Buscar

TI XI Estudos Diciplinares

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Usuário
	varlei.goulart @aluno.unip.br
	Curso
	ESTUDOS DISCIPLINARES XI
	Teste
	AVALIAÇÃO - TI I
	Iniciado
	22/03/21 18:42
	Enviado
	22/03/21 20:31
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	9 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	1 hora, 48 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Perguntas respondidas incorretamente
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Enquanto processo formal, a regionalização internacional pode adquirir diferentes formas institucionais e diferentes níveis de profundidade, podendo materializar nos blocos regionais determinadas arquiteturas institucionais, nesse contexto, julgue as assertivas a seguir.
 
I) O acordo de livre-comércio se destaca pela ausência de barreiras tarifárias e não tarifárias entre os países, como no caso do Nafta.
II) A União Aduaneira prevê uma moeda e um Banco Central único para os países do bloco. Os países devem possuir níveis macroeconômicos compatíveis (inflação, déficit público etc.), como no caso da união europeia.
III) A união política prevê livre circulação de trabalhadores, serviços e capitais e maior coordenação de políticas macroeconômicas e harmonização das legislações, como no caso do Mercosul.
 
Está(ão) correta(s) a(s) seguinte(s) afirmação(ões):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
I, apenas.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o texto a seguir para responder ao solicitado.
 
“[...] Na realidade, a ligação entre Estado e nação [...] é muito mais um conceito do que um fato concreto. Uma pesquisa feita entre 132 entidades políticas, em 1971, revelou que: apenas 12 Estados (9,1%) podiam ser identificados como Estados-nação, no sentido de um Estado representando apenas uma nação, 25 entidades (18,9%) continham uma nação que representava mais de 90% da população, mas tinham também pelo menos uma grande minoria, 25 Estados continham uma nação que representava entre 75% e 89% da população, 31 Estados tinham uma nação que representava 50% a 74% da população e em 39 Estados a maior nação era menor que metade da população” (SAYAD, A. A imigração ou os paradoxos da alteridade. São Paulo: Edusp, 1998).
 
A problemática fundamental discutida no texto está adequadamente explicada na alternativa:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Estado e Nação não são sinônimos e muito menos elementos estáticos ao longo da história das Relações Internacionais.
	
	
	
· Pergunta 3
0 em 1 pontos
	
	
	
	(Enade, 2007, adaptado) Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou um plano de partilha da Palestina que previa a criação de dois Estados: um judeu e outro palestino. A recusa árabe em aceitar a decisão conduziu ao primeiro conflito entre Israel e países árabes. A segunda guerra (Suez, 1956) decorreu da decisão egípcia de nacionalizar o canal, ato que atingia interesses anglo-franceses e israelenses. Vitorioso, Israel passou a controlar a Península do Sinai. O terceiro conflito árabe-israelense (1967) ficou conhecido como Guerra dos Seis Dias, tal a rapidez da vitória de Israel. Em 6 de outubro de 1973, quando os judeus comemoravam o Yom Kippur (Dia do Perdão), forças egípcias e sírias atacaram de surpresa Israel, que revidou de forma arrasadora. A intervenção americano-soviética impôs o cessar-fogo, concluído em 22 de outubro.
 
Na esteira da complexa e histórica discórdia entre judeus e palestinos nos territórios por eles disputados está o movimento sionista, neste contexto e sobre a temática territorial árabe israelense, julgue as afirmações a seguir:
 
I) Apesar das sucessivas vitórias militares, Israel mantém suas dimensões territoriais tal como estabelecido pela resolução de 1947 aprovada pela ONU.
 
II) O avanço territorial israelense, a partir da segunda metade do século XX, pode ser interpretado como um contínuo processo histórico de desterritorialização dos palestinos.
III) O avanço do movimento sionista e seu consequente processo de ocupação territorial pode ser interpretado como uma ação contínua de reterritorialização.
 
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
I, II e III.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
 
I) A região não é apenas um instrumento para o uso do Estado, ela pode apresentar raízes mais antigas, históricas, o que pode ser definido, de forma bastante objetiva, como região sócio/natural.
 
PORQUE
 
II) A proximidade geográfica continua a ser um dos principais determinantes das trocas comerciais, resultando em diferentes escalas pelos efeitos de aglomeração estudados pela Economia Espacial ou pela concentração de trocas comerciais nos grandes conjuntos territoriais constituídos por Estados vizinhos, o que a literatura anglo-saxônica denomina de regionalização.
 
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda é uma proposição verdadeira.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
 
Sobre os territórios em rede, típicos da globalização, podemos destacar como exemplo os grupos terroristas e organizações criminosas que agem internacionalmente.
 
PORQUE
 
A desterritorialização está associada à perda do exercício do poder sobre a área ocupada.
 
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda não é uma complementação correta da primeira.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	A região e suas raízes históricas estão associadas aos regionalismos. Sobre a integração regional, julgue as assertivas a seguir.
 
I-  O Nafta, o Mercosul, a Unasul, a Asean são exemplos de cooperação regional, pois os países membros fazem parte de um acordo regional com uma agenda comum.
II- As regiões têm se caracterizado como espaços com destacado papel na dinamização dos movimentos nas relações internacionais, mas elas não são sinônimo de integração.
III- Praticamente todos os países do globo são membros de um bloco regional, repercutindo em um sistema internacional que é influenciado crescentemente por iniciativas e instituições políticas presentes em determinados Complexos Regionais de Segurança e Desenvolvimento Econômico.
 
Está(ão) correta(s) a(s) seguinte(s) afirmação(ões):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
I, II e III.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	(Enade, 2008, adaptado).
 
 
Com base nas ideias apresentadas no texto acima, é correto afirmar que os aspectos a serem observados na atualização do conceito de região incluem:
 
I) O grau de complexidade muito maior na definição dos recortes regionais, atravessados por diversos agentes sociais que atuam em múltiplas escalas.
II) A mutabilidade muito mais intensa, que altera mais rapidamente a coerência ou a coesão regional.
III) A inserção da região em processos concomitantes de globalização e fragmentação.
 
Estão certos apenas os itens:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
I, II e III.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
 
O estado é estrutura formal de organização do poder político e da determinação da hierarquia do poder. Organização jurídica e coercitiva.
 
PORQUE
 
Está relacionado ao domínio social sobre o espaço, que se constitui em relações de poder que derivam da ação combinada do ato de ocupar a área, de utilizá-la e de delimitá-la.
 
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda não é uma complementação correta da primeira.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Julgue as assertivas a seguir:
 
I) Para os realistas, o Estado é o ator central das Relações Internacionais. Nessa linha de pensamento, a fronteira teria duas funções primordiais: uma de âmbito interno (garantir a paz dentro de suas fronteiras) e uma de âmbito externo (garantir a segurança frente a possíveis ameaças externas – ou seja, garantir
sua sobrevivência).
II) Para a perspectiva liberal, uma política de poder na era da interdependência passa pela integração, dessa forma, a fronteira é, acima de tudo, um filtro de fluxos, facilitando a entrada daqueles tidos como interessantes.
III) As fronteiras, para os construtivistas, estão entre os principais pontos de entrada de pessoas e bens indesejáveis e que constituiriam, assim, um ponto nevrálgico para a manutenção da soberania do Estado.
 
Está(ão) correta(s) a(s) seguinte(s) afirmação(ões):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
I e II.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os novos espaços de poder, na contemporaneidade, fizeram com que autores decretassem o fim da política e do Estado, ao contrário disso, pode-se compreender toda essa nova dinâmica como mais um processo de transformação e adaptação que, se por um lado tira poder do estado, por outro atribui novas funções e perspectivas não menos fundamentais em meio à globalização.
 
Nessa perspectiva, aponte a afirmação correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Cabe ao estado contemporâneo uma dupla perspectiva, bastante seletiva, a abertura comercial, por um lado, e por outro o cerceamento do que é indesejado.
	
	
	
Segunda-feira, 22 de Março de 2021 20h31min35s GMT-03:00

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando