Buscar

Campos da Antropologia

Prévia do material em texto

ANTROPOLOGIA CULTURAL
1a aula
		
	 
	
	 
	 
	 
	
	 
		1
           Questão
	
	
	A Antropologia, como boa parte das ciências sociais, é uma ciência que tem como uma de suas principais características ter um extenso campo de observação. Tal característica, por uma questão prática, determina uma divisão das áreas de atuação da Antropologia. Nesse sentido, a Paleoantropologia, a Antropologia forense, a Antropologia Nutricional e a Bioarqueologia, são divisões de que área da Antropologia?
		
	
	Antropologia Social
	
	Linguística
	 
	Antropologia Biológica
	
	Arqueologia
	
	Botânica
	Respondido em 23/02/2021 15:43:15
	
	
	
	 
		2
           Questão
	
	
	A Etnomusicologia é "é a ciência que objetiva o estudo da música em seu contexto cultural ou o estudo da música como cultura". Podemos dizer que ela é um sub-campo de uma ciência, qual seria?
		
	
	Linguística
	
	Arqueologia
	 
	Antropologia Cultural
	
	Etnologia
	
	Antropologia Biológica
	Respondido em 23/02/2021 15:46:19
	
	
	 
		3
           Questão
	
	
	Temos muitos vestígios escritos de sociedades extintas que temos hoje foram descobertos através de escavações arqueológicas, como tábuas de argila com escrita cuneiforme da Mesopotâmia. Sobre a arqueologia, podemos dizer que ela é a investigação das sociedades humanas através do estudo de vestígios materiais por elas deixados (artefatos). De que modo tais artefatos conduzem a interpretação dos arqueólogos?
		
	
	O arqueólogo interpreta os vestígios que encontra, sem contudo poder estabelecer premissas verdadeiras que dêem conta da grande variedade de informações que obtém, com isso podemos dizer que a arquelogia longe de ser uma ciência, costuma de ser chamada de arte ou técnica.
	
	O arqueólogo inter-relaciona grupos, segmentos pessoas, papéis sociais, somente quando está diante de uma sociedade que com tradição viva, na qual pode recorrer aos integrantes dessa mesma sociedade e buscar informações fidedignas.
	
	O arqueólogo costuma trabalhar junto com o xamã da tribo para que possa interpretar corretamente os vestígios que vê durante as escavações. Todo esse processo costuma demorar muito tempo e a classificação dos vestígios é lenta.
	 
	O arqueólogo ao interpreta os vestígios materiais que encontra, contextualiza-os cruzando informações com uma grande variedade de áreas, utilizando uma abordagem interdisciplinar de modo que encontre respostas para construir conhecimento a respeito das sociedades que estuda.
	
	O arqueólogo como o biólogo tenciona compreender as sociedades a partir do estudo da busca da compreensão das particularidades da comunicação humana e no estudo das relações de linguagem em suas estruturas, origens e variações/diversidades.
	Respondido em 23/02/2021 15:49:59
	
	
	 
		4
           Questão
	
	
	Uma das principais vertentes da Antropologia procura entender o ser humano como um organismo biológico dotado de capacidade simbólica num contexto sócio-cultural. No caso, estamos nos referindo a qual área da Antropologia.
		
	
	Antropologia Econômica
	
	Zootecnia
	
	Linguística
	 
	Antropologia Biológica
	
	Arqueologia
	Respondido em 23/02/2021 15:51:44
	
		
	
	 
		5
           Questão
	
	
	Antropologia é uma ciência que se dedica ao estudo aprofundado do ser humano. É um termo de origem grega, formado por "anthropos" (homem, ser humano) e "logos" (conhecimento). Nesse sentido, ela se divide em campos e subcampos de estudos. É correto afirmar que:
		
	
	a Arqueologia é um subcampo da Antropologia Biológica, pois estuda as características físicas-biológicas das populações extintas.
	
	a Paleoantropologia é um subcampo da Antropologia Cultural, pois estuda os hominídeos antigos.
	
	a Antropologia Socio-Cultural busca a compreensão da interferência da natureza sobre a capacidade de produzir cultura.
	
	a Antropologia Linguística busca o conhecimento das características físico-biológicas das populações humanas.
	 
	a Antropologia Linguística busca a compreensão das particularidades comunicacionais e estruturais humanas.
	Respondido em 23/02/2021 15:55:11
	
		
	
	
	
		
	
	 
		6
           Questão
	
	
	"Hoje, o especialista em Antropologia Biológica dedica-se à análise das diferenciações humanas utilizando esquemas estatísticos, dando muito mais atenção ao estudo das sociedade primatas superiores (como os babuínos ou gorilas), à especulação sobre a evolução biológica do homem em geral - apreciando, por exemplo, a evolução do cérebro ou do aparato nervoso e ósseo utilizando e mobilizando para andar..." Quais foram os sub-campos da antropologia biológica e sócio-cultural que mais se destacaram a ponto de atualmente serem considerados por muitos profissionais como campos propriamente ditos da antropologia?
		
	
	A Antropologia da Música e Etnomusicologia
	
	A antropologia biológica e a Antropologia cultural.
	
	A Antropologia cultural e A Etonologia
	 
	A Arqueologia e Antropologia lingüística.
	
	A antropologia biológica e a Antropologia pré-histórica
	Respondido em 23/02/2021 15:57:36
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		7
           Questão
	
	
	Indivíduos de culturas diferentes podem ser facilmente identificados por uma série de características, tais como o modo de agir, vestir, caminhar, comer etc. Com base nessa realidade, podemos afirmar que o modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e até mesmo as posturas corporais são:
		
	
	Características das sociedades orientais
	
	Inatos ao homem.
	 
	Produtos de uma herança cultural
	
	Características específicas dos povos indígenas
	
	Características das sociedades ocidentais
		ANTROPOLOGIA CULTURAL
2a aula
		
	 
	
	
	 
	 
	
	 
		1
           Questão
	
	
	Os fenômenos podem ser percebidos, divididos, classificados e explicado dentro de relativo controle em um laboratório.
		
	
	Sociologia das ciências
	
	ciências sociais
	
	ciências ideográficas
	 
	ciências naturais
	
	ciências humanas
	Respondido em 23/02/2021 16:07:12
	
	
	
	
		2
           Questão
	
	
	A separação entre as ciências naturais as ciências sociais é unanimidade quando se fala em Ciência. A natureza de cada uma é distinta e suas características marcam essa distinção. No tocante às particularidades das ciências naturais e das ciências sociais, podemos afirmar que simplicidade, sincronia e repetitividade, são características
		
	
	das Ciências Exatas
	
	De ambas as Ciências
	
	De nenhuma dessas duas Ciências
	 
	Das Ciências Naturais
	
	Das Ciências Humanas
	Respondido em 23/02/2021 16:08:21
	
	 
		3
           Questão
	
	
	A sociedade moderna se caracteriza por ser uma sociedade científica. Isso significa dizer que ela está estruturada a partir do conhecimento racional científico. Assim, o modo de vida moderno espelha as descobertas e orientações das Ciências em suas duas grandes áreas: as Ciências Naturais e as Ciências Sociais. Dito isto, é correto afirmar que:
		
	
	Nas chamadas Ciências Naturais as condições de percepção, classificação e interpretação são simples e os resultados em geral têm consequências na mesma proporção das ciências sociais.
	
	Nas chamadas Ciências Sociais as condições de percepção, classificação e interpretação são simples, mas os resultados em geral não têm consequências na mesma proporção das ciências naturais.
	 
	Nas chamadas Ciências Sociais as condições de percepção, classificação e interpretação são complexas, mas os resultados em geral não têm consequências na mesma proporção das ciências naturais.
	
	Nas chamadas Ciências Naturais as condições de percepção, classificação e interpretação são simples, mas os resultados em geral não têm consequências na mesma proporção das ciências sociais.
	
	Nas chamadas Ciências Naturais as condições de percepção, classificação e interpretação são complexas, mas os resultadosem geral não têm consequências na mesma proporção das ciências sociais.
	Respondido em 23/02/2021 16:12:07
	
	
	 
		4
           Questão
	
	
	Vimos que as teorias e os métodos científicos são os mediadores que permitem uma aproximação entre o sujeito e o objeto de estudo. Nesse ponto há diferenças significativas entre as diferenças entre Ciências Naturais e as Ciências Sociais. Assinale a alternativa correta.
		
	
	Porque as ciências sociais trabalham com fenômenos reproduzidos em condições controladas e determinação complicados.
	 
	Os fenômenos estudados pelos cientistas sociais são situados em planos de casualidade e determinação complicados.
	
	O foco dos cientistas naturais são fatos que não estão mais ocorrendo entre nós, portanto impossíveis de serem reproduzidos.
	
	O conjunto de fatos estudados pelos cientistas naturais se repetem e têm uma constância verdadeiramente sistêmica.
	
	Porque a matéria-prima das ciências naturais não se comportam sempre da mesma maneira, daí não poderem ser reproduzidos.
	Respondido em 23/02/2021 16:15:25
	
	 
		5
           Questão
	
	
	De todas as diferenças entre as Ciências Naturais e as Ciências Sociais, a mais fundamental é que:
		
	
	a matéria-prima das Ciências Sociais são eventos com determinações complicadas e que não podem ocorrer em ambientes diferenciados
	
	nas Ciências Naturais as condições de percepção, classificação e interpretação são complexas, mas os resultados em geral não têm consequências na mesma proporção das ciências sociais.
	
	Os fatos que formam a matéria-prima das ciências naturais são, pois, fenômenos complexos, geralmente impossíveis de serem reproduzidos, embora possam ser observados.
	
	as ciências sociais trabalham com fenômenos que podem ser percebidos, divididos, classificados e explicados dentro de relativo controle e em condições de laboratório.
	 
	as ciências sociais trabalham com fenômenos que estão bem perto de nós, pois pretendemos estudar eventos humanos, fatos que nos pertencem integralmente.
	Respondido em 23/02/2021 16:17:48
	
	
	 
		6
	
	
	As Ciências Naturais dedicam-se à compreensão dos fenômenos da natureza. Enquanto as Ciências Sociais se dedicam aos fenômenos da sociedade, ou seja criados pelo homem em suas relações sociais. Dito isto, é correto afirmar que:
		
	
	Nas chamadas Ciências Sociais os fenômenos podem ser percebidos, divididos, classificados e explicados dentro de relativo controle e em condições de laboratório.
	 
	Nas chamadas Ciências Naturais os fenômenos podem ser percebidos, divididos, classificados e explicados dentro de relativo controle e em condições de laboratório.
	
	Nas chamadas Ciências Naturais os fenômenos podem ser percebidos, divididos, classificados e explicados dentro de absoluto controle e em condições de laboratório.
	
	Nas chamadas Ciências Naturais os fenômenos podem ser percebidos, mas não divididos, classificados e explicados com absoluto controle e em condições de laboratório.
	
	Nas chamadas Ciências Sociais os fenômenos podem ser percebidos, divididos, classificados e explicados dentro de absoluto controle e em condições de laboratório.
		ANTROPOLOGIA CULTURAL
3a aula
		
	 
	
	 
	 
	 
	
	
		1
	
	
	De que maneira trabalha o Antropólogo?
		
	 
	Observando e entendendo por meio de entrevistas e conversas as motivações que sustentam o sistema social
	
	Pensando a interconexão e a interpenetração entre regiões, estados nacionais e comunidades locais
	
	Analisar a estrutura e a sonoridade das palavras, das sentenças e das expressões idiomáticas
	
	Dedicando-se ao estudo das línguas maternas ou não,no que se refere à sua origem, evolução e estrutura
	
	A partir dos vestígios encontrados num lugar onde aquele povo vivia ou frequentava procura chegar à cultura
	Respondido em 24/02/2021 18:06:47
	
	
	 
		2
	
	
	Roberto DaMatta afirma que o primeiro passo para distinguir o conceito de cultura e sociedade consiste em descartar a visão eclética segundo a qual os dois fenômenos são a mesma coisa, a realidade humana, e que suas diferenças são apenas em função da posição do investigador. Essa diferenciação é fato na prática antropológica, seja ela erudita ou ingênua. Sobre este tema, podemos afirmar que:
		
	 
	A perspectiva da realidade humana a partir da noção de sociedade remete inevitavelmente a uma orientação sincrônica, integrada, sistêmica e concreta de pessoas, grupos, papéis e ações sociais que são muitas vezes vistos como um organismo ou uma máquina.
	
	A sociedade trabalha sempre com formas puras, perfeitas, que se ajustam ou não à sua reprodução concreta no mundo da sociedade, o mundo expressivo das realizações e realidades concretas, sendo que cada grupo humano situa o real e o ideal em seus esquemas conceituais.
	
	A perspectiva da realidade humana a partir da noção de cultura remete inevitavelmente a uma orientação sincrônica, integrada, sistêmica e concreta de pessoas, grupos, papéis e ações sociais que são muitas vezes vistos como um organismo ou uma máquina.
	
	A perspectiva da realidade humana a partir da noção de cultura remete inevitavelmente a uma orientação diacrônica, integrada, assistêmica e concreta de pessoas, grupos, papéis e ações sociais que são muitas vezes vistos como um organismo ou uma máquina.
	
	A cultura trabalha sempre com formas impuras, imperfeitas, que se desajustam à sua reprodução abstrata no mundo da sociedade, o mundo expressivo das realizações e realidades concretas, sendo que todo grupo humano situa o real e o ideal em um único esquema conceitual.
	Respondido em 24/02/2021 18:14:35
	
	
	 
		3
 Questão
	
	
	Os estudos antropológicos sobre a condição humana encontram um problema preliminar: a caracterização dos conceitos de cultura e sociedade. Assim, perspectivas científicas são construídas a partir dos paradigmas da Antropologia Social e da Antropologia Cultural. A este respeito é correto afirmar que:
		
	
	o primeiro passo consiste em afirmar a visão eclética segundo a qual os dois fenômenos são a mesma coisa, a realidade humana, uma vez que suas diferenças são apenas em função da posição do investigador.
	 
	Cultura e Sociedade são categorias de análise e mesmo que possam ser vistas de forma complementar, precisam ser separadamente aplicadas ao objeto de estudo.
	
	não é necessária a distinção das categorias social e cultural para a reflexão sobre a realidade social humana de forma mais fecunda, uma vez que ambas expressam o mesmo fenômeno: as relações humanas.
	
	Cultura e Sociedade são dois lados da mesma moeda. Uma se reflete na outra, uma é o espelho da outra, uma sempre reproduz integralmente a outra.
	
	Não é necessário essa diferenciação entre cultura e sociedade. Trata-se de fato uma prática antropológica, seja ela erudita ou ingênua.
	Respondido em 24/02/2021 18:30:25
	
	
	 
		4
	
	
	De acordo com Roberto DaMatta (2000), existe uma diferença entre o conceito de cultura e sociedade. Neste sentido é correto afirmar que:
		
	
	a cultura indica o conjuntos de ações padronizadas; enquanto a sociedade, expressa os valores e ideologias que fazem parte da outra ponta da realidade social.
	 
	a sociedade indica o conjuntos de ações padronizadas; enquanto a cultura, expressa os valores e ideologias que fazem parte da outra ponta da realidade social.
	
	Pode haver sociedade sem cultura, embora não possa existir uma cultura sem sociedade.
	
	a cultura indica o conjuntos de ações naturais; enquanto a sociedade, expressa os valores e ideologias que fazem parte da natureza.
	
	Existe cultura sem sociedade, bem como existe sociedade sem cultura, pois ambas não se confundem.
	Respondido em 24/02/2021 18:35:53
	
	
	
	 
		5
	
	
	Sobre a discussão entre Cultura e Sociedade, seria correto afirmar que entre as formigas (e outros animais sociais) existe sociedade, mas não existe cultura?
		
	
	Não. Não há cultura e não existe uma tradiçãoviva, conscientemente elaborada que passe de geração para geração.
	
	Sim. Não há cultura, mas existe uma tradição viva, conscientemente elaborada que passa de geração para geração.
	
	Sim. Apesar de haver cultura porque não existe sociedade conscientemente elaborada que permita individualizar ou tornar singular e única uma dada comunidade relativamente às outras.
	
	Não. Porque há cultura no modo de vida das formigas. Elas possuem organização social e existe uma tradição viva, conscientemente elaborada que passa de geração para geração.
	 
	Sim. Não há cultura porque não existe uma tradição viva, que permita individualizar ou tornar singular e única uma dada comunidade relativamente às outras.
	Respondido em 24/02/2021 18:42:13
	
	
	 
		6
	
	
	O chamamos de Cultura ideal representa:
		
	
	A adequação de sociedades menos evoluídas aos comportamentos e práticas de sociedades mais evoluídas.
	
	a forma que devemos viver para não entrarmos em conflito com os outros membros do grupo social em que estamos inseridos, assim garantindo nossa harmonia.
	
	o conjunto de culturas corretas, perfeitas, que deve ser seguido sem questionamentos por todos os membros de um grupo social, para sua maior harmonia.
	
	o conjunto de comportamentos que são corretos, perfeitos e que sempre são seguidos integralmente por todos os membros de um determinado grupo social.
	 
	um conjunto de comportamentos que são propagados como corretos, perfeitos, mas que, na prática não são seguidos por todos os membros de um grupo social.
	Respondido em 24/02/2021 18:48:47
	
	
	
	 
		7
           Questão
	
	
	Segundo Roberto DaMatta (2000), é necessária a distinção das categorias social e cultural para a reflexão sobre a realidade social humana de forma mais fecunda. Elas são categorias de análise e mesmo que possam ser vistas de forma complementar, precisam ser separadamente aplicadas ao objeto de estudo. Podemos estabelecer a distinção entre sociedade e cultura como dois segmentos importantes na realidade humana, sendo correto afirmar que:
		
	
	o primeiro, indicando conjuntos de ações instintivas inatas no ser; o segundo, expressando valores e ideologias que fazem parte da outra ponta da realidade social (a cultura).
	
	o segundo, indicando conjuntos de ações padronizadas; o primeiro, expressando valores e ideologias que fazem parte da outra ponta da realidade social (a cultura).
	
	o segundo, indicando conjuntos de ações instintivas inatas no ser; o primeiro, expressando valores e ideologias que fazem parte da outra ponta da realidade social (a cultura).
	
	o primeiro, indicando valores e ideologias que fazem parte da outra ponta da realidade social (a cultura); o segundo, expressando conjuntos de ações padronizadas.
	 
	o primeiro, indicando conjuntos de ações padronizadas; o segundo, expressando valores e ideologias que fazem parte da outra ponta da realidade social (a cultura).
	Respondido em 24/02/2021 18:55:20
	
	
	 
		8
           Questão
	
	
	Segundo Roberto DaMatta (2000), é necessária a distinção das categorias social e cultural para a reflexão sobre a realidade social humana de forma mais fecunda. Elas são categorias de análise e mesmo que possam ser vistas de forma complementar, precisam ser separadamente aplicadas ao objeto de estudo. Neste sentido, é correto afirmar que:
		
	 
	Pode haver cultura sem sociedade, embora não possa existir uma sociedade sem cultura.
	
	Pode haver sociedade sem cultura, embora não possa existir uma cultura sem sociedade.
	
	Não pode haver cultura sem sociedade, embora possa existir uma sociedade sem cultura.
	
	Pode haver cultura sem sociedade, bem como uma sociedade sem cultura, pois ambas não se confundem.
	 
	Não pode haver cultura sem sociedade, embora não possa existir uma sociedade sem cultura.

Continue navegando