Buscar

Toxoplasmose: Ciclo Evolutivo e Prevenção

Prévia do material em texto

Toxoplasmose
A espécie Toxoplasma gondii compreende um coccídeo que parasita o epitélio intestinal de gatos, considerado seu hospedeiro definitivo e de uma série de hospedeiros intermediários.
Estruturalmente é um isosporoide que apresenta três estádios principais durante seu ciclo evolutivo: oocisto, taquizoíto e bradizoíto.
Os cistos são encontrados nas vísceras, no cérebro, nos músculos esqueléticos e cardíaco. Nos casos crônicos, é encontrado um maior número de cistos e o hospedeiro adquire imunidade.
O T. gondii tem como hospedeiro definitivo o gato e como hospedeiros intermediários mamíferos e aves. Os gatos eliminam, pelas fezes, oocistos, após a ingestão de qualquer um dos três estádios infectantes de Toxoplasma. 
Os gatos podem ser considerados hospedeiros completos porque também apresentam o ciclo extraintestinal (tecidual) dos taquizoítos em agrupamentos frouxos e bradizoítos em cistos. 
Os animais de sangue quente e o homem são os hospedeiros intermediários porque neles ocorre somente o ciclo extraintestinal (tecidual). O ciclo enterro-epitelial ocorre somente no gato e em outros felinos.
Geralmente infecções toxoplásmicas não apresentam sinais clínicos para ambos os hospedeiros definitivo e intermediário.
As formas de infecção tanto do homem quanto dos hospedeiros intermediários podem ocorrer de várias formas: por meio da ingestão de oocistos presentes em alimentos ingeridos mal higienizados ou crus, como carnes malcozidas, de alimentos contaminados com oocistos colocados por hospedeiros paratênicos (de transporte) tais como moscas domésticas e baratas, além de hábitos de colocar ãos sujas à boca elevam o risco de contaminação.
Sendo o gato o principal fator de disseminação da toxoplasmose, as medidas profiláticas devem ser focadas em tentar erradicar a infecção felina. 
Medidas profiláticas – tais como evitar o consumo de carnes e leite crus, devendo estes ser bem cozidos e fervidos, respectivamente; exame de fezes nos gatos para pesquisa de esporocistos e cistos; prevenção da infecção humana, com a realização de campanhas de educação sanitária, para esclarecer à comunidade contra os perigos da toxoplasmose – devem ser adotadas.
No caso de gatos, a realização da limpeza diária com a remoção adequada das fezes, uma vez que os oocistos necessitam de no mínimo 24 horas para esporularem e, assim, se tornarem infectantes, associado a um bom controle de insetos e roedores no ambiente.

Continue navegando