Buscar

modelo_pop

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO
	
ETAPA 1
	
	
MANUAL DE SOLUÇÕES PARA SERVIÇOS LOGÍSTICOS
Distribuição: 08:00 as 17:00
	
27/12/2017
1. OBJETIVO (Para que funciona?)
O processo de distribuição exige organização e controle com relação à movimentação de equipamentos, materiais, produtos e serviços. Este tipo de controle envolve a restrição das janelas de horários para carga e descarga de mercadorias, que, ao serem bem gerenciadas, proporcionam economia no tempo de espera dos veículos (período ocioso para acoplar o veículo à plataforma para carregar ou descarregar as mercadorias) e no custo decorrente da ociosidade da frota e dos funcionários que poderiam ser utilizados em outras atividades de distribuição de mercadorias. Nesse sentido, o fornecedor e a empresa contratante deverão respeitar o horário previamente acordado para coletar ou entregar mercadorias e, assim, evitar filas de veículos no ponto de entrega/coleta das mercadorias. Esse tipo de controle proporciona ganhos ao fornecedor, que não precisa esperar para carregar ou descarregar os produtos (desde que chegue no horário combinado), e para a empresa também, que constrói processos de distribuição mais assertivos, alcançando um maior nível de gestão de seus pedidos, diminuindo os custos das atividades e o tempo de resposta, isto é, o ciclo de pedido do produto/serviço adquirido pelo cliente, que é uma das atividades primárias da logística que mais impactam os resultados de um negócio.
O projeto integrador aqui relatado sera de uma empresa já existente,um lavador de caminhões que presta serviço para empresas privadas e também serviços ocasionais .O objetivo do lavador é atender caminhões com sistemas contratuais para empresa de logísticas ,principalmente para frigoríficos onde a vigilância sanitária esta sempre de olho.
Há todo um planejamento detalhado e estruturado para garantir o retorno sobre o investimento mínimo e a satisfaçao do cliente,além disso o trabalho tem ser eficiente e de qualidade para que não haja nenhum transtorno com o cliente,por isso cada empresa tem seu dia na semana os caminhões são lavados de acordo com o cronograma para que não haja transtornos.
Uma melhoria que eu sugiro nesta empresa é que ela pode investir em um projeto de sustentabilidade ,como captar agua das chuvas pois a empresa tem espaço suficiente para este projeto e ela ainda não se utiliza desse recurso e ainda poder fazer a reutilização da agua ,podendo gerar menos custo e ainda ajudando meio ambiente.
2. APLICAÇÃO (Quem são os envolvidos – setores e pessoas? )
Projetando a aplicação do procedimento operacional padrão, é essencial identificar os setores e as pessoas envolvidas. Nesse contexto, será necessária a colaboração entre os diversos setores da empresa, mas, em especial, entre os setores descritos a seguir.
· Recepçao:Assim que os veículos chegam são encaminhados para vistoria fazendo uma ordem de serviço para anotações de possíveis danos já existente no caminhão e assim serem liberados para lavagem.
· Programação de lavagem : setor responsável pela formação de cargas e otimização de rotas, pela programação de carga e descarga nas origens e destinos, pela priorização no atendimento e pela escolha e agendamento com as transportadoras.Os caminhões seguem para o lavador onde cada funcionário tem sua função os veículos são lavados ,higienizados e lubrificados.
· Controle de entrega: setor responsável pelo acompanhamento e pela comprovação dos recebimentos, pela remediação de falhas e pelo fechamento dos pedidos.O s caminhioes são colocados no pátio e checados se esta tudo limpo e higienizados para fazer o fechamento da nota e a liberação do veiculo.Conforme o cronograma e seus horários os caminhões são liberados.
Os supervisores de cada uma das áreas e atividades mencionadas serão os responsáveis pela coordenação dos procedimentos operacionais padronizados aqui mencionados, assim como pela multiplicação destas e de outras soluções para serviços logísticos desenvolvidas com o objetivo de melhorar a qualidade dos processos de distribuição no que diz respeito à restrição da janela de horários para carga e descarga de mercadorias entre os fornecedores e a empresa.
3. DEFINIÇÕES (O que não pode faltar?/check list)
Não pode faltar organização ou bom gerenciamento sobre o uso de máquinas, equipamentos e veículos, nem sobre a informações atualizadas sobre o processo de distribuição. Isso envolverá o controle de alguns fatores que são essenciais para a realização da atividade de distribuição, conforme veremos a seguir. 
· Rastreabilidade: instalação de aparelho rastreador via satélite, telemetria, teclado de mensagens, entre outros itens de gerenciamento de frota, isto é, conjunto completo de gerenciamento de risco e roteirização em toda frota de veículos, visando ao acompanhamento do trajeto realizado, ao posicionamento do transporte e ao monitoramento de paradas não programadas, bem como objetivando prever possíveis atrasos e/ou impossibilidade de o veículo chegar ao seu destino a tempo em decorrência de bloqueios; engarrafamentos; desvios; pedágios; sinistros ou roubos de carga; saída com atraso do centro de distribuição – CD; peso transportado vs. velocidade máxima permitida (interferindo no tempo total do trajeto e em um possível atraso). 
· Prioridade na entrega: pode ocasionar mudanças de um ou mais itinerários (janelas de entrega e/ou coleta entre os fornecedores que estão agendados para um determinado dia). Isso torna mais difícil alcançar o objetivo principal do procedimento operacional padrão, que é a situação ganha-ganha entre os parceiros envolvidos (fornecedores, transportadoras e clientes).
· Máquinas e equipamentos: máquinas e equipamentos são elementos essenciais no momento da coleta ou entrega de mercadorias, pois o uso incorreto de maquinário ou equipamentos poderá gerar atraso na janela de entrega, devido à pouca eficiência durante o procedimento de movimentação das mercadorias. A troca de máquinas e equipamentos obsoletos por outros mais atualizados proporciona maior ganho na execução das tarefas (carga e descarga), o que ajuda no cumprimento do tempo estipulado na janela de entrega entre as partes envolvidas.
· Canal de comunicação: a criação de um canal de comunicação entre os fornecedores envolvidos, as transportadoras e os clientes é importante. A sugestão é a criação e a adoção de um portal do fornecedor que auxilie a comunicação entre os elementos da cadeia de suprimento, que formam um grupo de interesse com um só objetivo: o ganho para ambos os integrantes. A Informação é uma arma poderosa e deverá ser valorizada pelos parceiros de negócio, para que, em caso de atraso ou mudança na fila de coleta e entrega, os demais integrantes fiquem cientes em tempo real sobre a situação.

Outros materiais