intensas e essa dentição possui maior número de dentes, devido ao fato de que a maxila e a mandíbula se tornam maiores da fase infantil para adulta.Entre a dentição decídua e a dentição permanente há um estágio conhecido como dentadura mista, onde o indivíduo possui dentes decíduos e dentes permanentes.
Dentição Permanente
São 32 os dentes permanentes, divididos em duas arcadas, sendo 16 na arcada superior, a maxila, e 16 na arcada inferior, a mandíbula. Estão localizados nos processos alveolares, tanto da maxila quanto da mandíbula. 
É traçada uma linha vertical, chamada linha média onde as arcadas superiores e inferiores são divididas em duas partes cada arcada, chamada hemi-arcada que são direita e esquerda, resultando ao total em quatro hemi-arcadas. 
Grupos de Dentes Permanentes
· Incisivos:
São os quatro dentes superiores e os quatro dentes inferiores localizados mais próximos a linha média. Os adjacentes a linha média são os incisivos centrais e os adjacentes aos centrais são os incisivos laterais. Os incisivos são responsáveis por cortar os alimentos.
· Canino:
Cada quadrante possui 1 canino, sendo assim, a dentição permanente é composta por 4 caninos. Ajudados pelos pré-molares são responsáveis por perfurar.
· Pré-molares:
Na dentição permanente existem 8 pré-molares, sendo dois em cada quadrante. Na sequência do canino, vem o 1° pré-molar e em seguida o 2° pré-molar. São responsáveis por triturar os alimentos.
· Molares:
Cada quadrante da dentição permanente possui 3 molares, somando 12 molares ao total. São enumerados como 1°, 2° e 3° molar em cada quadrante. Assim como os pré-molares, os molares são responsáveis por triturar os alimentos.
Dentes Anteriores: São considerados dentes anteriores os dentes que vão de um canino a outro.
Dentes Posteriores: Vão do 1° pré-molar ao 3° molar de cada quadrante.
Numeração 
Cada quadrante ou hemi-arcada foi definida por um número que segue sequência horária, começando pelo quadrante sup. direito e segue até o quadrante inf. direito.
A fórmula da numeração da dentição define que o dente é enumerado inicialmente pelo número do quadrante seguido pelo número que ele ocupa no quadrante. 
Dentição Decídua
Essa dentição possui 20 elementos dentários, sendo 10 na arcada superior e 10 na arcada inferior, 5 em cada quadrante.
A fórmulaque determina a numeração decídua também tem seus quadrantes enumerados em sequência horária assim como a dentição permanente, seguindo a ordem seus quadrantes são numerados de 5 a 8.
Faces dos Dentes 
Faces dos dentes anteriores:
Faces dos dentes posteriores:
Terços da Coroa 
Terços da Raiz

Continue navegando