Buscar

A Fé como Motor para o Crescimento

Prévia do material em texto

1. Aquele que se move por fé não se intimida pelas circunstâncias adversas
“Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará” Ec 11.4
Da mesma forma que este texto adverte dos riscos de somente observar as condições climáticas e nunca alcançar êxito na semeadura, devemos avaliar nossa postura em relação ao que esperamos colher e ao que semeamos para isto.
Ao olharmos para nossa condição estrutural, económica e de recursos humanos, poderíamos facilmente concluir que não temos condições de avançar na visão do crescimento.
A maioria de nossas igrejas é pequena, apenas 1/3 das igrejas ligadas a UIECB são dizimistas fiéis e cooperam com a obra missionária denominacional. Nossos seminários não formam 20 pastores que se comprometam com a seara, a cada ano; como podemos crer que será possível alcançarmos nossas metas até 2018?
O grande segredo está em que não são as circunstâncias que ditam nossas possibilidades, e sim, a vontade de Deus. Aquele que crê não se limita pelas circunstâncias adversas. Vê nas dificuldades, oportunidades de Deus manifestar Sua glória e poder.
Observe a situação que envolvia Simão Pedro e seus companheiros de pesca, em Lucas 5.1-11. O mar não havia sido bondoso durante toda a noite, eles já estavam cansados; mas Jesus estava ali e ordenou que se lançassem novamente as redes ao mar. Pedro argumentou, apresentando as impossibilidades, porém, fez a declaração da fé: “sob a tua palavra lançarei as redes”. Então o milagre da pesca maravilhosa aconteceu.
Em 2 Reis 6.8-23 lemos a história do exército Sírio enviado para prender um único homem: o profeta Eliseu. O moço deste, ao ver o grande exército cercando a cidade, desesperou-se e perguntou: “Que faremos?” (v. 15). Eliseu cria em Deus e sabia que as circunstâncias aparentes não eram suficientes para deter a mão poderosa de Deus. Então declarou: “Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles” (v. 16). Isto é fé! Nossa oração a Deus por nossa denominação é que os nossos olhos sejam abertos e vejamos que Deus está conosco. Então, tudo será possível! (Mc 9.23). Apenas uma palavra dele e nossa história será mudada.
2. Aquele que se move por fé não se acomoda ao suficiente
“Semeia com abundância - de manhã e à tarde” Ec 11.6
Nossa fé deve conduzir-nos a fazer mais do que o suficiente. Se desejarmos uma colheita abundante devemos semear abundantemente. Como queremos ver triplicar o número de nossas igrejas e membros, se
“Nossa ação será proporcionalmente igual aos nossos planos e alvos. Aquilo que desejarmos de fato é o que perseguiremos até
alcançar”
 (
24
)

Continue navegando