Buscar

A Arte Barroca

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A Arte Barroca
A arte Barroca foi uma tendência artística que começou primeiramente nas Artes Plásticas e depois na literatura, no teatro e na musica. 
O barroco nasceu na Italia no século XVII, e não demorou muito para se espalhar pelos outros países europeus como, Bélgica, Holanda, França e Espanha. O Barroco permaneceu Vivo ate o final do século XVIII, Já no Brasil, o Barroco entrou no século XVII e permaneceu vivo ate o século XVIII.
O Barroco se desenvolveu após o processo de Reformas Religiosas, a igreja católica havia perdido espaço e poder, mas mesmo assim continuava a influenciando a política e a economia da Europa. A arte Barroca nasce baseado nesses acontecimentos e expressa todo o contraste desse período: a espiritualidade e o teocentrismo da idade média e o racionalismo do Renascimento.
Os artistas Barrocos eram patrocinados pelos monarcas, burgueses e pelo clero. As obras deste período são detalhistas e expressam as emoções da vida e do ser humano. O significado de Barroco é: Pérola Irregular, o que representa irregularidade.
- A pintura Barroca:
A arte barroca, assim como as esculturas, era muito detalhista, a maioria das cenas era com uma cor clara- escura, cores quentes e com bastante degradação da claridade. As obras eram bastante realista, mas a realidade que os pintores observavam não era somente a realidade dos Burgueses, Clero e nobres, mas sim observavam a realidade das pessoas mais simples como os trabalhadores e camponeses.
- Principais Artistas e suas obras:
- Caravaggio, pintor italiano.
- Giovanni Baglione, pintor italiano.
- Mattia Preti, pintor italiano.
- Frans Hals, pintor holandês.
- Diego Velazquez, pintor espanhol.
- Antoon van Dyck, pintor belga.
A escultura Barroca na Europa:
As esculturas eram conhecidas pelo seu dramatismo, pelas expressões que lembravam o teatro, o jogo de luz, de sombra e de movimento.
 - Principal Artista:
- Bernini, escultor italiano.
A Arquitetura Barroca:
É caracterizado pela sua dramatização, lembrando sempre o teatro. A arquitetura barroca também demonstrava o poder e riqueza da igreja.
- Pietro de Cortona, arquiteto italiano.
- Francesco Borromini, arquiteto italiano.
O Rococó Na Europa:
O Rococó apareceu na Europa no século XVIII através da frança que foi a pioneira. O Rococó é um desdobramento do Barroco, só que o Rococó usa cores mais delicadas, como: o verde claro e o rosa. O Rococó abandonou as linhas retorcidas do Barroco, por formas mais leves e delicadas, esta transformação indica que os interesses burgueses tinham mudado, e agora buscavam alcançar o prazer e a graciosidade nas obras que eram encomendadas.
A Pintura Rococó
A Pintura Rococó é dividida em dois estilos: Uma retrata o modo de vida despreocupado das elites Europeias do século XVIII, e a outra parte é a constituinte das decorações das igrejas e dos palácios que serviu como um meio da glarificaçao da Fe e do poder civil. As características do rococó são:
- As cores Claras;
- Tons pastel e dourado
- representação do cotidiano da Aristocracia;
- Representaçao de Alegorias;
- estilo decorativo;
- Testura suave.
- Principais artistas:
- Jean-Antoine Watteau, pintor Frances.
- Juste-Aurèle Meissonier: pintor, escultor, desenhista de móveis e arquiteto francês.
- Jean-Honoré Fragonard, pintor francês.
A escultura Rococó
São características da escultura rococó: As linhas curvas, as curvas das roupas e predomínio do dourado e os gestos e rostos Dos personagens com emoções dramáticas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais