Buscar

Ecologia de cavernas - Reo5 Microbiologia - Pedro Crepaldi 12 A

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ecologia de cavernas - REO 5 - Microbiologia 
Pedro Crepaldi 12 A 201721247
1. Como os microrganismos podem ser levados para o interior de cavernas?
R: O aporte desses microrganismos para o interior das cavernas pode se dar tanto por processos físicos (água e vento) ou por processos biológicos (animais e turismo).
2. O que são biofilmes? Como podem ser formados?
R: Biofilmes são grandes comunidades heterogêneas(fungos e bactérias) de microrganismos agregados e encapsulados em uma matriz aderidos a um substrato. Por ser uma comunidade heterogênea possuem grande diversidade genética. Apresentam complexas relações ecológicas e pouquíssimas estudadas até então.
Esses biofilmes servem como estrutura nutritiva para os demais organismo que vivem no mesmo ambiente subterrâneo, por que são capazes de gerar a própria fonte orgânica de alimento por serem organismos quimioautotróficos, suprindo a produção primária das cavernas. 
Microorganismos aportados para o interior das cavernas podem se aderir a uma superfície, onde esses podem efetivar uma adesão mais forte com o passar do tempo denominada adesão celular. A partir dessa adesão mais firme ao substrato o organismo passa por intensas divisões celulares e pela fase de recrutamento, onde outros microrganismos carreados aproveitam dessa formação para se aderirem juntamente ao substrato. Com o biofilme já estruturado, esse ainda pode variar em forma e tamanho com o decorrer do tempo.
3. Descreva, de forma sumária, o ciclo da histoplasmose.
R: O fungo Histoplasma capsulatum, possui tanto macroconídios quanto microconídios para dispersão. Os microconídios por serem menores não são retidos no nosso sistema respiratório e acabam atingindo os pulmões, encontrando uma temperatura favorável para eles se desenvolverem na forma de levedura dentro dos nossos linfócitos. Dependendo da resposta imune de cada indivíduo, esse patógeno pode desaparecer em pessoas saudáveis, porém em pessoas com resposta imune baixa as leveduras podem continuar se desenvolvendo e se proliferando pelos pulmões, podendo levar a óbito.

Continue navegando