Buscar

ESTUDO DIRIGIDO - mec flu

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO – MECÂNCIA DOS FLUÍDOS 
1 – Meio continuo é onde as moléculas estão próximas uma das outras, são o que criam a matéria em estado sólido. Já no fluidos se dermos um zoom na estrutura, veremos espaços não preenchidos.
2- Se considerarmos o fluído como um contínuo, ou seja, analisarmos um ponto específico sobre a estrutura teremos que avaliar cada um desses pontos, assim as propriedades dos fluídos vão variar de acordo com a posição e o tempo.
3 - Não, porque se ampliarmos muito um fluído veremos espaços vazios entre a matéria, tornando-o assim um meio não contínuo, com espaços relativamente grandes entre as moléculas.
4- Quando consideramos a massa específica em um ponto escolhido do fluído, e pegarmos um ponto muito pequeno onde a massa não varia e o volume é grande.
5- Massa específica de uma substância é a razão entre a massa de uma porção compacta dessa substância e o volume ocupado por ela.
6- Peso específico é o peso da molécula em um dado instante e num ponto específico.
7- A gravidade específica ou densidade relativa é uma razão que se faz com a massa específica da água a condições pré-estabelecidas.
8- O campo de velocidade é a velocidade do contínuo em direções em seus respectivos eixos, ou seja, um vetor. Esse campo medir a partícula num dado tempo específico.
9- Escoamento Unidimensional: São aqueles que se verificam em função das linhas de corrente (uma dimensão).
Escoamento Bidimensional: As grandezas do escoamento variam em duas dimensões ou são tridimensionais com alguma simetria.
Escoamento Tridimensional: As grandezas que regem o escoamento variam nas três dimensões.
10- Linha de tempo: São linhas formadas por várias partículas juntas em um tempo definido, t.
Trajetória: A partícula será observada com o passar do tempo, pela captura dela num dado instante e acompanhamento de seu movimento ao longo do tempo. 
Linha de emissão: Diferente da trajetória agora fixaremos num ponto no espaço e analisaremos todos as partículas que ali passarem.
Linha de corrente: Veremos que a linha formada tangente ao vetor velocidade do ponto específico do corpo no instante, t. Será a linha de corrente.
11- São forças que as partículas sofrem com outras partículas ou superfícies que elas têm contato, agindo somente na superfície.
12- Forças de campo agem dentro da partícula, ou seja, através dela onde não há contato.
13- Tensões são criadas quando temos força de contato, ou seja, forças de superfície. A tensão normal será uma porção de superfície em contato gerando uma força que se decompõe em uma componente normal a superfície.
14- A tensão de cisalhamento é uma tensão gerada por duas ou mais forças que agem na superfície de um material, perpendicular à seção transversal, que tendem a cortá-lo ou rompê-lo. Essas forças necessariamente precisam estar em alguma magnitude perpendicular à seção transversal e em sentidos opostos, em algum ponto, para que ocorra a tensão de cisalhamento.
15- Tensor é uma forma de análise de tensões no meio.
16- On é um índice que indica a normal como um vetor.
17- É a propriedade associada à resistência que um fluido oferece à deformação por cisalhamento, tipo de tensão gerado por forças aplicadas em sentidos opostos, porém, em direções semelhantes no material analisado.
18- Fluídos Newtonianos: sua viscosidade é constante, seguem a Lei de Newton. Esta classe abrange todos os gases e líquidos não poliméricos e homogêneos. 
Fluidos Não Newtonianos: a relação entre a taxa de deformação e a tensão de cisalhamento não é constante. Além disso, os fluídos não newtonianos ainda podem ser classificados em: viscoelásticos, dependentes e independentes do tempo.
19- É um efeito que ocorre na camada superficial de um líquido levando a sua superfície a se comportar como uma membrana elástica. "Ela se caracteriza por fazer a superfície da água parecer uma película". A tensão superficial é resultado das ligações de hidrogênio (ponte de hidrogênio).
20- Um escoamento viscoso é quando valor Re, número de Reynolds, for muito pequeno, e assim os efeitos viscosos serão predominantes.
21- Escoamento não viscoso é onde o Re será grande, será sem a presença de forças de superfície.
22- O escoamento laminar é caracterizado pelo movimento em lâminas ou camadas, não havendo mistura macroscópica de camadas de fluido adjacentes.
23- O escoamento turbulento é caracterizado pelo movimento tridimensional aleatório das partículas do fluido sobreposto ao movimento da corrente.
24- O escoamento interno são escoamentos completamente cercados por superfícies não fluidas como os dutos.
25- O escoamento externo são lamentos sobre corpos cercados por fluídos não contidos, ou seja, em um canal aberto, como o ar.
26- Escoamento compreensível são quando as variações de massa importam no estudo.
27 - Jamais no escoamento incompreensível essa variação na massa específica não será importante no caso desprezível.

Outros materiais