Buscar

AD1_FUNDAMENTOS_EDUCAÇÃO_1_ALEXSANDRO

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
1ª Avaliação à Distância – AD1 – 2º Semestre de 2020 
Disciplina: Fundamentos da Educação I
 Coordenador: Wanderley da Silva
CURSO: MATEMÁTICA
PÓLO: CANTAGALO
ALUNO: ALEXSANDRO BUSSINGER BON
 
 QUESTÃO (Vale 10 pontos)
Reflita e disserte sobre a substituição do “poeta” pelo “sofista” na educação grega.
Na Grécia arcaica, os poetas eram responsáveis por influenciar e promover a educação grega. Através de diversos poetas, com destaque para Homero e Hesíodo, suas obras eram contadas e recontadas oralmente inúmeras vezes passando de geração em geração e consolidando valores tradicionais perante a população. Suas obras retratavam a crença e culto aos deuses olímpicos e exacerbavam a visão do herói, buscando retratar a idealização da formação do homem. 
Séculos adiante, na Grécia clássica com a expansão imperial por outros povos e uma sociedade mais participante de atividades políticas e jurídicas, surge os sofistas. Os diversos sofistas, com destaque para Protágoras e Górgias, valorizavam a arte de argumentar e persuadir e em uma sociedade onde os preceitos tradicionais de devoção aos deuses estavam em declínio e a atuação aristocrata política estava em alta, o orador passou a tomar a posição do poeta. São considerados os primeiros professores profissionais, almejavam ensinar cidadãos poderosos, que tinham capacidade de pagar por suas aulas. Sua contribuição educacional era dada sobre dissertar, argumentar e convencer sobre questões éticas, políticas e jurídicas. Suas teses, abordam o ceticismo e relativismo. Abordando a tese de que não há verdade universal e nem conhecimento verdadeiro, apenas opiniões de caráter individual.
Referências Bibliográficas
· Notas de aula 
· https://www.ebiografia.com/homero/ 
· CASSIN, Barbara. O efeito sofístico: Sofística, filosofia, retórica, literatura. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Maria Cristina Franco Ferraz, Paulo Pinheiro. São Paulo: Editora 34, 2005.

Continue navegando