Buscar

Nutrição e dietetica aula 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
		As Recomendações de Ingestão Dietética (DRI ¿ Dietary Reference Intake) estabelecem parâmetros de recomendações que apresentam conceitos e aplicações distintas. A esse respeito, é correto afirmar que:
	
	
	
	Pode-se considerar que a Estimativa do Requerimento Médio (EAR- Estimated Average Requirement) de um nutriente supre os requerimentos de 50% (por cento) dos indivíduos saudáveis de determinada faixa etária, sexo e estado fisiológico
	
	
	 Quando a Ingestão Dietética Recomendada (RDA - Recommended Dietary Allowance) não pode ser determinada, consequentemente a Estimativa do Requerimento Médio (EAR- Estimated Average Requirement) e a Ingestão Máxima Tolerada (UL - Tolerable Upper Intake Level) não podem ser estabelecidos
	
	
	A Ingestão Dietética Recomendada (RDA - Recommended Dietary Allowance) é o parâmetro que deve ser utilizado para o planejamento de cardápios para grupos populacionais
	
	
	 A Ingestão Adequada (AI- Adequate Intake) é o limite de consumo de um nutriente a ser considerado para minimizar a proporção de pessoas com risco para consumo excessivo desse nutriente
	
	
	É recomendado utilizar a Estimativa do Requerimento Médio (EAR- Estimated Average Requirement) dos nutrientes como meta para se planejar o consumo alimentar de um indivíduo
	
Explicação:
letra a - a EAR é utilizada para planejar a ingestão adequada de grupos e avaliar a adequação da ingestão de grupos. Não deve ser usada como meta de ingestão para indivíduos. letra b - correta. A EAR representa o valor de ingestão diário médio de nutrientes estimado para atender a necessidade nutricional de 50% dos indivíduos saudáveis, em determinado estágio de vida e gênero. É usada para calcular a RDA. letra c - a RDA é utilizada para meta de ingestão alimentar de indivíduos. Não deve ser aplicada a grupos. letra d - a AI é usada como meta de ingestão de nutrientes para indivíduos quando não há RDA. Já a UL representa o valor máximo de ingestão diária crônica de um nutriente no qual não apresenta risco efeitos adversos à saúde de quase todos os indivíduos de determinado grupo, em determinado estágio de vida e gênero. letra e ¿ Os valores de RDA ou AI podem ser considerados metas de ingestão, enquanto EAR e UL devem ser utilizados para avaliação de planos alimentares. Portanto, a determinação de EAR e UL não dependem da determinação da RDA.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Nos últimos anos, percebe-se uma modificação consideravel no consumo dos alimentos ultraprocessados e que influenciam no desenvolvimento da obesidade em nosso país, tornando-se um problema nutricional altamente significativo, visto que pode trazer consequências  à saúde. Considerando a conduta a ser tomada diante de dos hábitos alimentares, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	Hábito alimentar: líquidos durante as refeições;
Conduta: Estimular o consumo de líquidos imediatamente antes de cada refeição.
	
	
	Hábito alimentar: nenhuma fruta e hortaliça;
Conduta: incentivar a experimentar pequenos pedaços; experimentar novas formas de preparo.
	
	
	Hábito alimentar: doces, salgadinhos e fast-food;
Conduta: controlar a quantidade, porém liberando nos finais de semana, feriados e ocasiões especiais.
	
	
	Hábito alimentar: Comer rápido;
Conduta: Aumentar a quantidade de alimento por garfada para estimular o tempo de mastigação.
	
	
	Hábito alimentar: sobremesas;
Conduta: se desejado, comer diariamente, porém em quantidades limitadas.
	
Explicação:
Não fazer consumo de vegetais caracteriza um comportamento que pode influenciar o desenvolvimento da obesidade. Sendo assim, é importante estimular o consumo de frutas e hortaliças.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		C.A. 32 anos, sexo feminino, trabalha como diarista uma vez por semana, mãe de 2 filhos, atendida em uma consulta pela nutricionista na Unidade Básica de Saúde, refere muito cansaço ao realizar  atividade da vida diária e sonolência. Relata que raramente come carne por sua condição sócio-econômica. 
Avaliação antropométrica:   Peso atual 43kg;    Estatura; 1,58m.  Cintura 60 cm;      Quadril 85cm;    Circunferência do Braço 18,8 cm;  DC Triceps  12mm.
 
Calcule o IMC e classifique o seu estado nutricional.
	
	
	
	IMC 60 cm  A paciente encontra-se com desnutrição baseada no IMC
	
	
	IMC  27,22 kg/m2  A paciente encontra-se Eutrofica baseada no IMC
	
	
	IMC17,22 kg/m2  A paciente encontra-se Eutrofica baseada no IMC
	
	
	IMC  7,22 kg/m2  A paciente encontra-se com desnutrição baseada no IMC
	
	
	IMC17,22 kg/m2  A paciente encontra-se com desnutrição baseada no IMC
	
Explicação:
IMC = 43 / 1,58 2  = 17,22 kg/m2 
A paciente encontra-se com desnutrição.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		São valores de referência de ingestão de nutrientes: ingestão adequada, necessidade média estimada e limite superior de ingestão tolerável. Sobre o limite superior de ingestão tolerável, é correto afirmar:
	
	
	
	É o nível médio de efeito adverso não observado para um determinado nutriente.
	
	
	Refere-se ao maior nível de ingestão, sem que ocorra efeito adverso para um determinado nutriente.
	
	
	Baseia-se na ingestão experimentalmente derivada da ingestão média de um referido nutriente, por um grupo populacional.
	
	
	É o nível médio de ingestão diária de nutrientes que causa efeito adverso à saúde.
	
	
	É utilizada para o estabelecimento da ingestão dietética recomendada.
	
Explicação:
Tolerable Upper Intake Level - UL (Nível Máximo de Ingestão Tolerável). É o mais alto valor de ingestão diária e apresenta isenção de riscos adversos à saúde para quase todos os indivíduos.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Pelo método de equivalentes podemos trocar alimentos do mesmo grupo e ter variedade na dieta sem alterar a ingestão calórica. Desta forma podemos substituir o pão por: 
	
	
	
	atum
	
	
	iogurte
	
	
	fruta
	
	
	cuscuz de milho
	
	
	ovo
	
Explicação:
o grupo do pão inclui alimentos ricos em carboidratos como tubérculos, bolos, tapioca, cuscuz de milho etc.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Sabemos que a alimentação do brasileiro é excessiva em consumo diário de sal, fator que predispõe o desenvolvimento de Doenças Crônicas não Transmissíveis, como a Hipertensão. O Ministério da Saúde, em 2011, passou a recomendar como quantidade ideal de consumo de sal para a população brasileira o correspondente a:
	
	
	
	5 g/dia.
	
	
	8 g/dia.
	
	
	10 g/dia.
	
	
	 6 g/dia.
	
	
	(E) 12 g/dia.
	
Explicação:
O Ministério da saúde, assim como a OMS recomendam o consumo de 2g de sódio por dia, que equivale à 5g de sal por dia.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando