Buscar

AD1 2020 filosofia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 01 (AD 01) – 2020.2
Disciplina: Filosofia e educação
Coordenação: Prof. Dr. Miguel Angel de Barrenechea
Caro (a) aluno (a):
 Essa é a sua primeira avaliação a distância. Leia os enunciados com atenção e procure ser claro e objetivo na elaboração de suas respostas. 
O objetivo das ADS de Filosofia e Educação é que você possa aprofundar aspectos essenciais dos conteúdos apresentados nos materiais, fazendo com que este seja um momento de reflexão e pesquisa. 
Com base nos fóruns que você participou e aulas estudadas (Aulas 01 a 04 - livro) apresentamos QUATRO questões para serem respondidas individualmente.
Critério de Avaliação da AD 1:
Você será avaliado:
Pela coerência textual (começo, meio e fim) - (30%)
Pela capacidade individual de produção de síntese e apreensão da leitura feita. (40%)
Pela correta interpretação da questão. (20%)
Pelo uso correto da norma culta da língua. (10%)
	
	Questão 01- Esta questão se refere à Aula 01 – “Educador: formação e Ação.” 
 	Refletir sobre nossa formação e prática profissional se torna de grande importância para todos nós, educadores. Dentre todas as mudanças ocorridas na atualidade, o papel do professor, sua relevância social, sua formação pedagógica e as características de sua prática na sala de aula, estão sendo reavaliados constantemente. Perante esse fato, a nossa proposta é que você analise sua própria formação e sua ação enquanto docente. Você está satisfeito com o que já aprendeu e com o que está aprendendo? Acha que o processo de formação educacional deveria ser diferente? A partir de sua experiência em sala de aula (enquanto docente e/ou discente) analise – num texto de até 15 linhas – os problemas, desafios e dificuldades vividos por você e apresente possíveis soluções para todas as questões envolvidas nessa problemática. (Valor da questão 2,5 pontos).
	QUESTÃO 02.
 	Consultando a Aula 02 - “A Origem da Profissão Docente”, procure esclarecer os fundamentos da proposta educativa socrática, na qual encontramos uma construção conjunta do conhecimento, num processo dialógico entre professor e aluno. Feito isso, elabore um texto argumentativo sustentado nos princípios do pensamento pedagógico socrático, tentando justificar por que ele poderia ser um caminho adequado para a educação das gerações atuais. Após isso, e diante do cenário da educação e do contexto político e social dos nossos dias, esclareça se poderíamos considerar como sendo válida essa proposta para a ação docente, ainda na atualidade? Para responder a esta questão, elabore um texto de no máximo 15 linhas. (Valor da questão 2,5).
	
Questão 03- Esta questão se refere à Aula 03 – O Processo de educação na Grécia Antiga. Propomos que você leia atentamente os conteúdos desta aula e defina, inicialmente, os conceitos de areté e paidéia. Posteriormente, e tendo como parâmetro o período clássico da filosofia analisado no texto, construa uma reflexão crítica sobre a proposta de Platão para a educação do cidadão da sua época, esclarecendo qual o contexto social e político estes conceitos foram validados pelo filósofo. Finalmente, apresente sua própria interpretação sobre a possibilidade de aplicar esses conceitos de areté e paidéia, na educação dos nossos dias. (Valor da questão 2,5).
Questão 04 – Esta questão se refere à Aula 04 – O que é a Filosofia? 
	O atual projeto do Ensino Médio, apresentado pelas autoridades educacionais, coloca em discussão a validade da Filosofia como disciplina obrigatória. A partir da leitura da aula 04, você se deparou com alguns conceitos sobre a Filosofia e sua importância no universo escolar e social. Tendo como referência estas duas questões – a proposta oficial sobre Ensino Médio e os argumentos da Aula 04 a favor do ensino da Filosofia - elabore um texto argumentativo se posicionando a favor ou não da obrigatoriedade do ensino da Filosofia no Ensino Médio. (Valor da questão 2,5).
*********

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando