Buscar

Atividade 8

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
		O histórico da Orientação profissional, no Brasil, ocorreu por volta da década de vinte, mais precisamente em 1924, com a criação do Serviço de Seleção e Orientação Profissional. Nessa perspectiva, a orientação profissional é fundamentada na Psicometria, área da psicologia que se vale da estatística, da quantificação para, através dos testes psicológicos/vocacionais, identificar uma característica do indivíduo. Acrescenta-se, ainda que a Psicometria atingiu o auge inicio do século XX e teve como expoentes os estudos de Francis Galton, da área médica e Alfred Binet da psicologia, que inauguraram um discurso de que o aspecto biológico influenciaria o QI (Coeficiente Intelectual) e que por sua vez, este influenciaria o rendimento intelectual e escolar. Logo, partindo-se dessa linha de pensamento, as aptidões, a inteligência, o interesse e a característica de personalidade do indivíduo são:
	
	
	
	provenientes de fatores socio-historicos
	
	
	oriundos das relações afetivo-emocionais
	
	
	herdados geneticamente, portanto inatos
	
	
	determinados pela cultura
	
	
	influenciados pelo meio imediato
	
Explicação:
Quando se fala em aptidões naturais, a ênfase é no aspecto biológico, na herança genética e a psiclogia recebeu influência das ciências naturais , tomando como referencia em relação aos instrumentos para investigar os fenômenos naturais, no caso a biologia e a psicologia, por sua vez, toma como exemplo e no início do século XX surgem os instrumentos psicológicos para conhecer características do indivíduo.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Considerando a Psicopedagogia como uma atividade prática que trabalha as possíveis raízes dos problemas de aprendizagem e tenta solucioná-los, NÃO pode o Psicopedagogo omitir-se de: I - participar ativamente dos processos de qualificação dos docentes, tendo como meta a prática pedagógica preventiva. II - conhecer todas as relações que, necessariamente, existem entre os problemas de aprendizagem e as enfermidades. III - investigar, a partir de dados diagnósticos e de evolução do tratamento, as formas e a qualidade do funcionamento das estruturas cognitivas e afetivas, avaliando o substrato biofisiológico do sujeito e suas experiências escolares e extraescolares. IV - relacionar-se adequadamente com as famílias, numa postura investigativa de sua realidade. Estão CORRETAS as afirmativas:
	
	
	
	III e IV apenas.
	
	
	II, III e IV, apenas.
	
	
	I, II e IV, apenas.
	
	
	I, II, III e IV.
	
	
	I, III e IV, apenas.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A orientação educacional, na escola cidadã,  NÃO se caracteriza como uma atividade onde se tem como objetivo:
	
	
	
	participar do planejamento pedagógico e da elaboração da proposta curricular;
	
	
	padronizar os alunos em um paradigma de ajustamento, responsabilidade e disciplina.
	
	
	contribuir para elevar o auto conceito e a autoestima do aluno, respeitando os seus limites;
	
	
	contribuir para desenvolver no ambiente escolar do pensamento crítico, consciente, cidadão;
	
	
	identificar e interpretar a realidade do aluno, trazendo-a para o contexto da escola ;
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A adolescência é um período de transição entre a vida infantil e a adulta, uma fase de grandes mudanças e desafios para o jovem. Dessa forma, ele mesmo deverá enquadrar-se em uma sociedade, escolhendo uma profissão a ser seguida, passando  por influências internas e externas. Sem apoio, os alunos tendem a escolher a profissão de maneira fantasiosa, cedendo as pressões familiares, escolhendo a profissão da moda ou de algum ídolo. Diante dessa realidade, existem algumas estratégias que contribuem para uma escolha mais segura e consciente. Marque a alternativa que NÃO está de acordo com um processo de Orientação Profissional.
	
	
	
	Aceitar a sugestão para escolher a primeira profissão que lhe vir a cabeça para  que o aluno não perca tempo logo que conclui o ensino médio. O gosto pela profissão vai surgir ao longo do curso.
	
	
	Leitura e palestras sobre informação profissional, de modo que os jovens conheçam as tarefas submetidas ao profissional e as características esperadas no mesmo.
	
	
	Visitas a empresas e a locais de trabalho ou eventos promovidos pela escola para que profissionais deem seus depoimentos e contem suas experiências.
	
	
	Sondagem das aptidões e áreas de interesse através de instrumentos psicológicos.
	
	
	Iniciar a orientação educacional nas séries iniciais, podendo começar com o reconhecimento das profissões exercidas, primeiramente na escola e na família dos alunos.
	
Explicação:
A orientação inadequada é que o aluno devera tão logo terminar o ensino médio, se inscrever no vestibular por receio de perder tempo; esse é um pensamento que está de acordo com a sociedade em que vivemos, capitalista, marcada pelo imediatismo, pela competitividade e , talvez, o jovem ainda não esteja preparado para fazer a escolha da profissão, então, é preciso passar por um período de informação profissional que poderá ocorrer desde a infância ao conhecer as profissões sem, necessariamente, a exigência de fazer escolhas, mas, uma escolha aleatória; seguir a sugestão de alguém nunca é a melhor forma de decidir que profissão seguir.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A Orientação Educacional face às questões do trabalho salienta a importância do papel da escola frente ao mundo do trabalho, confirmada pela Constituição e pela Lei 9394/96, que deixa claro em seu artigo 1º. , inciso dois: "A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e as práticas sociais". Especialmente tratando-se da escolha da profissão, é possível adotar uma prática de aplicação de testes para identificar as aptidões e características de personalidade do indivíduo e a partir dai, identificar a profissão. Nesse caso, estamos nos referindo a qual Teoria:
	
	
	
	Teoria Decisionais
	
	
	Teorias Psicodinâmicas
	
	
	Teoria do Traço ou fator
	
	
	Teoria Desenvolvimentista
	
	
	Teoria Sócio-histórica
	
Explicação:
Teoria do Traço ou fator (Fator abstrato, Fator verbal, Fator espacial, Fator aritmético) que são os testes de aptidão.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Dentre as teorias no campo da psicologia que explicam a escolha da profissão, temos a Teoria desenvolvimentista que acredita na concepção de que a vocação:
	
	
	
	está determinada ao nascer.
	
	
	é treinada e definida em laboratório experimental.
	
	
	depende do controle do meio através de recompensas e punições.
	
	
	se processa durante toda a vida do indivíduo por meio de etapas evolutivas.
	
	
	está atrelada ao fator genético, aos dons naturais.
	
Explicação:
A teoria desenvolvimentista expressa uma ideia de continuidade, de linearidade, de etapas.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		1- Para uma boa escolha profissional, o aluno deve considerar:
	
	
	
	A observação da profissão mais lucrativa do momento
	
	
	O enfoque em uma única profissão.
	
	
	O conhecimento de si próprio e do mercado de trabalho
	
	
	A opinião dos pais como único critério.
	
	
	A profissão do seu ídolo.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Na elaboração de um plano de atividade da Orientação Educacional, entre muitas das diversas modalidades e funções eexistentes, deve-se se ter as seguintes características:
	
	
	
	Precisão dos procedimentos capazes de superar qualquer situação de deficiência a uma prática educativa.
	
	
	O domínio da técnica e dos meios que regem a elaboração do plano.
	
	
	A correta definição do método e técnica para se vencer qualquer dificuldade.
	
	
	O conhecimento da realidade concreta e a capacidade de se promover alterações que venham ocorrer no contexto.
	
	
	A realização inflexível de todos os componentes de todos , afim de que os objetivos sejam comquistados coletivamente

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando