Buscar

direito à vida- filosofia

Prévia do material em texto

Jheymily Santiago Nascimento
DIREITO À VIDA
PROFESSOR CAMILO DIAS 
Boa Vista- 2021
Jheymily Santiago Nascimento
DIREITO À VIDA
Trabalho de filosofia realizado com intuído de obtenção de nota para a conclusão do 3• ano do ensino médio.
 
Professor: Enoch
PROFESSOR CAMILO DIAS 
Boa Vista- 2021
Direito à vida 
 O direito à vida é uma garantia fundamental prevista no artigo 5º, caput da Constituição Federal Brasileira. Ela garante proteção à vida e trata-se de um direito inviolável. Direito a Vida”, que deve ser observados pelo Estado a fim de garantir a sobrevivência e bem-estar do ser humano. O seu resguardo no ordenamento jurídico é imprescindível, haja vista que a própria Declaração Universal de Direitos Humanos faz menção a este direito.
 
 Não se pode falar em direito a propriedade, liberdade, dignidade, igualdade sem que impere sobre todos estes a garantia, em primeiro lugar, do direito à vida. Direito é o sistema de normas de conduta e princípios criado e imposto por um conjunto de instituições para regular as relações sociais. O conceito de Direito à Vida é amplo. Ele não é visto somente como o direito de estar vivo, más sim de viver com saúde, dignidade e respeito.
 O direito à vida é o mais fundamental de todos os direitos, pois o seu asseguramento impõe-se, já que se constitui como pré-requisito à existência e exercício de todos os demais direitos. A Constituição Federal assegura, portanto, o direito à vida, cabendo ao Estado assegurá-lo em sua dupla acepção, sendo a primeira relacionada ao direito de continuar vivo e a segunda de se ter vida digna quanto à subsistência.O direito humano fundamental à vida deve ser entendido como direito a um nível adequado com a condição humana, ou seja, direito à alimentação, vestuário, assistência médico-odontológica, educação, cultura, lazer e demais condições vitais.O Estado deverá garantir esse direito a um nível de vida adequado com a condição humana respeitando os princípios fundamentais da cidadania, dignidade da pessoa humana e valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; e, de uma sociedade livre, justa e solidária, garantindo o desenvolvimento nacional e erradicando-se a pobreza e a marginalização, reduzindo, portanto, as desigualdades sociais e regionais.
 Concluímos que todos os seres humanos têm direito à vida segundo o art 5 da constituição federal e erradicando-se a pobreza e a marginalização, reduzindo, portanto, as desigualdades sociais e regionais.
Referências bibliográficas
https://gestaodesegurancaprivada.com.br/direito-a-vida-protecao-da-vida/
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Direito_à_vida

Continue navegando