Buscar

didatica 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	A avaliação foi usada, durante muito tempo, como instrumento para classificar e rotular os alunos entre os bons, os que dão trabalho e os que não têm jeito. Esse modelo ficou ultrapassado e, atualmente, a avaliação é vista como uma das mais importantes ferramentas à disposição dos professores para alcançar o principal objetivo da escola: fazer todos os estudantes avançarem. Existem muitas possibilidades de avaliar e para saber qual dos instrumentos se deve utilizar, é preciso pautar-se nos objetivos de aprendizagem que foram traçados. Disserte sobre o instrumento de avaliação denominado prova.
	Resposta Esperada:
As provas podem ser objetivas, descritivas ou mistas. As provas podem ser realizadas com consulta baseadas na aula. As provas devem permitir ao professor um feedback do ensino e aprendizagem.
	2.
	No que tange à compreensão dos usos da língua, do estudo das regras gramaticais e da leitura e produção de textos, os PCN (2006) afirmam que se espera do aluno que, ao concluir o Ensino Médio, tenha desenvolvidas algumas competências e habilidades no uso da Língua Portuguesa. A partir do exposto, elenque cinco habilidades e/ou competências a serem desenvolvidas pelos discentes do Ensino Médio de acordo com os objetivos e conteúdos estabelecidos nos PCN.
FONTE: BRASIL. PCN Ensino Médio. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.
	Resposta Esperada:
Segundo os PCN, espera-se que o aluno, ao concluir o Ensino Médio, possa compreender Língua Portuguesa como língua materna, capaz de gerar significação. O aluno também deve saber distinguir as classificações da gramática no quesito descritivo/normativo. Compreender a gramática como uma disciplina viva ou em constante elaboração/modificação é também objetivo dos PCN. Pode-se elencar também como objetivo o fato de saber identificar os níveis de linguagem, diferenciando as características da língua oral e escrita, relacionando a língua ao contexto.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando