Buscar

O processo de socialização do ser humano

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O processo de socialização do ser humano
Ao iniciarmos esse texto, vamos falar um pouco sobre a inserção do ser humano na sociedade. Todos nós participamos de grupos na sociedade e o primeiro é a família, em seguida vem a escola, a igreja, a faculdade, o trabalho, etc.. A sociedade exige que o ser humano haja de acordo com as leis e os costuma de sua cultura, o Brasil por ser um país miscigenado é da abrangente de diversas culturas.
A relação entre individuo e sociedade e o processo de socialização do ser humano é um tema de fundamental discussão entre as Ciências Sociais, está discussão pode percorrer inúmeros caminhos e ainda assim dirigir há outros conteúdos abrangentes da sociologia. O determinismo social é a construção teórica de idéia que deve ser compreendida no sentido de estabelecimento de limites ou elementos gerador de um fenômeno social.
O ser humano não consegue sobreviver vivendo isoladamente, muito menos se desenvolver racionalmente, é através da socialização que aprendemos tudo como, por exemplo: quando pequenos aprendemos a falar vendo outras a falar, aprendemos a comer, brincar, descobrimos coisas através de outras pessoas, aprendemos a escrever, ler, fazer contas, e tudo mais através da escola, e assim por diante. O conceito de socialização procura estabelecer parâmetros de analise do processo pela qual a sociedade concebe os indivíduos, e os indivíduos o concebe a sociedade. O processo de socialização se dá através dos grupos sociais e das diversas culturas, se inicia com o nosso nascimento e nos acompanha pelo resto de nossas vidas, nos integrando na sociedade.
O historiador francês Philippe Ariés (1914-1984) escreveu a obra “História social da infância e da família” em 1973, que fala sobre a construção social da família e da infância na modernidade, onde ele aponta como característica importante da vida do ser humano é a fase da infância na qual aprendemos tudo devido à atenção especial que recebemos.
No processo da aprendizagem e interação nos moldam de acordo com a sociedade e cultura que vivemos, um exemplo disso é: digamos que um bebê alemão ao nascer é entregue a um casal brasileiro para adoção, ao ser criado no Brasil com nossos costumes, nossa língua, cultura, ele vai desenvolver tudo brasileiro apesar de sua origem alemã, ele até pode desenvolver características genéticas diferentes mais isso já um caso a parte explicada pela medicina. 
Nossos padrões culturais são o que denominamos dentro de uma sociedade. Como já vimos na disciplina “Homem e sociedade” cultura pode ser analisado após você se inserir-se nela para conhece – lá, assim você poderá tirar suas dúvidas sem preconceitos.
 A socialização é importante para todos os seres humanos, pois precisamos aprender tudo e através da convivência que passamos a desenvolver que somos. Um exemplo de que precisamos se socializar para desenvolver habilidades é o caso das “meninas-lobo” Kamala e Amala descobertas em 1920 nas selvas do Godamuri na Índia, as meninas com idade entre 3 e 7 anos viviam com uma loba e seu bando. Não se sabe ao certo se as crianças era, da mesma família, mas, o homem que as encontrou as levou para o orfanato para tentar adapta-lás aos costumes humanos.
Com tudo, podemos concluir que o individuo precisa se inserir na sociedade desde o nascimento para que ele possa interagir nos grupos sociais já citados, para aprender a se comportar de acordo com a cultura da sociedade na qual ele está inserido. A socialização é necessária pois impõe regras (leis) que devem ser cumpridas para o bem de toda a sociedade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais