A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
18 pág.
modelo - projeto diagnostico organizacional fase 4

Pré-visualização | Página 1 de 3

19
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
MAÍRA CORREA DA SILVA
PADARIA PÃES E DOCES BELLA LUNA
Diagnóstico Organizacional
CAJAMAR
2020
MAÍRA CORREA DA SILVA
PADARIA PÃES E DOCES BELLA LUNA
Diagnóstico Organizacional
Trabalho apresentado no Curso Superior de Tecnologia Em Gestão Financeira na instituição de ensino superior Anhembi Morumbi de São Paulo, como requisito para a realização da disciplina: Projeto aplicado a negócios - Diagnóstico organizacional.
Tutor Marco Antonio Soares	 
CAJAMAR
 2020 
RESUMO
Este artigo tem como objetivo elaborar um diagnóstico organizacional da Padaria Pães e Doces Bella Luna. Empresa do ramo de Confeitaria e Panificação que atua em Cajamar desde 1990. Por se tratar de um ramo de alta demanda, de grande concorrência, fez-se necessário a otimização dos seus custos e das atividades praticadas dentro do ambiente organizacional, principalmente por seus colaboradores. O resultado do trabalho apontou que a empresa Paes e Doces bela Luna está organizacionalmente caminhando dentro do planejado, no entanto, ainda é possível fazer alguns ajustes, a tempo de evitar que se perca esse crescente da concretização da efetividade do trabalho da equipe e de sua administração. Com base na análise SWOT, foi possível identificar as ameaças, oportunidades, pontos fracos e fortes, pincipalmente se tratando do ambiente interno, a ponto de propor mudanças a adoção de ferramentas gerenciais à equipe de trabalho. 
Palavras-chave: Diagnóstico Organizacional. Análise SWOT. Padaria Pães e Doces Bella Luna.
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – Organograma da empresa ..............................	11
Figura 2 – Fluxograma dos veículos de entrega ................ 16
SUMÁRIO
1.	INTRODUÇÃO	8
1.1	Objetivos do trabalho	9
1.2	Objetivo específico	9
2.	DADOS DA EMPRESA	9
3.	MISSÃO, VISÃO E VALORES DA EMPRESA	10
3.1	Missão	10
3.2	Visão	10
3.3	Valores	10
4.	ORGRANOGRAMA ORGANIZACIONAL .............................................................. 11
5. DEPARTAMENTOS DA EMPRESA ...................................................................................... 12
6. FUNÇÕES DE CADA DEPARTAMENTO ............................................................................. 13
7. ANÁLISE SWOT ........................................................................................................................ 14
8. PROPONDO MELHORIAS E SOLUÇÕES............................................................... 15
9. FLUXOGRAMA ............................................................................................................. 16
10. INDICADORES DE QUALIDADE .............................................................................. 17 
11. CONCLUSÃO ................................................................................................................. 18 
12. REFERÊNCIAS .............................................................................................................. 19
 
		
	
	
1. INTRODUÇÃO
No que se trata do ambiente organizacional de uma empresa, ainda que de pequeno porte, considera-se de grande complexidade a sua organização. Além disso, com as constantes transformações no mundo das organizações nos dias atuais, faz-se necessário que as empresas adotem diferentes ferramentas de gerenciamento que adequem o seu cotidiano. Por sua vez, com o auxílio dessas ferramentas e métodos para conhecer essas possíveis variáveis, é possível traçar planos de ação interferem efetivamente no alcance dos objetivos e na melhoria da organização. Por se tratar de uma dessas ferramentas fundamentais, o Diagnóstico Organizacional também será a base do nosso estudo.
Segundo a definição de Wood Jr. (2011, p. 141):
O Diagnóstico Organizacional ajuda a desenvolver análises dos ambientes internos e externos das organizações, diagnosticando problemas e oportunidades mediantes o uso de ferramentas específicas, auxiliando na estruturação de processos e responsabilidades. 
Para Oliveira (2017), as práticas organizacionais são o conjunto de saberes aprendidos desenvolvidos e criados dentro de uma organização e dessa maneira, a sua aplicação, compõem os direcionadores de tomada de decisões. O mesmo autor sugere que essas práticas sejam cuidadosamente estudadas, quando levanta-se todas as informações pertinentes para servirem de base de dados nas análises da estrutura organizacional, bem como na correção de problemas de gestão e na maximização dos resultados. 
Diante disto, o presente estudo tem o objetivo de identificar quais são as práticas utilizadas, seus departamentos, suas respectivas funções, identificação de missão, visão e valores, organograma organizacional da empresa, identificar suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas à competição em negócios.
Por fim é apresentada as considerações finais incluindo as limitações, sugestões e aplicações.
1.1 Objetivos do trabalho
Realizar o diagnóstico organizacional da empresa PÃES E DOCES BELLA LUNA, afim de identificar os pontos fortes e fracos de seu corpo operacional e administrativo, na tentativa de sugerir uma otimização de suas funções e reduzir o retrabalho diante das atividades, departamentos e espaços já existentes.
1.2 Objetivo específico
· Realizar o diagnóstico organizacional da empresa;
· Utilizar da análise SWOT para identificação das forças e fraquezas, oportunidades e ameaças;
· Identificar os departamentos que necessitam de reorganização organizacional; 
· Apresentar soluções práticas para otimização e suas atividades.
2. DADOS DA EMPRESA 
A empresa PÃES E DOCES BELLA LUNA LTDA., representada nesse artigo pelo nome fantasia PADARIA BELLA LUNA, está localizado na cidade de Cajamar – São paulo, no endereço: Av. Domingo Alonso Lopes, 65, Bairro Jordanésia, CEP: 07750-000. Conta com uma estrutura física de: Confeitaria própria, Restaurante, Panificação, salão para 90 clientes sentados e 80 funcionários, dentre os colaboradores administrativos. 
3. MISSÃO, VISÃO E VALORES DA EMPRESA
1 
2 
3 
Missão
Produzir e vender produtos de excelente qualidade, visando o bom atendimento e trazendo ao cliente uma experiência inesquecível.
Visão
Tomada de decisões com foco na Missão e Visão, atrair clientes com produtos de qualidade e preço justo.
Valores
Liderança pelo exemplo;
Transparência e honestidade nas relações;
Respeito com todos, dentro e fora da empresa;
Conduta ética e íntegra;
Compromisso com a excelência;
Rigor e compromisso com os clientes;
Credibilidade;
Inovação e sustentabilidade.
4. ORGRANOGRAMA ORGANIZACIONAL
Figura 1: Organograma da empresa Pães e doces Bella Luna
	 
	
	Fonte: Elaborado pelo autor
5. DEPARTAMENTOS DA EMPRESAS 
A departamentalização é um tipo de estrutura, na qual a empresa é dividida em setores que responderão pela entrega dos produtos e serviços por ela propostos. Basicamente, a definição dessa estrutura é feita diante da gestão dos recursos, das atividades e o fluxo de comunicação dentro da organização.
Com base no estudo realizado, e após análise do organograma organizacional apresentado no tópico anterior, pode-se identificar a presença de uma estrutura organizacional funcional, no qual, dentro do corpo colaborativo, são as funções que definem a hierarquia, e cada setor contribui com seu maior conhecimento para o funcionamento da engrenagem da organização. 
Para Cury (2010), as principais características dessa estrutura funcional, são: valorização da especialização; multiplicidade de contatos entre supervisores e executores; e aplicação da divisão do trabalho às tarefas de execução e às de supervisão. Reforçando esse conceito, Urdan (2010) d iz que nessa modalidade de estrutura organizacional da qual a PADARIA BELLA LUNA está inserido, as pessoas são agrupadas em unidades pela similaridade do trabalho que executam. A base é