Buscar

Pedagogia da Educação Infantil (PED02) 14

Prévia do material em texto

7.
	Desde que nasce, a criança é capaz de comunicar-se com o mundo à sua volta, por meio do choro, do riso, do pedido por comida ou colo, de maneira calma ou em forma de birra. Depois que cresce, essa comunicação torna-se maior, pois a criança passa a utilizar outras maneiras para demonstrar o que quer. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para comunicar-se, a criança pode utilizar a fala, o desenho ou o gesto.
(    ) Quando uma criança não fala ela se torna incapaz de comunicar-se.
(    ) O fato de uma criança brincar, experimentar coisas novas e interagir com os outros contribui para sua comunicação.
(    ) Para haver comunicação, o brincar, o falar, escrever, gesticular ou desenhar precisam ser inseridos nas atividades cotidianas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	fundo_transparente_16x16.png a)
	F - F - V - F.
	Ícone representando resposta correta b)
	V - F - V - V.
	fundo_transparente_16x16.png c)
	V - V - V - F.
	fundo_transparente_16x16.png d)
	V - V - F - F.
	8.
	Atualmente, vive-se na chamada "sociedade da informação". No entanto, é necessário organizar essas informações, relacionando o conhecimento ao contexto. Sendo assim, o importante é pensar sobre como lidamos com as informações que nos cerca e sua utilidade para a vida. Com relação à Pedagogia de Projetos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O professor que trabalha com projetos precisa mudar certos hábitos e materiais com sequência rígida. É necessário, constantemente, buscar novos conhecimentos, relacionar as disciplinas e contextualizar os conteúdos ao tema.
(    ) O professor da Educação Infantil necessita abrir espaço para a pesquisa e o debate, pois o profissional que trabalha com projetos precisa tornar-se um pesquisador e enfrentar os desafios que inevitavelmente surgirão.
(    ) Para o professor da Educação Infantil, é possível trabalhar com projetos, porém a prática na sala de aula deve ser fragmentada em relação às disciplinas ou linguagens. O trabalho interdisciplinar cabe apenas ao professor das séries iniciais.
(    ) A metodologia de projetos não visa a proporcionar à criança o papel de coautora do processo de aprendizagem, ou seja, ela aprenderá os conteúdos do currículo da Educação Infantil determinados pelo professor, que transmitirá a eles o que for relevante à sua aprendizagem.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	fundo_transparente_16x16.png a)
	F - F - V - V.
	fundo_transparente_16x16.png b)
	V - F - V - F.
	fundo_transparente_16x16.png c)
	F - V - F - V.
	Ícone representando resposta correta d)
	V - V - F - F.

Continue navegando