Buscar

gestao financeira

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	O ciclo financeiro também é conhecido como ciclo de caixa, o qual representa o tempo entre o pagamento a fornecedores e o recebimento das vendas. Diante disso, entende-se que quanto maior o poder de negociação da empresa com fornecedores, menor será o ciclo financeiro. Sabe-se ainda, que por meio do ciclo financeiro consegue-se prever o tempo médio entre pagamento e recebimento dos recursos financeiros. Esses prazos serão determinantes para a elaboração segura do fluxo de caixa e, além disso, é conhecido como um indicador de atividade. Com relação ao exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Indicador elevado de rotação de estoque representa baixa rotação de vendas.
II- O giro do ativo total indica a eficiência da empresa em pagar as contas de curto prazo.
III- A alta rotação do prazo médio de recebimento condiz com entradas mais rápidas de recursos no caixa.
IV- Quanto maior o prazo de pagamento, haverá maior folga financeira no caixa.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	2.
	O fluxo de caixa é um instrumento de controle que produz informações para o gestor de toda a movimentação de capital, sendo entrada ou saída, da empresa em um período estipulado de tempo. Para tal, seu principal objetivo é organizar o que a empresa gasta, o que ela recebe, em que período, bem como permite que o gestor administre com mais segurança se vai precisar captar ou aplicar recursos. Na elaboração do fluxo de caixa deve-se considerar os fluxos operacionais, de investimento e de financiamento. Sobre tais fluxos diante da construção de um fluxo de caixa, analise as sentenças a seguir:
I- Todas as entradas e as saídas que estão relacionadas diretamente à produção dos produtos são considerados fluxos operacionais.
II- Consideram-se fluxos de investimentos as aquisições de imobilizado.
III- Os recebimentos e os pagamentos de capital próprio são demonstrados pelos fluxos de saldo em caixa.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	3.
	A utilização de índices financeiros para a avaliação do desempenho das organizações é uma atividade corriqueira para a gestão financeira, utilizando-os para traçar comparações entre um período e outro. São exemplos de índices financeiros:
	 a)
	De endividamento, de inflação e de ações.
	 b)
	De ações, de atividade e de endividamento.
	 c)
	De liquidez, de rentabilidade e de inflação.
	 d)
	De liquidez, de atividade e de endividamento.
	4.
	A partir do momento em que a empresa busca recursos de terceiros, sabe-se que nos relatórios gerenciais aparecerá um indicador financeiro chamado de nível de endividamento da empresa. Algo importante a se avaliar nesse momento é o montante utilizado de outras fontes que não sejam da própria empresa, pois normalmente são recursos que apresentam um maior custo percentual de utilização. No que tange ao indicador financeiro nível de endividamento da empresa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O objetivo do indicador financeiro nível de endividamento é demonstrar qual é a dependência da empresa com relação aos recursos tomados de terceiros.
(    ) Quanto mais a empresa depende de recursos de terceiros, mais diminuem suas despesas financeiras, como também os juros pagos.
(    ) Quando o endividamento está fora de controle, poderá provocar a quebra da empresa. Portanto, o cálculo periódico desse indicador é de suma importância para que o gestor tenha norte do negócio.
(    ) A fórmula do nível de endividamento da empresa pode ser apresentado da seguinte forma: Nível de endividamento da empresa = Total do Passivo/Total do Ativo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	5.
	Os índices de atividade mensuram a velocidade pela qual contas contábeis se transformam em vendas ou em caixa (LEMES, 2005, p. 75). Quanto maior o giro das mercadorias, melhor será o resultado dos índices de atividade. O giro de estoques, o prazo médio de recebimento, o prazo médio de pagamento e o giro do ativo total são indicadores relacionados aos índices de atividade. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O giro de estoques indica a eficiência de uma empresa em saldar suas dívidas.
II- O prazo médio de recebimento indica o tempo médio que uma empresa entrega seus produtos no cliente.
III- O prazo médio de pagamento indica o tempo médio que clientes pagam por suas compras.
IV- O giro do ativo total indica a eficiência que uma empresa utiliza seus ativos para gerar vendas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LEMES Jr., Antônio Barbosa; RIGO, Cláudio Miessa; CHEROBIM, Ana Paula Mussi Szabo. Administração financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras. Aplicações e casos nacionais. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	6.
	No ambiente empresarial, "a análise de índices envolve métodos de cálculo e interpretações de índices financeiros visando analisar e acompanhar o desempenho da empresa" (GITMAN, 2004, p. 42), e funcionam como termômetros. Uma das formas de se aplicar estes indicadores é por meio da análise vertical, temporal e combinado. Sobre a análise vertical, analise as sentenças a seguir:
I- Representa uma forma de comparar os índices de uma empresa com a concorrência.
II- Com tais índices é possível identificar ações que possam corrigir pontos críticos.
III- Utilizada para validar a estratégia de verticalização da estrutura organizacional com relação aos concorrentes.
IV- Pode ser adotada por empresas com mais de mil funcionários devido à estrutura verticalizada.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GITMAN, Lawrence J. Princípios da administração financeira. 10. ed. São Paulo: Pearson/Addison Wesley, 2004.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	7.
	Os tributos se referem a obrigações legalizadas pelos governos Federal, estadual e municipal, sobre a renda e propriedade. Automaticamente, esses recursos retornam na forma de gastos públicos, preferencialmente, na área da saúde, educação e segurança. Referente aos tributos, assinale a alternativa CORRETA que está alinhada com o Governo Federal:
	 a)
	Imposto de renda, INSS e IPI.
	 b)
	Imposto de renda, ICMS e ISS.
	 c)
	Imposto de renda, ICMS e IPI.
	 d)
	ICMS, COFINS e IPI.
	8.
	O demonstrativo de resultado do exercício é uma ferramenta de informação que auxilia na análise para a tomada de decisão. Assim, através do DRE, o gestor financeiro poderá visualizar e implementar ações, com a finalidade de racionalização de custos e gastos ou incrementar as receitas para ter um reflexo imediato no Lucro/Prejuízo Líquido Operacional. Baseado nessa premissa, assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao cálculo do Lucro/Prejuízo Líquido Operacional:
	 a)
	O lucro obtido sem o desconto dos custos de produção.
	 b)
	A receita operacional bruta, menos todos os custos sem impostos.
	 c)
	O lucro obtido pela empresa sem o desconto dos impostos.
	 d)
	A receita operacional bruta, menos os impostos e o custo da mercadoria vendida.
	9.
	Analisar e avaliar o desempenho da empresa em que trabalhamos é algo normal e comum. Indicadores e índices são vetores importantíssimos para a tomada de decisão. No entanto, a interpretação de seus valores não podem ser analisados de forma isolada ou individualmente, ou seja, deve haver comparações para que se possa medir a
evolução dos resultados e consequentemente identificar os desvios com o intuito interceder no que for necessário. Existem métodos que permitem essa análise e comparação, como a Análise Vertical, Análise Temporal e a Análise Combinada. Referente aos diversos métodos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Análise Vertical.
II- Análise Temporal.
III- Análise Combinada.
(    ) Mostra quanto a empresa está melhor ou pior que o mercado, sendo que ações podem ser tomadas, dependendo do resultado.
(    ) Compara o desempenho da empresa com o mercado no decorrer do tempo.
(    ) Compara os índices da empresa com o índice médio do mercado.
(    ) Analisa os índices da empresa ao longo do tempo, com a finalidade de avaliar o período.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I - I.
	 b)
	I - II - III - I.
	 c)
	II - I - III - II.
	 d)
	I - III - I - II.
	10.
	A influência dos fatores de externalidade, na maioria das vezes, provoca um grande conflito entre a expectativa de retorno do investidor e a lucratividade real de um investimento. Com o intuito de minimizar tal evento e convencer o detentor do capital que seus recursos serão bem investidos, o agente financeiro utiliza-se de algumas ferramentas, que vão ao encontro da rentabilidade positiva, ou seja, que demonstrarão a agregação de valor à riqueza do acionista. Considerando essa prerrogativa, assinale a alternativa CORRETA que, matematicamente, determinará o retorno do capital do acionista:
	 a)
	Lucro Líquido / Receitas de Vendas.
	 b)
	Receitas de Vendas / Lucro Líquido.
	 c)
	Lucro Líquido / Capital Social.
	 d)
	Capital Social / Lucro Líquido.
	1.
	Para Gitman (2004), Orçamento de Capital é um processo que consiste em avaliar e selecionar investimentos e que consequentemente produza riqueza a empresa. Nesse sentido, independente do motivo que leve uma empresa à necessidade de investimento, o processo para o orçamento de capital deve se dar por meio das seguintes etapas:
I- Tomada de decisão.
II- Geração da proposta.
III- Acompanhamento.
IV- Avaliação e análise de proposta.
V- Implementação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I - IV - V.
	 b)
	II - IV - I - III - V.
	 c)
	II - V - III - IV - I.
	 d)
	II - IV - I - V - III.
	2.
	Na seleção de projetos mutuamente excludentes através da utilização da análise incremental, envolvendo dois projetos, onde um é o desafiante (A), outro desafiado (B), são utilizadas duas regras, ou seja, a regra da TIR, e a regra do VPL. Considerando a regra do VPL, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Se o VPL (B-A) for maior que zero, logo, o projeto A deverá ser escolhido.
	 b)
	Se o VPL (B-A) for maior que zero, logo, o projeto B deverá ser escolhido.
	 c)
	Se o VPL (B-A) for menor que zero, logo, o projeto B deverá ser escolhido.
	 d)
	Se TIR (B-A) for maior que zero, logo, o projeto B deverá ser escolhido.
	3.
	O princípio de propriedade e o conflito de gestão dentro das organizações são eventos que envolvem discussões de governança corporativa. Por um lado, aparece a figura do acionista preocupado em saber se seu dinheiro está sendo bem gerido, por outro, a figura do gestor, que tem interesses próprios. Esse jogo poderá levar uma empresa a um processo de insolvência, seguida de falência. Assinale a alternativa CORRETA que está relacionada a esse conflito de interesses:
	 a)
	Custo de capital de terceiros.
	 b)
	Custo de agência.
	 c)
	Custo contábil.
	 d)
	Custo de capital próprio.
	4.
	O fluxo de caixa apresenta as entradas e saídas de recursos financeiros diárias e futuras dentro de uma organização. Assinale a altenativa CORRETA que está relacionada a um fluxo de caixa operacional:
	 a)
	Capital disponível para resgate dos sócios.
	 b)
	Aquisição de imobilizado.
	 c)
	Produção e comercialização de produtos.
	 d)
	Empréstimos bancários.
	5.
	Aplicando as ferramentas de análise de fluxos de caixa futuros, pode-se decidir a viabilidade financeira de um investimento. Com base no uso da técnica do Payback para análise de investimentos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Pode-se aceitar um projeto de investimento se o payback for menor que o período máximo projetado.
	 b)
	Deve-se rejeitar um projeto de investimento se o payback for menor que o período máximo projetado.
	 c)
	Deve-se rejeitar um projeto de investimento se o payback for maior que o período mínimo projetado.
	 d)
	Pode-se aceitar um projeto de investimento se o payback for maior que o período máximo projetado.
	
	A calculadora HP 12 C é uma calculadora financeira muito manuseada para a realização de cálculos financeiros. Normalmente, esses cálculos envolvem juros, taxas, amortização. A história salienta que essa calculadora teve seu lançamento em 1981 pela empresa Hewlett-Packardem (HP). Referente às teclas da calculadora HP 12 C, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I - Tecla "ON".
II - Tecla "CLx".
III - Teclas "f" "REG".
IV - Tecla "CHS".
(    ) Limpa a memória da calculadora.
(    ) Tecla que troca o sinal.
(    ) Limpa o visor da calculadora HP 12 C.
(    ) Tecla que liga a calculadora.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - IV - I - II.
	 b)
	II - IV - III - I.
	 c)
	II - I - IV - III.
	 d)
	III - IV - II - I.
	 *
	Observação: A questão número 6 foi Cancelada.
	7.
	No momento em que a empresa realiza os orçamentos de capital, é necessário considerar o risco das entradas de capital, pois se as empresas não realizarem a análise deste risco, o VPL poderá ser negativo e a TIR poderá ser menor que a TMA. Para reduzir esses riscos, é necessária uma análise de sensibilidade para avaliar a variabilidade do retorno, sendo preciso considerar estimativas pessimistas, prováveis e otimistas. Assim sendo, o gestor deverá conduzir e realizar algumas atividades que irão ajudá-lo nas tomadas de decisões estratégicas de investimentos. Sobre essas ações, analise as sentenças a seguir:
I- Propor aos sócios a ruptura da sociedade.
II- Considerar somente a TMA.
III- Aplicar um método para uma decisão apropriada com Valor Presente Líquido ou a Taxa Interna de Retorno.
IV- Aumentar a necessidade de capital de giro (NCG).
V- Mensurar o risco do projeto e ajustar o método de decisão em função do risco.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e V estão corretas.
	8.
	A seleção de alternativas de novos investimentos envolve um conjunto de ferramentas comumente aplicadas, as quais determinarão a viabilidade econômica e financeira do fluxo de caixa. Uma dessas ferramentas é a taxa interna de retorno (TIR). Sobre a TIR, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Determina o ponto de equilíbrio, onde as receitas igualar-se-ão às despesas.
	 b)
	É representada pela soma dos fluxos apurados ou projetados em um investimento, porém determinados a valor presente.
	 c)
	Trata-se da taxa de juros empregada pelo investidor no capital investido, no projeto.
	 d)
	Pode ser apurada de forma sistêmica para monitorar e avaliar os resultados de um projeto de investimento, sem considerar o custo de capital.
	9.
	A avaliação de projetos de investimento envolve um conjunto de técnicas que buscam estabelecer parâmetros de sua viabilidade. Esses parâmetros podem ser expressos pelo payback, TIR e VPL. O payback é o prazo de retorno do investimento inicial, a TIR é a taxa interna de retorno, e o VPL é o Valor Presente Líquido, que resumidamente, considera-se o resultado dos fluxos de caixas, descontados a data zero pelo custo de capital do projeto e subtraído do investimento inicial. Referente às diversas técnicas de avaliação de projetos de investimento, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Payback.
II- TIR.
III- VPL.
(    ) Representa a diferença entre os fluxos de caixa futuros trazidos a valor presente pelo
custo de oportunidade do capital e o investimento inicial. Se positivo deve ser aceito; e se negativo, rejeitado.
(    ) Representa o valor do custo de capital que torna o VPL nulo, sendo então uma taxa que remunera o valor investido no projeto.
(    ) Representa o prazo necessário para a recuperação do capital investido, podendo ser simples ou não.
(    ) Informa se o projeto de investimento aumentará o valor da empresa, bem como considera o valor do dinheiro no tempo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ, Rubens; SIQUEIRA, Jose de Oliveira. Análise do risco na avaliação de projetos de investimento: uma aplicação do método de Monte Carlo. Caderno de pesquisas em Administração, v. 1, n. 6, p. 62-74, 1998.
	 a)
	III - I - II - III.
	 b)
	II - II - III - I.
	 c)
	II - II - I - III.
	 d)
	III - II - I - III.
	10.
	Entende-se como estrutura de capital a forma pela qual a empresa se financia, ou seja, como as fontes de recursos estão distribuídas na empresa, haja vista que geralmente estão entre capital próprio e de terceiros. Nessas condições, alguns elementos trazem preocupações ao gestor financeiro quanto à estrutura de capital da empresa. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Risco econômico.
II- Risco financeiro.
III- Custo de agency.
IV- Informação assimétrica.
(    ) Também é interpretado como a taxa imposta pelos investidores da empresa.
(    ) Compreende a preocupação da empresa de não conseguir cobrir as suas obrigações financeiras.
(    ) Representa o desencontro das informações.
(    ) Traz a preocupação da empresa de não conseguir cobrir os seus custos operacionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - IV - I - III.
	 b)
	I - III - IV - II.
	 c)
	III - II - IV - I.
	 d)
	I - II - III - IV.
	1.
	A gestão financeira é uma atividade dinâmica, que deve ter seu início no próprio indivíduo, ou seja, cada cidadão deve ou precisa saber gerenciar seu dinheiro ou capital. Tal gerenciamento também estende-se para as empresas públicas e privadas, uma vez que estas são construídas e geridas por pessoas que, consequentemente, precisam fazer render o dinheiro. Juridicamente, as empresas podem se organizar em firmas individuais, sociedade por cotas ou sociedade por ações. Nessas condições, explique como esses três tipos de empresas são organizadas.
	Resposta Esperada:
Firmas individuais: o patrimônio total é do dono da empresa e ele pode utilizá-lo para saldar dívidas de forma ilimitada. Normalmente, são pessoas que possuem estabelecimentos de pequeno porte.
Sociedade por cotas: patrimônio pertencente a duas ou mais pessoas ou sócios com responsabilidade limitada mediante as cotas.
Sociedade por ações: constituída por acionistas, que possuem ações ordinárias ou preferenciais, o que limita sua responsabilidade. Cada acionista é responsável por suas ações, uma vez que este pode comprar ou vender ações por meio de corretores nas bolsas de valores.
	2.
	Fusão é uma operação societária na qual duas ou mais empresas juntam seus patrimônios para formar uma nova sociedade comercial. Assim, elas não existem mais individualmente. Já na aquisição, o patrimônio de uma empresa de menor porte passa a ser controlado por uma de maior porte. O que move as empresas a uma situação de fusão e/ou aquisição?
	Resposta Esperada:
Um dos fatores que motivam as empresas a realizarem fusões ou aquisições é a racionalização da produção, eliminando a duplicidade de atividades e redundâncias operacionais. Também buscam novos mercados consumidores, reforço da posição competitiva no setor, ou assumir posição dominante num determinado mercado.
	1.
	As demonstrações contábeis são relatórios de grande importância no mundo das corporações, pois relatam todos os eventos acontecidos, dentro de uma empresa em algum momento no passado. Os gestores poderão planejar o futuro da organização. Dentre essas demonstrações, temos o demonstrativo de resultado do exercício (DRE), o qual vai relatar o resultado do negócio. Acerca da estrutura da DRE, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Receita Operacional Bruta (ROB).
II- Impostos.
III- Receita Operacional Líquida (ROL).
IV- Custo das Mercadorias Vendidas (CMV).
V- Lucro Bruto.
(    ) Incide sobre a ROB.
(    ) Obtido(a) pela diferença entre ROL e CMV.
(    ) Apurado(a) pelos valores pagos aos fornecedores.
(    ) Faturamento.
(    ) Obtido(a) pela diferença entre ROB e impostos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II - V - IV.
	 b)
	IV - I - III - II - V.
	 c)
	II - V - IV - I - III.
	 d)
	III - II - V - IV - I.
	2.
	O Sistema Financeiro Nacional está formado por órgãos normativos e executivos. Dentre esses, temos o Banco Central do Brasil, o qual é responsável tanto por funções normativas como executivas. Considerando essa prerrogativa, assinale a alternativa CORRETA que compreende função normativa do Banco Central do Brasil:
	 a)
	Regular o serviço de compensação de cheques e outros papéis.
	 b)
	Regular o mercado de capitais.
	 c)
	Autorizar a emissão de papel moeda.
	 d)
	Executar o serviço de compensação de cheques e outros papéis.
	
	A calculadora HP 12 C é uma calculadora financeira muito manuseada para a realização de cálculos financeiros. Normalmente, esses cálculos envolvem juros, taxas, amortização. A história salienta que essa calculadora teve seu lançamento em 1981 pela empresa Hewlett-Packardem (HP). Referente às teclas da calculadora HP 12 C, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I - Tecla "ON".
II - Tecla "CLx".
III - Teclas "f" "REG".
IV - Tecla "CHS".
(    ) Limpa a memória da calculadora.
(    ) Tecla que troca o sinal.
(    ) Limpa o visor da calculadora HP 12 C.
(    ) Tecla que liga a calculadora.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - IV - II - I.
	 b)
	III - IV - I - II.
	 c)
	II - I - IV - III.
	 d)
	II - IV - III - I.
	 *
	Observação: A questão número 3 foi Cancelada.
	4.
	O balanço patrimonial é uma estrutura muito utilizada por administradores e gestores e para análise dos indicadores de desempenho. É por meio do setor de contabilidade que acontece o registro das operações empresariais. Todavia, os registros são descritos em um demonstrativo denominado balanço patrimonial, o qual divide-se em Ativo e Passivo. Resumidamente, o Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que evidencia, quantitativa e qualitativamente a situação patrimonial e financeira da empresa. Sobre o exposto, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Contas a Receber.
II- Caixa.
III- Estoque.
IV- Imobilizações.
V- Aplicações Financeiras.
VI- Contas a pagar
(    ) Salário de colaboradores.
(    ) Fundos de investimentos.
(    ) Geladeira embalada antes do embarque/entrega.
(    ) Torno Mecânico.
(    ) Duplicatas faturadas contra clientes.
(    ) Valor disponível em conta corrente financeira.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - VI - IV - II - V - III.
	 b)
	VI - V - III - IV - I - II.
	 c)
	I - VI - III - IV - V - II.
	 d)
	VI - IV - III - V - I - II.
	5.
	O mundo das finanças envolve escolhas. Enquanto o investidor tem uma expectativa exponencial de ganho de capital, um projeto real apresenta uma expectativa linear de geração de recursos. Para que diminua a distância entre o abstrato e o concreto, algumas ferramentas estão disponíveis, para que o investidor perceba essa realidade. Essas ferramentas são denominadas métodos de análise de investimentos. Considerando essas ferramentas, analise as sentenças a seguir:
I- São independentes os projetos livres de escolha, ou seja, não dependem um do outro.
II- A rentabilidade proporcionada por um novo projeto é denominada taxa interna de retorno.
III- Projetos mutuamente excludentes não dependem um do outro.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente
a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	6.
	A utilização de índices financeiros para a avaliação do desempenho das organizações é uma atividade corriqueira para a gestão financeira, utilizando-os para traçar comparações entre um período e outro. São exemplos de índices financeiros:
	 a)
	De endividamento, de inflação e de ações.
	 b)
	De liquidez, de rentabilidade e de inflação.
	 c)
	De liquidez, de atividade e de endividamento.
	 d)
	De ações, de atividade e de endividamento.
	7.
	O segmento do papel e celulose é peculiar e não é apreciado por todas as regiões do Brasil. Sabe-se que é necessário uma expertise técnica para galgar sucesso neste ramo de atuação. Para tal, a empresa PAPEL S/A, com dificuldades nesse sentido, solicitou uma consultoria de 200 horas para identificar alguns possíveis desvios de gestão do negócio. Ao realizar as 200 horas de consultoria, a empresa fornecedora dos serviços, em sua conclusão, apontou três importantes indicadores no relatório que não estavam sendo apreciados pelos gestores: o ponto de equilíbrio; a margem de contribuição; e o fluxo de caixa. Sobre esses indicadores, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ponto de equilíbrio.
II- Margem de contribuição.
III- Fluxo de caixa.
(    ) Sabe-se que é diferença entre o lucro bruto menos as despesas variáveis, bem como deverá ser superior às despesas fixas e financeiras para gerar o lucro.
(    ) Tem como objetivo registrar as entradas e as saídas previstas de recursos financeiros e apurar o saldo disponível previsto.
(    ) Ferramenta utilizada para analisar a liquidez de uma empresa de maneira periodicamente.
(    ) Momento em que as vendas igualam-se aos custos e despesas totais, ou seja, a empresa não tem lucro, nem prejuízo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - III - II.
	 b)
	II - III - III - I.
	 c)
	II - II - III - I.
	 d)
	I - III - II - I.
	8.
	A função do gestor financeiro é conseguir recursos suficientes para manter as atividades empresariais, e  essa função é bastante difícil, pois envolve variáveis, que, muitas vezes, fogem do seu controle. O agente financeiro deverá estar consciente das necessidades de capital de giro. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- A empresa possui capital de giro ao ter seu ativo circulante maior que o passivo circulante.
II- O prazo médio de recebimento e de pagamento afeta a necessidade de capital de giro.
III- O passivo circulante maior que o ativo circulante significa que há necessidade de capital de giro.
IV- O ativo circulante está dividido em operacional, financeiro e imobilizado.
V- O passivo circulante maior que o ativo circulante significa que não há necessidade de capital de giro.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, IV e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	9.
	"O orçamento de capital é um processo que consiste em avaliar e selecionar investimentos a longo prazo, que sejam coerentes com os objetivos da empresa de maximizar a riqueza de seus proprietários" (GITMAN, 2004 p. 288). Neste sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As empresas podem ser motivadas a orçamento de capital por necessidades de expansão, substituição, renovação ou outros motivos.
(    ) As séries dos fluxos de caixa irão representar apenas as saídas, ou seja, o investimento.
(    ) As séries dos fluxos de caixa irão representar as saídas e entradas de caixa do investimento.
(    ) Apenas nos casos de expansão é necessário o orçamento de capital, pois nos demais motivos os fluxos já constam nas despesas operacionais da empresa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GITMAN, Lawrence J. Princípios da Administração Financeira. 10. ed. São Paulo: Pearson/Addison Wesley, 2004.
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	10.
	O ciclo operacional é o período que compreende desde a entrada de matéria-prima em estoque, até o recebimento das vendas das respectivas mercadorias. Linearmente ao ciclo operacional está o ciclo financeiro, muito importante para a solvência de uma organização. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que compreende o ciclo financeiro:
	 a)
	Prazo entre duplicatas a pagar e duplicatas a receber.
	 b)
	Prazo entre entrada de matéria-prima e duplicatas a pagar.
	 c)
	Prazo entre duplicatas a pagar e as vendas.
	 d)
	Prazo entre as vendas e as duplicatas a receber.
	11.
	(ENADE, 2015) Na análise do desempenho empresarial, os indicadores de lucratividade das vendas são utilizados para medir a eficiência de uma empresa em produzir lucros por meio de suas vendas. Por exemplo, uma margem operacional de 20% revela que 80% das receitas de vendas foram utilizadas para cobrir os custos e as despesas operacionais. Considerando o exposto, analise os seguintes dados do resultado operacional da empresa comercial WB.
A margem operacional obtida pela empresa WB ao final do ano X1 é de:
FONTE: ASSAF NETO, A.; LIMA, F. G. Fundamentos de Administração Financeira. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2014 (Adaptado).
	
	 a)
	20%
	 b)
	25%
	 c)
	30%
	 d)
	15%
	12.
	(ENADE, 2015) A política fiscal consiste no equilíbrio entre a arrecadação tributária e os gastos do governo. Na esfera federal, a política fiscal está sob responsabilidade do Ministério da Fazenda. Com base na informação apresentada, é correto dizer que uma redução dos gastos públicos:
	 a)
	Desestimula a economia por meio de subsídios aos empresários e dos investimentos em infraestrutura.
	 b)
	Desacelera a economia, reduz a demanda agregada e contribui para o controle da inflação.
	 c)
	Acelera os investimentos privados e cria um ciclo virtuoso na economia por meio da geração de empregos e renda.
	 d)
	Beneficia os empresários, pois viabiliza os investimentos e estimula a economia.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando