Buscar

AD1 EJA

Prévia do material em texto

NIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD Avaliação a Distância 1 (AD1) – 2020.2
Disciplina: Educação de Jovens e Adultos
Aluno(a): 
Matrícula:	Polo: 
Caro/a Estudante,
Nosso objetivo com a Avaliação a Distância é possibilitar o desenvolvimento das respostas a partir de pesquisas e leituras que possam ser feitas utilizando-se, para isso, o material didático postado em cada aula como obrigatórios e o livro da disciplina como material complementar. Além disso, outros materiais relacionados aos temas podem fazer parte de sua pesquisa e devem ser indicados na elaboração da avaliação. Ao final da resposta de cada questão registre as referências bibliográficas utilizadas, conforme as normas da ABNT.
Sugerimos, mais uma vez, entendê-la como um trabalho de pesquisa. Bom trabalho!
Questão 1: (valor: até 4,0 pontos)
1.1 – Assista ao curta-metragem “Vida Maria”, de Márcio Ramos. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Qwa7BmfQ4Rs
1.2 – Elabore uma análise crítica, relacionando a animação de Márcio Ramos a contextos vivenciados. Em sua análise, considere a necessidade de oferta de classes de EJA produzida a partir de situações de vida como as apresentada no curta-metragem.
O curta-metragem Vida Maria demonstra uma realidade ainda presente em nossa sociedade, onde muitas crianças precisam contribuir para tarefas de casa e algumas até para o sustento da família. Tendo uma vida sem perspectiva, que vai sendo transmitida de geração em geração, onde as mesmas mal conseguem escrever o nome.
O ensino é tido como uma brincadeira sem importância, que não leva a lugar nenhum e assim vão impedindo que as gerações seguintes de serem alfabetizadas.
A escola é um lugar de desenvolvimento, principalmente na educação infantil, em que a criança se socializa, cria, experimenta, imagina etc.
A modalidade da EJA é distribuída no país, contudo, os índices de cobertura ainda são irrelevantes em relação à quantidade de jovens e adultos que ainda se encontram excluídos do mundo letrado.
A educação de jovens e adultos não pode ser vista apenas como uma modalidade de ensino que ensina a ler e escrever, mas uma educação voltada para a formação humana de cidadãos que participam da sociedade na qual estão inseridos.
A educação é o melhor caminho para que o sujeito alcance melhores condições de vida, entretanto, é necessário investimentos na modalidade da EJA e também a capacitação de profissionais que
entendam a realidade desse aluno/trabalhador, para que o processo de ensino-aprendizado aconteça de forma que eles compreendam e prossigam em estudos posteriores.
2ª questão: (valor: até 3,0 pontos)
Leia o trecho a seguir, referente ao Período Colonial.
 (
“A parte da população escolar que não seguia carreira eclesiástica encaminhava-se para a
 
Europa, a fim de completar os estudos, principalmente na Universidade de Coimbra, de
 
onde
 
deviam
 
voltar
 
os letrados”
 
(ROMANELLI, 1997,
 
p. 35).
)
2.1 - Aponte quem eram os responsáveis pela educação naquela época. (0,5 ponto)
A educação era oferecida pelos padres da Companhia de Jesus, (Os jesuítas).
2.2 - Elabore um pequeno texto (de 5 a 7 linhas) considerando:
· quem tinha acesso à escolarização no Brasil Colônia;
· que tipo de educação era oferecida a essa parcela da população.
A educação no período colonial foi direcionada para os índios aldeados e para alguns filhos de colonos. O ensino baseava-se nos métodos jesuíticos, dedicados à catequese, ler e escrever para a maioria da população, e também a preparação para um ofício, e ensino humanístico para classe dominante, que após concluírem o ensino no Brasil, seguiam para a metrópole para concluir seus estudos. Ressaltando que esse ensino era algo completamente distante da realidade do povo da colônia.
3ª questão: (valor: até 3,0 pontos)
 (
“O esforço que vem se fazendo no Brasil e a repercussão no seio da população mais
 
carente
 
de
 
educação
 
sistemática
 
têm sido
 
o
 
testemunho
 
desse
 
despertar
 
da
 
consciência
 
coletiva
 
para
 
a importância
 
da escola.
Por outro lado, a oferta não tem sido pequena, apesar de ainda insuficiente, em termos de
 
demanda.
 
É
 
assim,
 
por
 
exemplo,
 
que,
 
segundo
 
dados
 
oficiais,
 
nos
 
últimos
 
anos
 
o
 
Movimento Brasileiro de Alfabetizaçã
o (MOBRAL) conseguiu progressos notáveis (...)”.
 
(ROMANELLI,
 
op. cit., Petrópolis:
 
Vozes,
 
1997,
 
p. 75).
)
Para responder a essa questão você deverá recorrer aos seus estudos sobre o MOBRAL.
3.1 - Cite quando foi criado o Movimento Brasileiro de Educação. (0,5 ponto)
Em 15 de dezembro de 1967.
3.2 - O MOBRAL teve a duração de um importante período da história do nosso país. Cite e explique o contexto histórico e político vivido no Brasil no momento de sua criação. (1,5 ponto)
O MOBRAL foi um trabalho voltado para a temática da EJA, elaborada pelo regime militar, cujo governo passa a controlar os programas de alfabetização de forma centralizada, com intuito de
erradicar o analfabetismo, que era visto como o grande problema que impedia o desenvolvimento do país, contudo, a preocupação maior era apenas fazer com que os indivíduos aprendessem a ler e escrever, mascarando o real sentido do projeto, que pretendia que os educandos dessem continuidade aos estudos.
A estrutura do MOBRAL recomendava a alfabetização funcional de jovens e adultos que abandonaram a escola e/ou não tiveram condições de terminar em tempo oportuno, aspirando que o sujeito atingisse melhores condições de vida, entretanto, por trás dessa proposta o que se tinha era apenas interesses econômicos e políticos.
3.3 - Qual era o objetivo do governo brasileiro com o MOBRAL? (1,0 ponto)
O Governo buscava responder as constantes solicitações da UNESCO, de investimentos dos países para superação do analfabetismo mundial, entretanto, o MOBRAL foi uma iniciativa desenvolvida pelo regime militar, com a finalidade de defender seus próprios interesses, enquanto classe dominante, para elevar a economia do país. Não se preocupavam com a formação e os direitos dos sujeitos.
BIBLIOGRAFIA
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/educacao-no-brasil- colonial.htm#:~:text=A%20educa%C3%A7%C3%A3o%20que%20foi%20desenvolvida,nos%20m%C 3%A9todos%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20jesu%C3%ADtica.
https://navegandohistedbr.comunidades.net/a-educacao-no-periodo-colonial-1500-1822
https://monografias.brasilescola.uol.com.br/historia/a-educacao-jovens-adultos-movimento- brasileiro-alfabetizacao.htm
http://www.saopaulominhacidade.com.br/historia/ver/9064/Mobral,+o+ensino+da+ditadura
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983-21172015000300749&script=sci_arttext
SALGADO, Edmée Nunes; BAROSA, Paulo Corrêa. Educação de Jovens e Adultos. Vol.1. Da ditadura à Nova República – o período 1960/1980. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010. Aula 4. P.41-53

Continue navegando

Outros materiais