Buscar

Questões de Psicanalise

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicanalise
Questão 1
A valorização social da Ciência é uma das principais características da Modernidade e os pensadores mais influentes dos séc. XIX, Marx, Darwin e Freud, abordaram diferentes áreas. Em relação as proposições dos pensadores mais influentes do séc. XIX, avalie as afirmações a seguir:
 I. Karl Marx apresentou uma análise crítica do capitalismo, expondo a divisão da sociedade entre burguesia e proletariado, na qual a burguesia enriquece com a mais-valia do trabalho asssalariado.
II. A teoria da evolução de Charles Darwin questionou a concepção religiosa sobre a criação do homem por Deus, uma vez que tanto o ser humano quanto os macacos teriam ancestrais comuns.
III. Para Sigmund Freud, os transtornos histéricos seriam originados pela não aceitação cultural ou em consequência de desejos reprimidos, geralmente associáveis a fantasias de natureza sexual.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
 a. I e III, apenas.
 b. III, apenas.
 c. II e III, apenas.
 d. I e II, apenas.
 e. I, II e III. 
Questão 2
A estrutura social se reflete e influencia o modo como o ser humano vê a si mesmo. Na Modernidade, ocorreram mudanças importantes em relação à maneira como as pessoas eram preparadas para assumirem seu papel social. A escola como a conhecemos teve sua origem exatamente nesse momento histórico. Considerando as transformações que ocorreram em relação à escola, avalie as afirmações a seguir.
 I. A escola pública para todos é um ideal que nasce com a Revolução Francesa pois, a partir do conceito de cidadania, todos deveriam estar preparados para escolher seus governantes.
II. No período feudal, apenas a nobreza tinha acesso à educação, geralmente contratando sábios detentores de amplo conhecimento para ensinar a futura geração.
III. Com a escola pública fundamental e o desenvolvimento de “novas” profissões, os cidadãos passaram a ter mais opções de trabalho e se diferenciaram, propiciando o desenvolvimento do conceito de individualidade, mesmo se pertencentes a mesma categoria de cidadãos.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
 a. I e III, apenas.
 b. I e II, apenas.
 c. I, II e III.
 d. II e III, apenas.
 e. II, apenas. 
Questão 3
A Modernidade sucedeu o sistema feudal e tem como uma das principais características o surgimento e desenvolvimento do modo de produção capitalista. Além do modo de produção, as relações sociais e a concepção de ser humano também se modificaram no período. Em relação às transformações que ocorreram na passagem do sistema feudal para a Modernidade, marque V para verdadeiro ou F para falso:
( ) A Revolução Francesa, com uma nova interpretação do conceito de cidadão, pode ser considerada um marco na passagem do feudalismo para a Modernidade.
( ) Os direitos e deveres do cidadão, assim como a aplicação da Lei para todos, contribuíram para o reconhecimento da individualidade do ser humano.
( ) A estrutura familiar centrada no núcleo com pai, mãe e filhos, vivendo numa mesma casa, defendida até hoje pela Igreja, praticamente não se modificou com a Modernidade.
( ) Considerando a formação profissional, percebe-se a especialização e fragmentação cada vez maior do conhecimento na Modernidade, que se reflete também nas estruturas das universidades
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Escolha uma:
 a. V – V – V – V.
 b. V – F – V – F.
 c. V – V – F – V. 
 d. F – V – V – V.
 e. F – V – V – F.

Outros materiais