Buscar

AULA 2 - TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS

Prévia do material em texto

TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS
Professora Maria Angélica Chichera
E-mail: gelichichera@uni9.pro.br 
1
TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS
Direitos Humanos: O que é isso?
A definição consagrada na doutrina atualmente é a de Antônio Peres Luño, segundo o qual os direitos humanos constituem um “conjunto de faculdades e instituições que, em cada momento histórico, concretizam as exigências de dignidade, liberdade e igualdade humanas, as quais devem ser reconhecidas positivamente pelos ordenamentos jurídicos em nível nacional e internacional”. 
Novamente, a essência do conceito de Direitos Humanos está na proteção aos direitos mais importantes dos homens, notadamente, a dignidade humana. 
IDEIA CENTRAL DOS DIREITOS HUMANOS :
prover meios e instrumentos jurídicos para a defesa da dignidade das pessoas
A base dos Direitos Humanos é a dignidade da pessoa. 
Mas o que é dignidade da pessoa? 
Segundo Fábio Konder Comparato, dignidade é a “convicção de que todos os serem humanos têm direito a ser igualmente respeitados, pelo simples fato de sua humanidade”. 
Em palavras mais simples: assegurar a dignidade de um ser humano é respeitá-lo e tratá-lo de forma igualitária, independentemente de quaisquer condições sociais, culturais ou econômicas.
DISTINÇÃO:
 Direitos Humanos x Direitos Fundamentais
Direitos Humanos: referem-se aos direitos universalmente aceitos, positivados na ordem internacional; 
Direitos Fundamentais: constituem o conjunto de direitos positivados na ordem interna de determinado Estado
UNIVERSALISMO X RELATIVISMO:
São elas verdadeiramente universais, devendo ser aplicadas uniformemente a todos os seres humanos, independentemente de quaisquer circunstâncias? Ou, os direitos humanos devem ser aplicados conforme a cultura e costumes locais?
CONCEPÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS:
UNIVERSALISMO: PREVALECE
Os direitos humanos destinam-se a todas as pessoas e abrangem todos os territórios. 
Deve desconsiderar as diferenças, mas, respeitando as particularidade, objetiva-se encontrar um modo de proteger a condição humana, independentemente do sexo, da cor, da religião ou condições econômicas e sociais. 
RELATIVISMO:
•As concepções morais variam de acordo com as diversas sociedade.
 •As diferenças não residem apenas na pessoa em si, ou seja, na condição humana, mas no contexto social perante o qual estão inseridos. 
CARACTERÍSTICAS 
DOS DIREITOS HUMANOS
1- Universalidade 
2- Historicidade
3- Inviolabilidade/ Exigibilidade
4- Indisponibilidade
5- Complementariedade/indivisibilidade/
		Interdependência
6- Imprescritíveis
7- Inalienabilidade 
8- Efetividade
9- Limitabilidade
10- Concorrência
	
7
1- Universalidade
Todo e qualquer ser humano é sujeito ativo desses direitos, independente de credo, raça, sexo, cor, nacionalidade, convicções;
 
2- Historicidade
	“Os direitos humanos nascem quando devem e podem nascer”. “Não nascem todos de uma vez, nem de uma vez por todas”. Norberto Bobbio.
	“Os direitos humanos não são um dado, mas um construído”. Hannah Arendt.
9
3- Inviolabilidade/ Exigibilidade/jus cogens:
	Esses direitos não podem ser descumpridos por nenhuma pessoa ou autoridade.
10
4- Indisponibilidade/ Irrenunciabilidade
	Esses direitos não podem ser renunciados. Não cabe ao particular dispor de seus direitos conforme a própria vontade, devem ser sempre seguidos.
11
5- Complementariedade/indivisibilidade/
Interdependência
	Os direitos humanos formam um sistema indivisível, interdependente e complementar entre si. 
 
12
 6- Imprescritíveis
 	São imprescritíveis no sentido que não deixam de ser exigíveis com o decorrer do tempo.
7- Inalienabilidade 
	Os direitos humanos caracterizam-se pela impossibilidade de sua transferência, ressalvado o direito de propriedade (alienação de um bem).
 
14
8- Efetividade
	Devem ser criados todos os mecanismos possíveis para a efetivação do direitos humanos.
15
9- Limitabilidade
	Não há direitos humanos/ fundamentais absolutos, pois podem sofrer limitação no caso de confronto ou conflito com outros princípios, ou ainda, em casos de grave crise institucional (ex: estado de Sítio).
16
10- Concorrência
	
	Possibilidade de se exercerem esses direitos humanos concorrencialmente ou cumulativamente.
17
DIMENSÃO/ GERAÇÃO – DIREITOS HUMANOS
Vladmir Oliveira da Silveira - Dinamogênese
Dimensão dos direitos humanos:
1ª dimensão
2ª dimensão
3ª dimensão
4ªdimensão
 
1ª Dimensão Liberdade
São liberdades negativas
Pressupõem uma não ação do Estado
Direitos individuais, liberdades públicas e direitos políticos
Marco Histórico: Liberalismo econômico
2ª Dimensão Igualdade
Direitos sociais
Trabalhadores, educação, saúde, moradia etc.
Direitos culturais e econômicos
Marco Histórico: Revolução Industrial
3ª Dimensão Fraternidade/ Solidariedade 
Direitos Coletivos e Difusos 
Meio ambiente, consumidores etc.
4ª Dimensão
Engenharia elétrica, softwares, transgênicos etc.
No plano da teoria geral, certos atributos seriam inerentes aos direitos humanos. Acerca das características principais dos direitos humanos, é correto afirmar: 
A) A irrenunciabilidade dos direitos humanos deve ser harmonizada com a autonomia da vontade, donde se conclui que a pessoa civilmente capaz pode se despojar da proteção de faceta de sua dignidade, a exemplo do famoso caso francês do “arremesso de anões”. 
B) Admite-se a relatividade dos direitos humanos, pois estes colidem entre si e podem sofrer restrições por ato estatal ou de seu próprio titular, a exemplo da vedação de associação para fins paramilitares previsto pelo poder constituinte originário. 
C) Tendo em vista que as normas de proteção aos direitos humanos não integram o chamado jus cogens, a universalidade dos direitos humanos é relativizada, prevalecendo uma forte ideia de respeito ao relativismo cultural, ainda que o Estado seja parte formal da comunidade internacional. 
D ) A imprescritibilidade dos direitos humanos não alcança a pretensão à reparação econômica decorrente de sua violação. Portanto, inexiste direito à indenização por violação a direitos humanos ocorridos durante o regime militar. 
Os direitos humanos incluem o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre muitos outros. Todos merecem estes direitos, sem discriminação. Acerca dos direitos humanos, assinale a afirmativa INCORRETA: 
A) São universais, o que quer dizer que são aplicados de forma igual e sem discriminação a todas as pessoas. 
B) Devem ser vistos como de igual importância, sendo igualmente essencial respeitar a dignidade e o valor de cada pessoa. 
C) São inalienáveis, e ninguém pode ser privado de seus direitos humanos. O que implica em não poder ser limitados em determinadas situações.
D) São indivisíveis, inter-relacionados e interdependentes, já que é insuficiente respeitar alguns direitos humanos e outros não. Na prática, a violação de um direito vai afetar o respeito por muitos outros.
Assinale a alternativa correta com relação ao conceito de direitos humanos:
A) Direitos humanos é uma forma sintética de se referir a direitos fundamentais da pessoa humana, aqueles que são essenciais à pessoa humana, que precisa ser respeitada pela dignidade que lhe é inerente.
B) Direitos humanos são aqueles que estão previstos de forma expressa em uma Constituição e que se referem somente a direitos das pessoas que respondem a um inquérito ou a um processo penal.
C) Como os direitos humanos são inerentes à natureza humana, somente derivam do espírito humano e não devem ser positivados nas leis.
D) o âmbito da filosofia, a expressão direitos humanos significa a independência do ser humano, tratando exclusivamente do direito de liberdade.
E) Considerando o que prevê a Constituição de 1988, os direitos humanos se dão por meio da propriedade, que se impõe como um valor incondicional e insubstituível, que não admite equivalente.

Continue navegando

Outros materiais