Buscar

3 PROVA FISIO PRI NOV 2020

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Parte superior do formulário
	1.
	A testosterona é um hormônio sexual que desempenha diferentes funções no corpo humano como: aumento da concentração e da memória, controle do desejo sexual, aumento e qualidade da massa muscular, entre outros. Sobre as funções desempenhadas pela testosterona, analise as sentenças a seguir:
I- É responsável pela formação das características sexuais secundárias femininas, como o desenvolvimento das glândulas mamárias.
II- Induz o desenvolvimento das características sexuais secundárias nos homens, como o tom de voz e o crescimento de pelos na face.
III- É responsável pelo desenvolvimento das características sexuais primárias no embrião humano masculino, ou seja, os órgãos sexuais.
IV- Estimula o amadurecimento dos folículos ovarianos para que ocorra a ovulação, inibindo a liberação do hormônio FSH.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e III estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças II e III estão corretas.
	
	d) As sentenças I e IV estão corretas.
	 
	 
	2.
	O ciclo menstrual nada mais é do que um processo cíclico decorrente da secreção alternada de quatro principais hormônios: estrógeno e progesterona, Hormônio Luteinizante (LH) e Hormônio Folículo Estimulante (FSH). A compreensão do ciclo menstrual possui extrema importância, pois é o principal responsável por modificações da fisiologia feminina, que podem afetar algumas respostas morfofuncionais.
Observe o gráfico anexo, em que estão representadas as variações das taxas hormonais durante o ciclo menstrual, as curvas 1 e 2 correspondem, respectivamente:
FONTE: TEIXEIRA et al. Influência das diferentes fases do ciclo menstrual na flexibilidade de mulheres jovens. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 18(6), 361-364, 2012.
	
	
	a) Ao hormônio estrógeno e ao hormônio progesterona, respectivamente; a seta indica a ovulação.
	
	b) Ao hormônio estrógeno e ao hormônio progesterona, respectivamente; a seta indica a menstruação.
	
	c) Ao hormônio luteinizante (LH) e ao hormônio folículo estimulante (FSH); a seta indica a ovulação.
	
	d) Ao hormônio folículo estimulante (FSH) e ao hormônio luteinizante (LH); a seta indica a menstruação.
	3.
	O pâncreas é uma glândula mista situada logo abaixo do estômago que possui tanto função exócrina, que consiste em secretar o suco pancreático, mas também possui função endócrina. A função endócrina do pâncreas está na secreção de dois principais hormônios. Sobre os hormônios pancreáticos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os hormônios secretados pelo pâncreas são a insulina e o glucagon, os quais são responsáveis pela regulação do metabolismo da glicose.  
      
PORQUE
II- A insulina é responsável por aumentar os níveis de glicose no sangue, enquanto o glucagon tem a capacidade de transportar a glicose para dentro das células do corpo, diminuindo seus níveis na corrente sanguínea.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	c) As asserções I e II são proposições falsas.
	
	d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	4.
	O esôfago é um tubo muscular de aproximadamente 25 cm de comprimento que se encontra posteriormente à traqueia. Sua principal função é transportar os alimentos até o estômago, através de movimento ou contrações na sua musculatura. Com relação às camadas que fazem parte das paredes do esôfago, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a) A tela submucosa contém tecido conjuntivo frouxo, vasos sanguíneos e glândulas salivares, que são responsáveis pela secreção de substâncias digestivas, auxiliando a quebra dos alimentos até o estômago.
	
	b) A túnica mucosa do esôfago consiste em epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado, lâmina própria (tecido conjuntivo frouxo) e lâmina muscular da mucosa (músculo liso).
	
	c) Na camada muscular da porção proximal do esôfago encontramos células musculares esqueléticas, na porção média células musculares esqueléticas e lisas e na porção distal apenas células musculares lisas.
	
	d) A camada superficial do esôfago é conhecida como túnica adventícia, em vez de túnica serosa como no estômago e nos intestinos.
	5.
	As células neurossecretoras do hipotálamo sintetizam os dois hormônios da neuro-hipófise. Depois de viajar até a neuro-hipófise pelos axônios longos das células neurossecretoras, esses neurormônios são armazenados para serem liberados em resposta aos impulsos nervosos transmitidos pelo hipotálamo. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os hormônios da neuro-hipófise:
	
	a) Prolactina e Somatotrofina.
	
	b) Corticotrofina e Vasopressina.
	
	c) Ocitocina e Vasopressina.
	
	d) Hormônios Luteinizante e Foliculoestimulante.
	
	
	6.
	A função do epitélio glandular é a secreção, que é realizada pelas células glandulares que frequentemente se encontram em grupos inseridos no epitélio de cobertura e de revestimento. Uma glândula pode consistir em uma única célula ou em um grupo de células que secretem substâncias em ductos (tubos), em uma superfície ou no sangue, quando não há ductos. Sobre os tipos de glândulas que compõem o corpo humano, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As glândulas exócrinas são formadas por células especializadas que liberam seus hormônios diretamente na corrente sanguínea, sem passar pelo lúmen, dessa forma, conseguem chegar às células-alvo com maior facilidade.
	
	b) As glândulas endócrinas podem ser divididas em autócrinas e merócrinas, dependendo do tipo de hormônio secretado. São exemplos as glândulas salivares e suprarrenais.
	
	c) As glândulas endócrinas são formadas por células produtoras e secretoras de moléculas químicas, denominadas de hormônios, que entram no líquido intersticial e, então, se difundem na corrente sanguínea.
	
	d) As glândulas mistas, como a hipófise e a tireoide, possuem tanto tecidos que possuem a função exócrina, lançando seus produtos em ductos, como a função endócrina, lançando os hormônios na corrente sanguínea.
	7.
	Da boca ao fim do tubo digestivo, a comida que ingerimos passa por várias etapas até ser absorvida e, finalmente, transformada em energia. Carboidratos, gorduras e proteínas são quebrados em órgãos diferentes do aparelho digestivo, com a secreção de algumas substâncias e enzimas. O problema é que, na digestão, tudo acontece em meio líquido, e a gordura da comida não se dissolve em água. Daí a importância de um último suco: a bile. Com relação à bile, analise as sentenças a seguir:
I- A bile é produzida pelo fígado e armazenada e concentrada na vesícula biliar.
II- A bile contém sais, que atuam como emulsificantes (detergentes) que ajudam na digestão e absorção de lipídeos.
III- A digestão de gorduras e de outros lipídeos começa no estômago e depende da produção de bile.
IV- A bile é responsável pela hidrólise de gorduras no intestino delgado gerando ácidos graxos e monoglicerídeos.
FONTE: https://super.abril.com.br/saude/a-dura-jornada-de-um-sanduiche-boca-adentro/. Acesso em: 6 maio 2020.
	
	a) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I e III estão corretas.
	
	d) As sentenças I e II estão corretas.
	
	
	8.
	A tireoidite crônica, também conhecida como síndrome de Hashimoto, é uma doença causada por uma reação do sistema imunológico à glândula da tireoide. É quando o organismo produz anticorpos que atacam a tireoide. Com isso, pode ocorrer uma diminuição da função da glândula, o chamado hipotireoidismo, muitas vezes acompanhado de aumento de peso, cansaço, unhas quebradiças e pele ressecada. Com relação à glândula tireoide, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://jornal.usp.br/atualidades/doenca-da-tireoide-sindrome-de-hashimoto-pode-ser-controlada/. Acesso em: 18 out. 2019.
	
	a) A glândula tireoide
é responsável pela secreção dos hormônios Tri-hidrotironina (T3) e tiroxina (T4), os quais estão relacionados com o metabolismo energético do corpo.
	
	b) A glândula tireoide é responsável pela secreção dos hormônios Leptina e Adiponectina, os quais estão relacionados à regulação da quantidade de sais e água no sangue.
	
	c) A glândula tireoide é responsável pela secreção dos hormônios Prolactina e Tireotrofina (TSH), os quais estão relacionados com o desenvolvimento e crescimento muscular.
	
	d) A glândula tireoide é responsável pela secreção dos hormônios Estrogênio e Progesterona, os quais estão relacionados à produção de hormônios sexuais masculinos.
	9.
	Em sua anatomia, a vesícula apresenta um formato semelhante a uma pera, podendo medir entre sete e dez centímetros. A vesícula biliar fica localizada no abdômen, na parte superior direita, abaixo do fígado. Entre as refeições, a bile fica armazenada na vesícula biliar e a secreção só é ativada pela presença de alimentos no intestino, ou de forma psicológica pela lembrança de alimentos. Com relação à vesicular biliar e a bile, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A bile é uma secreção produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar, sendo gradualmente secretada no duodeno para auxiliar na digestão dos lipídios.
(    ) O  fígado  comunica-se  com  o  duodeno  por  meio  do ducto colédoco ou biliar, que transporta a bile para ser armazenada na vesícula biliar.
(    ) Além da emulsificação das partículas de gordura, presentes nos alimentos, a bile também tem a função de excretar produtos provenientes do sangue, além do excesso de colesterol circulante.
(    ) O processo de emulsificação de gordura pela bile está diretamente relacionado com a presença do ácido clorídrico presente nesta secreção.
Assinale a alternativa que apresente a sequência CORRETA:
FONTE: https://jornal.usp.br/atualidades/calculos-biliares-geram-dores-intensas. Acesso em: 4 out. 2019
	
	a) V - V - V - F.
	
	b) V - V - F - F.
	
	c) V - F - F - V.
	
	d) F - F - V - V.
	10.
	Alguns tipos de plásticos, como os policarbonatos, podem conter uma substância denominada bisfenol A (BPA), sintetizada pela primeira vez em 1891 e produzida hoje em larga escala pela indústria química global. A substância, encontrada no ambiente, causa preocupação e tem sido bastante estudada por ter mostrado potencial impacto sobre a saúde humana em experimentos de laboratório. Uma pesquisa recente feita com ratos, por exemplo, mostrou que a exposição materna a bisfenol A durante a gravidez e logo após o parto afeta negativamente a espermatogênese (processo fisiológico que resulta na produção de espermatozoides) da prole quando adultos. Com relação à espermatogênese, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As células germinativas do sistema reprodutor masculino são chamadas de espermatogônias e estão localizadas na periferia dos túbulos seminíferos.
(    ) É denominada de espermatogênese o processo de diferenciação e formação dos gametas reprodutores femininos.
(    ) As espermatogônias são células que possuem metade do número de cromossomos (n), e através de diversas mitoses, darão origem às espermátides (2n).
(    ) A espermatogênese, formação dos gametas masculinos, é um processo que inicia somente na puberdade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - F - V.
	
	b) V - F - V - V.
	
	c) F - F - V - F.
	
	d) V - V - F - F.
	11.
	(ENADE, 2019) Segundo a Organização Mundial de Saúde e Associação Americana de Diabetes, a Diabetes Mellitus (DM) pode ser classificada como tipo 1, tipo 2, Diabetes Gestacional e outros tipos. A DM tipo 2 é cerca de 8 a 10 vezes mais comum do que a tipo 1 e pode ser tratada com dietas, exercícios físicos e medicamentos orais. As medicações, quando utilizadas de forma isolada das demais terapias, raramente levam ao estado de euglicemia. Com base no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Um dos mecanismos envolvidos no desenvolvimento da DM tipo 2 é a contínua produção de insulina pelo pâncreas.
PORQUE
II- A incapacidade de absorção de glicose pelas células leva à resistência insulínica.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	d) As asserções I e II são proposições falsas.
	12.
	(ENADE, 2019) Uma mulher de 60 anos de idade procurou assistência médica relatando cansaço, letargia, diminuição do apetite, queda de cabelo e unhas quebradiças há alguns meses. Ao exame físico, o médico percebeu um aumento do tamanho da glândula tireoide e, suspeitando de hipotireoidismo de causa autoimune (doença de Hashimoto), solicitou dosagens laboratoriais de TSH, T3 e T4 livre e dos anticorpos antimicrossomais (antiperoxidase ou anti-TPO). Considerando-se que a suspeita diagnóstica médica de hipotireoidismo primário foi confirmada, assinale a opção que apresenta corretamente os resultados das dosagens laboratoriais compatíveis com a suspeita diagnóstica:
	
	a) As dosagens de TSH e T4 livre encontram-se com níveis séricos diminuídos, enquanto os de T3 encontram-se aumentados; os níveis séricos de anticorpos anti-TPO encontram-se diminuídos.
	
	b) As dosagens de TSH, T3 e T4 livre encontram-se com níveis séricos diminuídos e os níveis séricos de anticorpos anti-TPO encontram-se aumentados.
	
	c) As dosagens de TSH e T3 encontram-se com níveis séricos aumentados, enquanto os de T4 livre encontram-se diminuídos; os níveis séricos de anticorpos anti-TPO encontram-se aumentados.
	
	d) A dosagem de TSH encontra-se com nível sérico aumentado, enquanto T3 e T4 livre apresentam-se com níveis séricos diminuídos; os níveis séricos de anticorpos anti-TPO encontram-se aumentados.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando