Buscar

Questão 9

Prévia do material em texto

Questão 1 :
Embora as ciências humanas sejam recentes, a percepção de que os seres humanos são diferentes das coisas naturais é antiga, como apresentou a unidade 13. Como prova disso Chauí (2006) observa que do século XV ao início do século XX, a investigação do humano realizou-se de três maneiras diferentes, tais como:
I. Período do humanismo: inicia-se no século XV com a ideia renascentista da dignidade do homem como centro do Universo, prossegue nos séculos XVI e XVII com o estudo do homem como agente moral, político e artístico, destinado a dominar e controlar a natureza e a sociedade.
II. Período do positivismo: inicia-se no século XIX com Augusto Comte, para quem a humanidade atravessa três etapas progressivas, indo da superstição religiosa à metafísica e à teologia, para chegar, finalmente, à ciência positiva, ponto final do progresso humano.
III. Período do historicismo: desenvolvido no final do século XIX e início do século XX por Dilthey, filósofo e historiador alemão. Essa concepção, herdeira do idealismo alemão insiste na diferença profunda entre homem e Natureza e entre ciências naturais e humanas, chamadas por Dilthey de ciências do espírito ou da cultura.
Assinale a alternativa correta:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Gabarito: D 
Comentário: Chauí observa que do século XV ao início do século XX, a investigação do humano realizou-se de três maneiras diferentes, tais como as descritas nas três assertivas anteriores.
	A
	
	Somente as assertivas I e II estão corretas
	B
	
	Somente a assertiva I está correta
	C
	
	Somente a assertiva III está correta
	D
	
	Todas as assertivas estão corretas
Questão 2 :
Vimos na unidade 20 com Sertek (2006) que a solidariedade, a subsidiariedade e a participação são princípios fundamentais que precisam ser observados para o bem-estar social geral.
I.Sertek (2006) destaca ainda que a solidariedade manifesta-se por meio de obras concretas de serviço aos outros.
II.Já a prática da subsidiariedade, conforme Sertek (2006), garante que nem o Estado nem a sociedade possam substituir a posição central do homem na sociedade: cada pessoa tem o direito e o dever de ser o autor de seu próprio desenvolvimento.
III.A prática do princípio da participação garante a liberdade de constituir associações que possam contribuir para o bem comum, por meio da busca de promover a cultura e os valores éticos.
Sobre esses princípios assinale a alternativa correta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Gabarito: D
Comentário: Na unidade 19 vimos que o autor (Sertek, 2006) conceitua os princípios da solidariedade, subsidiariedade e participação conforme descrito nas três assertivas.
	A
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	B
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	C
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	D
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
Questão 3 : Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da frase a seguir:
Para Chauí (2006), o empirismo, que vai de Aristóteles até o final do século XIX, defende que a ciência é uma interpretação dos fenômenos fundados em observações e experimentos que permitem oferecer a definição do objeto e de suas leis de funcionamento a partir do conhecimento _______________. 
Resposta Errada! A resposta correta é a opção A
Justificativa:Gabarito: A
Comentário: O empirismo parte do conhecimento indutivo, para quem o objeto científico é uma construção oriunda da experiência sensível, a partir da observação dos fenômenos naturais e sociais, ou seja, no conhecimento indutivo parte-se da realidade para se elaborar leis gerais (unidade 5).
	A
	
	indutivo
	B
	
	teológico
	C
	
	dedutivo
	D
	
	hipotético
Questão 4 :
A Escola de Frankfurt reuniu em torno de si um círculo de filósofos e cientistas sociais de perspectiva marxista que desenvolveram a chamada Teoria Crítica da Sociedade, conforme a unidade 8. Assinale a alternativa que completa na ordem correta as lacunas da frase a seguir: A Escola de Frankfurt foi a responsável pela disseminação de expressões como __________________ e ____________________. 
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Gabarito: D
Comentário: A Escola de Frankfurt foi um movimento de pensadores de tradição marxista que se reuniram do início do século XX para discutir sobre as contradições e conflitos sociais gerados pelo sistema capitalista de produção que promoveu a massificação da cultura e a chamada indústria cultural, a qual foi responsável pela transformação da arte e da cultura em mercadorias comuns.
	A
	
	capitalismo tardio – capitalismo financeiro
	B
	
	cultura popular – cultura erudita
	C
	
	capitalismo de massa – capitalismo cultural
	D
	
	indústria cultural – cultura de massa
Questão 5 :
Alguns elementos fazem parte da operação de conhecer, são eles: a memória, o inconsciente e os objetos de conhecimento. Sobre a memória, assinale a alternativa correta. 
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Gabarito: D
Comentário: Os cientistas sociais e naturais concordam que a memória possui elementos biológicos (como as estruturas cerebrais responsáveis pelos impulsos que guardam as lembranças) e elementos sociais, já que lembramos mais facilmente dos acontecimentos que geralmente envolvem fortes emoções. (unidade 10).
	A
	
	A memória refere-se a lembranças do presente no momento em que os atos acontecem. Trata-se da capacidade humana de guardar todo e qualquer acontecimento que passamos na vida. Por isso a memória é tão somente um fato social.
	B
	
	A memória refere-se a uma projeção de lembranças de vidas passadas, como é explicada por algumas correntes religiosas que acreditam em outras vidas. Por isso a memória é tão somente um fato social.
	C
	
	A memória refere-se a lembranças de nossa infância, pois ela só retém informações de nosso período de desenvolvimento infantil, que gerará os elementos que nos tornarão adultos e com personalidade muito própria. Por isso a memória é tão somente um fato biológico.
	D
	
	A memória refere-se a lembranças de coisas passadas. Trata-se da capacidade humana para reter e guardar o tempo que se foi, salvando-o de se perder completamente. Além desse aspecto social, a memória também contém aspectos biológicos.
Questão 6 :
Bacon e Descartes examinaram as causas e as formas do erro, inaugurando um estilo filosófico que visa a análise dos preconceitos e do senso comum, como vimos na unidade 9. O filósofo Descartes localizava a origem do erro no que denominou de atitudes infantis. Assinale a alternativa correta que contém os termos que Descartes utilizava para falar das atitudes infantis.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção A
Justificativa:
Gabarito: A
Comentário: Descartes localizava a origem do erro no que denominou de atitudes infantis. Chauí (2006, p. 127) as enumera como segue: a Prevenção, que diz respeito à facilidade com que nosso espírito se deixa levar pelas opiniões e ideias alheias sem se preocupar em verificar a veracidade; a Precipitação, que consiste na facilidade e velocidade com que nossa vontade nos faz emitir juízos sobre as coisas antes de verificarmos se nossas ideias são verazes.
	A
	
	Prevenção e precipitação
	B
	
	Acidente e necessidade
	C
	
	Fé e razão
	D
	
	Teologia e filosofia 
Questão 7 :
Na unidade 21 vimos que as empresas não são simples agregados de indivíduos, já que se estruturam como sistemas de tomadas de decisões e são responsabilizadas por isso. Tal fato impõe a elas que sigam, assim como os indivíduos, algumas regras éticas, já que, a partir do ponto de vista da responsabilidade social, os cidadãos que vivem no entorno das empresas cobram-lhes uma postura ética frente aos negócios em que atuam. Sobre a responsabilidade social da empresa, assinale a alternativa correta. 
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Gabarito:  C
Comentário: A responsabilidade social empresarial surgiu como uma preocupação por parte dos indivíduos envolvidos com os negócios da empresa e da sociedade ao seu entornocom os impactos ambientais e sociais que a atividade empresarial gera. Assim, há uma pressão por parte dos chamados stakeholders por uma postura ética das empresas.
 
	A
	
	A empresa não precisa se preocupar com a responsabilidade social, pois já gera empregos e isso é suficiente.
	B
	
	A empresa precisa doar boa parte de seus lucros para ser considerada responsável socialmente.
	C
	
	A empresa precisa agir eticamente, pois essa é uma atitude esperada pelos seus stakeholders.
	D
	
	A empresa é criada somente para gerar lucros e nada mais. 
Questão 8 :
Na unidade 23 vimos que Cardoso e Stano (2005) salientam que o nível de qualidade de vida no trabalho e sua correspondência com os padrões éticos adotados pela empresa permite ao gestor saber como as pessoas se sentem em seu trabalho diário já que para os autores se as pessoas se sentirem mais envolvidas com os objetivos da empresa se tornarão mais produtivas. Desse modo, um programa de qualidade de vida no trabalho deve objetivar _________________________ e ______________________________. Assinale a alternativa correta que preenche as lacunas acima.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
GABARITO: D
Um programa de qualidade nas organizações visa o bem estar dos colaboradores com o intuito de auferir o aumento da produtividade pois pesquisadores perceberam que um sentimento de satisfação contribui para melhorias no desempenho dos colaboradores.
 
	A
	
	Premiação e punição
	B
	
	Cumprir metas e trabalho em equipe
	C
	
	Treinamento e desenvolvimento
	D
	
	Satisfação e aumento da produtividade 
Questão 9 :
Na unidade 2, vimos que entre os pré-socráticos domina a ideia de que um único elemento (água, ar, terra, infinito) explica a realidade do mundo, porém, entre eles, há pelo menos dois filósofos para quem a explicação do mundo se dá por uma multiplicidade de elementos. Quem são esses dois filósofos? 
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B
Justificativa:
Gabarito: B
Comentário: Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Parmênides de Eleia, Zenão de Eleia e Heráclito de Éfeso são filósofos monistas para quem a explicação da realidade pode ser encontrada em um único elemento. O pensamento pluralista é inaugurado pelos filósofos Empédocles de Agrigento e Anaxágoras de Clazômena, para quem a origem de todas as coisas se dá a partir de múltiplos elementos.
	A
	
	Parmênides de Eleia e Zenão de Eleia
	B
	
	Empédocles de Agrigento e Anaxágoras de Clazômena
	C
	
	Tales de Mileto e Heráclito de Éfeso
	D
	
	Anaximandro de Mileto e Tales de Mileto
Questão 10 :
 A política é uma invenção Greco-romana e apesar das diferenças históricas na formação da Grécia e de Roma, conforma a unidade 15. Em relação às características comuns a invenção da política, apontadas por Chauí (2006), leia as afirmativas a seguir. 
I. Propriedade da terra; 
II. Fenômeno da urbanização;
III. Modo de divisão territorial das cidades;
IV. Ênfase na crença de que a política é uma função divina.
 
Assinale a alternativa correta:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Gabarito: C 
Comentário: Vimos que a propriedade privada, bem como a forma de divisão das cidades e a crescente urbanização foram fatores que aproximavam os modos de fazer política na Grécia e em Roma. Há que se lembrar de que Grécia e Roma têm formas de governos sem ligação com a religião, portanto a assertiva IV não corresponde à verdade.
	A
	
	Somente a assertiva IV está correta.
	B
	
	Somente as assertivas I e II estão corretas.
	C
	
	Somente as assertivas I, II e III estão corretas.
	D
	
	Todas as assertivas estão corretas.

Continue navegando

Outros materiais