Buscar

Relatorio do Estagio de Gestão

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL
Sistema de Ensino A DISTÂNCIA
 LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
TELMA LUCIA DA COSTA VIEIRA MUNIZ
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO curricular obrigatório III: gestão educacional e espaços não escolares
Campo Grande 
2021
nome do aluno
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO curricular obrigatório III: gestão educacional e espaços não escolares
Relatório apresentado à UNIDERP, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina Estágio Curricular Obrigatório III: Gestão Educacional e Espaços Não Escolares, do Curso de Pedagogia.
Campo Grande
2021
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	4
1	LEITURAS OBRIGATÓRIAS	5
2	REGIMENTO ESCOLAR	7
3	ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA	9
4	PLANO DE AÇÃO	11
CONSIDERAÇÕES FINAIS	13
REFERÊNCIAS	14
2
INTRODUÇÃO
Ser Pedagogo ultrapassa o âmbito escolar vários são os espaços disponíveis onde esse profissional pode exercer suas funções, nos dias atuais são vastos os campos para o oficio do pedagogo e não somente na escola.
O Regimento escolar é um oficio legal e obrigatório que fixa a ordenação administrativa, educacional e disciplinar do espaço escolar e suas ligações com o público interno e externo. 
Há muitos profissionais envolvidos no bom desempenho da escola um deles é o Diretor que tem a incumbência de liderar e metodizar o trabalho dos colaboradores sobretudo dos docentes.
Um Gestor escolar é o profissional com muitas responsabilidades, cuida da parte pedagógica e administrativa de uma escola por quanto necessita estar capacitado para exercer as funções que lhe são atribuídos.
A escola é constituída por sua comunidade é pelo gestor escolar e a equipe diretiva que dá a tônica para as relações que se estabelece no espaço.
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Em consoante com a interpretação do artigo, o mesmo tem por objetivo a análise do papel do docente e os mais variados campos de atribuição onde esse profissional pode atuar como pedagogo podendo exceder os âmbitos escolares.
O Educador é o especialista que facilita o processo relativo ao ensino e aprendizagem, sua ocupação profissional colabora com o docente e é assinalada como suporte didático tanto para docentes como discentes e gera uma contribuição na gestão escolar.
Segundo consta no artigo o curso de pedagogia foi concebido em 1939, e seu propósito era o ensino de crianças nos primeiros anos e a administração pedagógica. 
E hoje com a Lei 5.540de 1968, o pedagogo consegue trabalhar em diversos lugares não se restringindo apenas aos espaços escolares contudo esse profissional deverá estar capacitado para exercer suas funções frente aos desafios que enfrentará como educador.
O Docente após concluir o curso de pedagogia esta apto a exercer suas funções na Educação Infantil, Ensino Fundamental (1° ao 5° ano), também em atividades direcionadas a gestão escolar como na supervisão, direção ou na orientação educacional.
Ao mesmo tempo em que forma professores a pedagogia forma profissionais aptos a entender e auxiliar tendo como foco a mudança da qualidade na qual se expande a instrução. A área de atuação do pedagogo é ampla e bastante diversificada, já que os espaços onde atuar são variados tanto dentro como fora da escola onde o objetivo for educativo.
Como exemplo desses espaços podemos citar os Hospitais e Empresas no desenvolvimento de programas educacionais.
O Artigo ainda vem expor alguns dos vários campos de trabalho onde o educador pode atuar e colocar em ação sua práxis pedagógica em espaços não escolares como educador social.
 Em empresas como motivador ensinando os funcionários a crescer e produzir mais dentro do recinto.
Em Hospitais dando continuidade ao ensinamento do discente que está distanciado da escola. Em Sindicatos com projetos de ensino formal. 
No turismo passando conhecimento sobre a história e cultura de um determinado lugar.
Trata se de um campo vasto, o pedagogo ainda atua em Ongs, presídios, igrejas e muitos outros espaços.
O papel da escola é fornecer instrução, porém o ensino não se limita apenas a sala de aula, o método de transmissão de conhecimento é experenciado em todos os lugares fazendo parte de todas as esferas da sociedade, sendo a instrução primacial no combate à desigualdade.
2 REGIMENTO ESCOLAR
O Regimento escolar é um oficio obrigatório dentro de espaços escolares, ele dita e normatiza as atividades dos educandários seguindo os preceitos para a educação. 
Cada escola deve formular o seu próprio regimento e se necessário pode fazer alterar ações para que atenda às suas características individuais.
O Oficio do Regimento Escolar dispõe os encargos e sua definição exata das diretrizes e ações no âmbito escolar conforme as normas educacionais.
As unidades escolares devem ter seu próprio regimento sendo este um documento flexível visto que coopere como o coletivo para o melhor desempenho da instituição, contendo relações oficiais e sociais na qual englobe o espaço escolar.
O Regimento Escolar é um registro exigido e indispensáveis para o espaço escolar, e precisa ser realizado socialmente, de predileção pelo conselho da escola, neles estão contidas as diretrizes e intenções de cada organização.
Tanto o Regimento escolar quanto o Projeto Político Pedagógico são documentos elaborados de maneira democrática, com a cooperação da coletividade escolar, neles serão definidos as responsabilidades e atribuições para que cada um envolvido no espaço escolar cumpra de modo eficiente seu papel na gestão escolar.
Os documentos orientam todos os docentes, eles amparam os regulamentos e o convívio entre os discentes, mas são registros únicos, um difere do outro, mas ambos servindo como guia para as práxis escolares e a regulamentação das Leis.
Tais ofícios devem ser célebre pelos profissionais envolvidos na escola, possuem funções e objetivos diferentes, mas ambos se completam para uma melhoria na instrução aos discentes.
	A uma listagem de aspectos que são relatados em um regimento escolar seguindo a Lei de Bases e Diretrizes da Educação (LDB), são essenciais para definir as etapas da educação primordial ofertadas na escola.
 	Como a recognição do educandário e todas suas informações, o ordenamento administrativo e técnico-educacional da direção, dos educadores e educandos, do departamento de expedientes administrativo, infraestrutura, os profissionais técnico-pedagógico, series e instrução que são ofertados pela escola, o andamento administrativo e pedagógico em quaisquer cargos e atribuições.
 	Informações sobre o calendário, o conjunto de regras para matrícula, convivência na instituição, normas da comunidade escolar, e utilização do ambiente, o sistema de controle de frequência, informações pedagógicas sobre o currículo, funcionamento burocrático dos documentos.
	As diretrizes de convívio, devem ser definidas coletivamente no âmbito escolar participando de tais decisões os docentes, alunos, diretores, coordenadores e as famílias, sempre o adaptando a realidade onde a instituição está inserida.
2
· 
3 ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA
No âmbito escolar existe o que denominamos de Gestão escolar, mas a direção sozinha não influência as aprendizagens dos alunos, deve ser uma parceria entre escola, docente e família pois é o âmbito familiar é primeiro exemplo de cultura que a criança tem.
Na Equipe Diretiva é muito importante garantir um alinhamento entre diretor e coordenador pedagógico pois suas funções se complementam e comandam as ações na escola.
O Diretor traça as intenções e alvos do que se pretende alcançar e a metodologia que será empregue no espaço escolar em concordância com as reuniões debatidas sobre o assunto visando a realidade e necessidades dos discentes na escola.
Esse profissional é responsável pelas reuniões escolares, supervisionar o Projeto Político Pedagógico, coordenar os docentes, organizar eventos que envolvam a comunidade na rotina da instituição, sua função é fazer com que as políticas públicas funcionem naescola, é responsável pela gestão financeira, ele avalia e conduz a evolução dos alunos.
O Diretor escolar também tem a missão de gerenciar a administração da escola focando seu trabalho em ações que ajudam a garantir um aprendizado significativo aos alunos.
Enquanto o diretor é responsável pela organização dos processos educacionais, as articulações dos funcionários e as deliberações, o coordenador articula o planejamento, o currículo a avaliação do aprendizado e formação continuada dos docentes, pois tem mais contato com os docentes e ajuda os no engajamento da equipe pedagógica.
O Coordenador assessora o erguimento do Projeto Político Pedagógico (PPP), contudo é o Diretor que coloca o projeto para que seja implemento na instituição. Ambos trabalham para integrar (unir) conteúdos de docentes de várias disciplinas e articula diferentes series e níveis.
Mas para se alcançar uma gestão escolar eficaz as escolas precisam ter uma equipe multidisciplinar que trabalhe focada nas melhorias para a coletividade.
Todavia cada profissional possui funções e incumbências que são necessárias para o avanço das instituições de ensino e dos alunos, cada um desempenha funções essências ara o funcionamento e progresso da escola.
Vice diretor é o ajudante do diretor em questões pedagógicas e administrativa, também toma decisões importantes sendo ele um elo entre o diretor e os docentes.
Coordenador Pedagógico é o profissional responsável por conduzir o processo de docência e aprendizado na escola ele precisa ser dinâmico e capaz de resolver conflitos, suas funções são de articulações, formação e de transformação, ele é mediador entre o currículo e os professores.
Já o Orientador Educacional é responsável pela mediação entre alunos, professores e pais, ajudando na evolução total dos alunos.
Ele atua ao lado do diretor e coordenador pedagógico zelando pelo método de estudo e formação dos discentes, cooperando juntamente com o professor.
Também atua mediando a escola e a coletividade, compreendendo a realidade onde a instituição está atuando 
A escola é constituída por sua comunidade e pelo gestor escolar e a equipe diretiva que da a tônica para as uniões que se estabelece no espaço.
 
4 PLANO DE AÇÃO
	Situação-problema
	 A escola Mundo do Saber está enfrentando uma grande evasão escolar, então a equipe diretiva da instituição e a comunidade escolar decidiram criar estratégias para combater tal situação. 
	Solução
Objetivos
Abordagem metodológica
Recursos
Considerações finais
	A gestão da escola decidiu criar algumas estratégias que incluem palestras para conscientizar pais e alunos sobre a importância dos estudo e um projeto chamado Tecnologia na Educação. Contando com a participação coletiva no processo de buscar interação escola e família contribuindo para diminuir a evasão escolar, através de diferentes estratégias de aprendizagem com o ensino hibrido
Evitar a evasão escolar com estratégias tecnológicas, aproximar o conteúdo ensinado do mundo digital dos discentes, ter acesso ao conteúdo ensinado em sala através de material on-line, usar atividades extraclasse para integrar os alunos, aproximar a família da escola e do cotidiano escolar do aluno.
A direção convocará os pais para uma reunião e apresentará o projeto Tecnologia na Educação. Também fara palestras para conscientizar os pais e alunos a importância dos estudos. Haverá uma aula experimental na escola usando as tecnologias, os docentes aplicaram conteúdo on-line usando o Facebook, Whatssap, Youtube buscando a melhor forma de estudo.
Equipe pedagógica, Docentes, discentes, Família, Celulares.
O gestor escolar possui um papel fundamental na permanência dos alunos. Cabe a ele identificar os problemas que levam a evasão escolar e resolve-los.
Uma boa maneira de resolver é usar a tecnologia na instituição de ensino. Adaptando o método de ensino a geração atual, despertando o interesse dos discentes.
Então o gestor deve analisar estratégias para tornar o meio de ensino mais atraente para o discente.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os âmbitos de uma instituição devem ter um planejamento capaz de nortear suas ações para que o trabalho se desenvolva de forma democrática, responsável, transparente com competência e qualidade.
Para alcançar uma gestão escolar eficaz as instituições de ensino precisam ter uma equipe multidisciplinar que trabalhe focada nas melhorias para a comunidade.
Destacamos então que os diretores são essenciais no método de ordenar a junção da ocupação pedagógica e administrativa em todo os fragmentos na escola.
Uma gestão escolar eficaz e bem preparada precisam estar envolvidas em muitas ações diárias que unidas cooperam para uma instrução bem sucedida dos discentes.
REFERÊNCIAS
ALVAREZ, Adrian; RIGO, Mariana. PEDAGOGIA EM AÇÃO: O PAPEL DO PEDAGOGO E SUAS DIVERSAS ATUAÇÕES. Disponível em: <file:///C:/Users/User/AppData/Local/Temp/rar$Dla10256.34990/ARTIGO_EST_ GEST%C3%830_.pdf. Acesso em: 20 fev.2021.
YARA PEREIRA DA SILVA, Celma. O PROFESSOR E SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL: A FORMAÇÃO CONTINUADA EM QUESTÃO. Disponível em: < https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/o-professor-sua-identidade-profissional-formacao-continuada-.htm>. Acesso em: 2 mar. 2021.
Gestão em Foco. O PAPEL DO DIRETORESCOLAR E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: DOCUMENTOS NORTEADORES DA ESCOLA. Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/gestao_em_foco/legislacao_escolar_unidade2.pdf>. Acesso em: 23 fev. 2021.

Continue navegando