Buscar

1 prova linguística

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Para interagir, articular a linguagem, o ser humano, diferentemente dos demais animais, faz uso de uma língua, constituída de uma gramática própria. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Gramática.
II- Língua.
III- Linguagem.
(    ) Ela está vinculada, essencialmente, à comunicação, seja pelo texto escrito, pela fala, por mímicas, placas de trânsito etc.
(    ) Ela é sempre articulada, podendo ser padrão, não padrão, podendo representar uma nação ou, ainda, podendo ser utilizada no âmbito oral e escrito.
(    ) Corresponde a um sistema de regras de combinação de palavras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	I - II - III.
	2.
	A questão da natureza do signo linguístico é um dos problemas clássicos da linguística, discutido por Saussure no Curso de Linguística Geral. Com relação aos quadrinhos presentes na tirinha e às proposições saussurianas, classifique V para a(s) sentença(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
(   ) A relação significante/significado é, nos termos de Saussure, arbitrária, convencional.  
(   ) Nos quadrinhos, aponta-se a possibilidade de uma interferência individual no significado das palavras, alterando-o; essa abordagem não coincide com a de Saussure.
(   ) Na palavra "aerodinâmico", podemos destacar que o significante se refere à forma como Calvin atribui sentido ao que está sendo dito.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Adaptado do Exame Nacional de Cursos (2001). Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/2001-provao-letras.pdf>. Acesso em: 6 fev. 2018.
	
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	F - F - V.
	3.
	Os estudos linguísticos que se propõem a discutir língua culta ou padrão partem desde um ponto de vista histórico até a observação do comportamento da língua em seu funcionamento atual. Logo, a língua não é analisada isoladamente no seu estado atual, de modo a ignorar os aspectos históricos e sociais que a constituem. Nessa perspectiva, sobre os estudos linguísticos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Compreendem o porquê uma variedade da língua é eleita como norma gramatical tradicional em detrimento de outras variedades possíveis.
(    ) Observam o comportamento da língua em seu funcionamento sob uma perspectiva sincrônica e diacrônica.
(    ) Desmistificam as variações linguísticas por não serem válidas em comparação com a língua culta nas aulas de Língua Portuguesa.
(    ) Demonstram que a norma padrão é apenas uma das variedades possíveis de uma língua.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
Você não acertou a questão: Atenção! Esta não é a resposta correta.
	4.
	Diferentes termos teóricos voltados à gramática perpassaram seus estudos, tais como: gramática normativa, teoria da gramática, gramática descritiva, agramaticalidade. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Gramática normativa.
II- Gramática descritiva.
(    ) Valida os usos e as sentenças praticados por diferentes comunidades linguísticas.
(    ) Padroniza a língua, considerando uma variedade apenas como válida.
(    ) Sua noção tem levado professores a acreditarem que o ensino de língua portuguesa se limita a exercícios de aprendizagem de regras e nomenclaturas.
(     ) Observa que a língua varia em diferentes aspectos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - I - II.
	 b)
	II - I - II - I.
	 c)
	I - I - I - II.
	 d)
	I - II - I - II.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	5.
	A partir dos estudos do Círculo de Bakhtin, Geraldi (2004), teórico brasileiro da linguagem, discute três concepções: linguagem como expressão do pensamento, linguagem como instrumento de comunicação e linguagem como forma de interação. Levando em consideração que tais concepções se apresentam no contexto educacional, voltando-se aos papéis do professor e do aluno, analise as sentenças a seguir:
I- É correto afirmar que quando adotamos a concepção de linguagem como expressão do pensamento, restringimo-nos a compreender a gramática sob a abordagem prescritiva, ensinando na escola um conjunto de regras que devem ser seguidas para o êxito na fala e escrita de nossos alunos.
II- A concepção de linguagem como instrumento/ferramenta de comunicação envolve a compreensão da gramática internalizada, partindo de uma educação linguística que considera o conjunto de regras que o falante domina e utiliza para interagir com os demais interlocutores nas situações reais de comunicação.
III- Adotar a concepção de linguagem como processo de interação, diferente das outras concepções, permiti-nos entender que a gramática normativa é a única gramática a utilizarmos em sala de aula, já que nos permite refletir sobre diferentes variedades da língua, inclusive as variedades mais prestigiadas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 2004.
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	6.
	Pronominais
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro.
Observa-se, no poema Pronominais, que, ao invés de a população brasileira utilizar a ênclise, colocação pronominal depois do verbo (Dê-me), é comum que faça uso da próclise, colocação pronominal antes do verbo (Me dá). Temos, aqui, um exemplo de que a norma ensinada na escola nem sempre é a norma falada pelos alunos, embora ambas sejam perfeitamente compreendidas pelos falantes da língua portuguesa. Essa realidade é observada por Coseriu ao compreender que:
FONTE: ANDRADE, O. Obras completas, Volumes 6-7. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972.
	 a)
	As variantes linguísticas são resultado do sistema articulado com as normas da língua.
	 b)
	O uso de variantes linguísticas é incorreto porque não estão de acordo com a norma gramatical tradicional da língua.
	 c)
	Ao utilizar a forma incorreta da língua, o falante desaprende a norma gramatical tradicional.
	 d)
	A língua corresponde a um único sistema, que é do domínio de pessoas com maior escolaridade.
	7.
	Em um muro de uma cidade brasileira, foi encontrada a seguinte mensagem pichada:
"1) Nóis erra
2) Quem reclamá
3) Nóis expulsa"
Como você pode ver, o autor da mensagem admite não se atentar à norma padrão da língua portuguesa, embora não possamos dizer que ele deixe de usar gramática. Sobre o conhecimento desse indivíduo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ele faz uso dos seus estudos da gramática descritiva para escrever errado no muro.
	 b)
	Ele faz uso de princípios e regras que se dão fora de qualquer forma de aprendizagem sistemática, descritos como agramaticais, já que não existe "nóis" ou "reclamá" na língua portuguesa.
	 c)
	Ele faz uso da escrita para retratar a fala, a fim de se apoiar na abordagem prescritiva da língua.
	 d)
	Ele faz uso da gramática internalizada, referente aos saberes gramaticais espontâneos surgidos independentemente do processo de escolarização, ao retratar a fala por meio da escrita.
	8.
	Observe a tirinha do Chico Bento.
A partir das expressões "cabeças de gado" e "boi", e dos conceitos teóricos discutidos por Saussure, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A língua é um bem comum pertencente a todos os indivíduos de uma comunidade. Por isso, o léxico "cabeça de boi" é utilizado em comum entre os falantes, apesar de atribuírem compreensões diferentes.
(    ) Ao falar sobre a cabeça de boi, os
personagens têm acesso à mesma imagem acústica, mas com significados distintos.
(    ) O significado de cabeça de boi para um dos personagens é apenas um membro do boi, enquanto que para outro é o boi inteiro.
(    ) O significante, para Chico Bento, é o membro do corpo do boi, enquanto que o significado é cabeça de boi.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://www.professoracarol.org/HOTPOTATOES/Imagens/saresp2011-5anoPORT/8.JPG>. Acesso em: 2 de mar. de 2018.
	
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	9.
	Bakhtin, filósofo da linguagem, assim como Saussure, via a língua como social, porém, sob uma abordagem diferente. Para Bakhtin, a enunciação, dada na e pela linguagem, não pode ser compreendida como evento monológico, mas como um jogo de interação entre o enunciador e o ouvinte. Sobre a vertente bakhtiniana, analise as sentenças a seguir:
I- A natureza social da língua refere-se à forma como a língua é depositada na mente individual dos falantes.
II- A língua é social porque se concretiza no dialogismo que está presente na interação social.
III- A língua é social porque pode ser analisada sincronicamente, revelando sua natureza imutável e homogênea.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	10.
	A questão "como ensinar gramática?" ofuscou outras questões mais importantes sobre a educação linguística nas escolas brasileiras, tais como: "para que ensinamos o que ensinamos?"; "para que as crianças aprendem o que aprendem?" (GERALDI, 2006). A partir dessa reflexão, com relação ao debate proposto pela linguística aplicada, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ensinamos língua portuguesa para que nossos alunos aprendam a usar a língua da forma correta, já que falar e escrever certo é essencial para candidatura em vagas disputadas de emprego e vestibulares.
(    ) Os alunos aprendem língua portuguesa para terem acesso a variantes da língua, como a própria norma padrão.
(    ) O ensino de língua portuguesa deve oportunizar o contato com a abordagem normativa-prescrita, a fim de empoderar as camadas populares com o uso correto da língua.
(    ) O ensino de língua portuguesa deve permitir ampliar o repertório linguístico do aluno, possibilitando que reflita sobre a linguagem utilizada em cada situação comunicativa de sua vida.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - V.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando