Buscar

Atividade Contextualizada de Comunicação e Expressão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE MAURICIO DE NASSAU
MARKETING
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
PROFESSORA: VLADIA PATRICIA MEDEIROS 
TUTOR: RAFAELA SOBRAL BRITO
ALUNO: GUILHERME OLIVEIRA GOMES 
Enunciado: Comunicação entre os imigrantes chagando ao nosso pais.
Ao chegar no brasil as pessoas não tem problema com dinheiro e sim com o idioma ao chegar no Brasil.
Cerca de 16% apontam barreira na compreensão da língua
Precisamos de uma mudança de processos de recepção, pautadas pelos direitos humanos 
O texto deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão 
A introdução deve trazer uma frase declarativa a respeito das dificuldades chegando ao Brasil.
O desenvolvimento a causa ou a consequência 
A linguagem denotativa com 30 a 40 linhas. 
São Paulo – Segundo o estudo do Ipea em parceria com o Ministério da Justiça, a principal barreira de integração que imigrantes enfrentam na chegada ao Brasil não é acesso a emprego, moradia ou trabalho, mas, sim, o idioma.
De acordo com a pesquisa “Migrantes, Apátridas e Refugiados”, cerca de 16,8% dos recém-chegados ao país apontaram a língua como a barreira à compreensão das instituições públicas. O índice vale tanto para o fato de o próprio imigrante não saber o português, quanto os serviços de atendimento e recepção brasileiros não terem o domínio de outros idiomas.
A falta de comunicação é o principal ponto que mostra a necessidade de uma mudança dos processos de recepção, junto com uma padronização de processos. “É preciso uma reavaliação integral da acolhida e proteção aos imigrantes no país para que a mesma seja pautada pelos direitos humanos”, diz o texto.
De acordo com o estudo, o fato de cada tipo de imigrante ter um diferente processo de integração de acordo com sua classificação (refugiado, apátrida, entre outros) torna difícil a compreensão de qual a via que os estrangeiros devem requisitar para entrar no país.
Um exemplo é que boa parte dá entrada nos pedidos de refúgio sem ser propriamente um refugiado. A documentação (14,2%) e a informação (9,4%) são outras duas dificuldades bastante citadas por imigrantes.
Essa confusão faz com que o protocolo de pedido de refúgio seja o documento mais difícil de se conseguir. São mencionados também o Cartão do SUS e o RNE (Registro Nacional de Estrangeiros). Para flexibilizar a emissão dos documentos, os entrevistados sugeriram também que as taxas fossem reduzidas.
Veja abaixo no gráfico que processos precisam ser melhorados para receber de forma adequada os imigrantes.
DESAFIOS TRAZIDOS PELO PROCESSO IMIGRATÓRIO NO BRASIL 
Em relação ao processo de inserção dos imigrantes na sociedade brasileira, alguns obstáculos foram verificados, tais como o acolhimento, o domínio da língua e a questão da discriminação racial e xenofobia. Esses fatos em conjuntos ou isolados acabam se tornando em empecilho para os imigrantes não se inserirem na sociedade brasileira ou viverem excluídos do convívio social. 
A primeira barreira a ser vencida é o acolhimento. O fluxo recente de imigrantes para o território brasileiro gerou uma demanda de ampliação ou criação de infraestrutura para acolhimento desses imigrantes, porém observamos que o Estado Brasileiro não possui nenhum preparo para acolher dignamente esses imigrantes. No âmbito da lei, várias alterações foram e são realizadas para acolherem legalmente esses imigrantes, mas o que parece é que cabe ao Estado realizar somente instrumentos jurídicos que autorizam a permanência desses imigrantes em solo brasileiro, sem criar instrumentos socioculturais, que promovam o acolhimento, a inserção e integração dos imigrantes na sociedade. 
Grande parte dos imigrantes pesquisados foram os „pioneiros‟ no fluxo migratório em direção ao Brasil, o que significa que não possuíam nenhum apoio de amigos ou familiares ou, ainda, a rede social não estava totalmente estabelecida. Assim, quando ingressaram na rota em direção ao País e adentraram no território, geraram uma demanda de apoio no âmbito do acolhimento (moradia / alimentação). Essa demanda ficou nítida quando os haitianos iniciaram o processo de imigração para o País chegando pela fronteira Norte, a partir ano de 2010, o que se verificou foi um verdadeiro caos nos estados do Acre e do Amazonas. 
Esse fato adveio da ausência de uma política de acolhimento dos imigrantes que ingressavam no território brasileiro. É o que se salienta nos depoimentos abaixo, de dois imigrantes: 
Lá em Brasiléia moravam homens, mulheres e crianças num só lugar porque o espaço era muito pequeno, não dava para caber todo mundo. O banho nesta casa tinha mais de 500 pessoas, tinha só um banheiro e uma sala para tomar banho. Imaginem quais foram às dificuldades. (Migrante feminina, Porto Velho/RO, OIM, 2014). 
Nos primeiros dias a vida foi difícil para gente, não tivemos condições de conseguir um bom lugar para morar [...], mais de 15 pessoas num lugar só, hoje nós temos mais facilidades de alugar um quarto, a vida está mudando devagar. (Migrante masculino, Porto Velho/RO, OIM, 2014). 
Além dos imigrantes, há os refugiados, que necessitam de uma atenção ainda maior por se encontrarem às vezes em situação de extrema fragilidade e vulnerabilidade. Como diz Larissa Leite, da Cáritas do Brasil: Um refugiado recém chegado ao Brasil possui demandas que podem variar bastante. 
Um lugar onde dormir as primeiras noites; um atendimento médico de emergência; uma doação de roupas e itens de necessidade; aulas de português; orientações jurídicas; indicações de trabalho […] atividades para se familiarizar com o novo ambiente […] estas são necessidades das mais básicas para a assistência e o início do processo de integração ao Brasil. Mas, muitas outras surgem ao longo do tempo e de acordo com a história de cada indivíduo em refúgio. Entidades da sociedade civil têm promovido ações de assistência, proteção e integração de refugiados no Brasil, construindo uma rede de parceiros em conjunto com o ACNUR. (LEITE, 2014).
Foi neste contexto que um grupo de organizações da sociedade civil formulou cinco propostas concretas que sintetizam os princípios mínimos que uma legislação migratória adequada à perspectiva dos direitos humanos deve contemplar:
1. A garantia dos direitos humanos das pessoas migrantes, sem discriminação de nenhum tipo e independente da situação migratória.
2. O estabelecimento de procedimentos de regularização migratória rápidos, efetivos e acessíveis como uma obrigação do Estado e um direito do migrante.
3. A não criminalização das migrações, incluindo o princípio de não detenção do migrante por razões vinculadas à sua situação migratória.
4. O controle judicial e o acesso dos migrantes a recursos efetivos sobre todas as decisões do poder público que possam gerar vulneração de seus direitos.
5. A criação de uma instituição nacional autônoma, com um corpo profissional permanente e especializado e mecanismos de supervisão e controle social, responsável pela aplicação da lei.
Referências 
file:///C:/Users/Arklok/Downloads/16249-Texto%20do%20artigo-59525-1-10-20171221.pdf
https://exame.abril.com.br/brasil/idioma-ainda-e-principal-dificuldade-de-imigrantes-no-brasil/
https://br.boell.org/pt-br/2017/04/17/nova-lei-de-migracao-no-brasil-e-os-direitos-humanos

Outros materiais