Buscar

ESTATISTICA APLICADA AO DATA SCIENC - ATV 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Usuário	KAUE PHILLIPE BOSCHESE
Curso	ESTATISTICA APLICADA AO DATA SCIENC - (EAD_20) - 202110.FMU-91754.06
Teste	ATIVIDADE 2 (A2)
Iniciado	24/03/21 15:57
Enviado	24/03/21 16:04
Status	Completada
Resultado da tentativa	10 em 10 pontos 
Tempo decorrido	7 minutos
Resultados exibidos	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
Pergunta 1
1 em 1 pontos
Discutimos sobre classificadores determinísticos e probabilísticos. Demos, como exemplo, uma variável resposta qualitativa com dois níveis (classes), o indivíduo está infectado pelo vírus HIV ( ) ou não está infectado ( ), dado um conjunto de sintomas que ele apresenta.
 
Reveja esse assunto e analise as afirmativas a seguir.
 
Um classificador determinístico vai dizer se o indivíduo está ou não está infectado, dados os sintomas que apresenta.
Um classificador probabilístico vai dizer qual é a probabilidade de o indivíduo estar ou não infectado, dados os sintomas que apresenta.
No jargão da estatística, escrever significa que a variável aleatória resultou no valor , em que é um dos possíveis valores que a variável aleatória pode assumir (ou seja, uma de suas classes, no caso, das variáveis qualitativas).
Nesse mesmo jargão, escrever significa a probabilidade de ser igual a um dos seus possíveis valores , quando a variável de entrada é igual a (dado que ).
 
Está correto o que se afirma em:
 
 
Resposta Selecionada:	
Correta I, II, III e IV.
 
 
 
Resposta Correta:	
Correta I, II, III e IV.
 
 
 
Comentário da resposta:	Resposta correta. Um classificador determinístico vai dizer se o indivíduo está ou não está infectado, dados os sintomas que apresenta; já um classificador probabilístico vai dizer qual é a probabilidade de o indivíduo estar ou não infectado; no jargão da estatística, escrever significa que a variável aleatória resultou no valor , em que é um dos possíveis valores que a variável aleatória pode assumir (ou seja, uma de suas classes, no caso das variáveis qualitativas) e, nesse mesmo jargão, escrever significa a probabilidade de ser igual a um dos seus possíveis valores quando a variável de entrada é igual a (dizemos: dado que ).
Pergunta 2
1 em 1 pontos
Ao longo das nossas discussões, demos foco a um classificador chamado de regressão logística que, apesar do nome regressão (esse nome por razões históricas e por conta de algumas de suas características), é usado como um classificador. Mas também vimos que existem outros tipos de classificadores.
Relativamente a esse assunto de algoritmos de classificação, analise as afirmativas a seguir.
 
Regressão logística é o único método de aprendizagem supervisionada que é utilizado para classificação, todos outros métodos são métodos de regressão.
Apesar do nome regressão logística, o que acaba sendo um pouco confuso para iniciantes, na verdade este é um dos vários métodos de aprendizagem supervisionada utilizado para classificação.
Dentre os métodos utilizados para classificação se encontram regressão logística, análise discriminante linear (LDA = Linear Discriminant Analysis), árvores de decisão para classificação, máquinas de vetores de suporte (SVM = support vector machines) e k-vizinhos mais próximos (KNN = k-nearest neighbors).
Regressão linear não é um método de classificação, mas, sim, um dos métodos preditivos de aprendizagem supervisionada usados na predição de valores de variáveis respostas quantitativas.
 
Está correto o que se afirma em:
 
 
Resposta Selecionada:	
Correta II, III e IV, apenas.
 
 
 
Resposta Correta:	
Correta II, III e IV, apenas.
 
 
 
Comentário da resposta:	Resposta correta. A única asserção incorreta desta questão é a primeira, que afirma que regressão logística é o único método de aprendizagem supervisionada que é utilizado para classificação, todos outros métodos são métodos de regressão.
Pergunta 3
1 em 1 pontos
Estudamos algoritmos preditivos com base em (1) modelos de regressão linear e (2) modelos de regressão logística. Esses modelos são aplicados em situações bem distintas, que dependem, essencialmente, da natureza da variável resposta, também chamada de variável dependente.
 
Com esses dois modelos em mente, analise as afirmativas a seguir.
 
Modelos de regressão logística simples são usados na predição de uma variável resposta qualitativa quando há mais do que uma variável de entrada.
Modelos de regressão linear simples são usados na predição de uma variável resposta qualitativa quando se considera apenas uma variável de entrada.
Um possível modelo de regressão logística simples para a predição da probabilidade de inadimplência é:
 
 
em que e são os coeficientes do modelo, , o gasto médio mensal da pessoa com cartão de crédito e , o valor esperado para a probabilidade de a pessoa ficar ou não inadimplente com o pagamento das faturas do cartão.
 
O método comumente usado para calcular os valores dos coeficientes e é o Método da Máxima Verossimilhança. Para isso, pode-se fazer uso do software estatístico R.
 
Está correto o que se afirma em:
 
 
Resposta Selecionada:	
Correta II, III e IV, apenas.
Resposta Correta:	
Correta II, III e IV, apenas.
Comentário da resposta:	Resposta correta. Modelo de regressão logística é dito simples quanto se considera apenas uma variável de entrada; o modelo exposto nesta questão é, de fato, aquele adotado pela cientista de dados, e o método que ela usou para determinar os coeficientes do modelo foi o Método da Máxima Verossimilhança, através do software estatístico R.
Pergunta 4
1 em 1 pontos
Vimos que há dois principais tipos de aprendizagem supervisionada: problema de regressão e problema de classificação. São os tipos de variáveis resposta dos dados em análise que distinguem esses dois tipos entre si.
 
Relativamente a esses dois tipos, analise as afirmativas a seguir.
 
Na aprendizagem supervisionada, um problema de regressão é um no qual a variável resposta é qualitativa.
Na aprendizagem supervisionada, um problema de regressão é um no qual a variável resposta é quantitativa.
Na aprendizagem supervisionada, um problema de classificação é um no qual a variável resposta é qualitativa.
Na aprendizagem supervisionada, um problema de classificação é um no qual a variável resposta é quantitativa.
 
Está correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada:	
Correta II e III, apenas.
Resposta Correta:	
Correta II e III, apenas.
Comentário da resposta:	Resposta correta. Na aprendizagem supervisionada, um problema de regressão é um no qual a variável resposta é quantitativa e um problema de classificação é um no qual a variável resposta é qualitativa.
Pergunta 5
1 em 1 pontos
Dados podem aparecer na forma de textos, imagens, vídeos, sons, tabelas, listas, sequências, séries, etc. São muitos os dados que hoje coletamos de diferentes fontes, e muitas as formas de organizá-los e armazená-los. Uma dessas forma, talvez a mais importante delas, são os dados estruturados.
 
Relativamente a esse assunto, analise as afirmativas a seguir.
 
Dados estruturados são dados que não possuem uma estrutura regular e repetitiva, seguindo um padrão comum adotado pelas ciências da computação, estatística e ciência dos dados.
A forma de organização básica dos dados, preferida na estatística e na ciência dos dados, é a forma tabular, na qual as variáveis são dispostas nas linhas e as observações são dispostas nas colunas.
Dados estruturados são dados que possuem uma estrutura regular e repetitiva, seguindo um padrão comum adotado pelas ciência da computação, estatística e ciência dos dados.
A forma de organização básica dos dados, preferida na estatística e na ciência dos dados, é a forma tabular, na qual as variáveis são dispostas nas colunas e as observações são dispostas nas linhas.
 
Está correto o que se afirma em:
 
Resposta Selecionada:	
Correta III e IV, apenas.
Resposta Correta:	
Correta III e IV, apenas.
Comentário da resposta:	Resposta correta. Dados estruturados são dados
que possuem uma estrutura regular e repetitiva, seguindo um padrão comum adotado pelas ciência da computação, estatística e ciência dos dados. Também está correto dizer que a forma de organização básica dos dados, preferida na estatística e na ciência dos dados, é a forma tabular, na qual as variáveis são dispostas nas colunas e as observações são dispostas nas linhas.
Pergunta 6
1 em 1 pontos
Entre as técnicas das quais lançou mão para a visualização dos dados da amostra, uma jovem cientista de dados usou gráficos de dispersão. Como cientista de dados, ela sabia exatamente em que situações empregar gráficos de dispersão. E você, será que você também já sabe?
 
Analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
( ) Gráficos de dispersão, em inglês chamados de scatter plots, só podem ser usados para a visualização de uma única variável, a qual deve ser obrigatoriamente uma variável qualitativa.
( ) Gráficos de dispersão são usados para a visualização da relação entre duas variáveis quantitativas, em que os dados das duas variáveis são plotados aos pares. Permite, dessa forma, a verificação visual, pelo estatístico ou pelo cientista de dados, se há uma tendência de uma variável aumentar quando a outra aumenta, diminuir quando a outra diminui, ou se não há uma relação aparente entre as duas.
( ) Um gráfico de dispersão foi usado para exibir, em pares, a relação entre o valor do imóvel e a sua área. Esse tipo de gráfico é chamado, em inglês, de scatter plot.
( ) Um gráfico de dispersão foi usado para exibir, em pares, a relação entre o valor do imóvel e o seu andar. Esse tipo de gráfico é chamado, em inglês, de scatter plot.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
 
Resposta Selecionada:	
Correta F, V, V, V.
Resposta Correta:	
Correta F, V, V, V.
Comentário da resposta:	Resposta correta. A única asserção falsa é a que afirma que gráficos de dispersão só podem ser usados para a visualização de uma única variável, a qual deve ser obrigatoriamente uma variável qualitativa. É correto dizer que são usados para a visualização da relação entre duas variáveis quantitativas, permitindo a verificação visual de tendência de uma variável aumentar quando a outra aumenta, diminuir quando a outra aumenta, ou se não há uma relação aparente entre as duas. Sendo assim, puderam ser usados para exibir, em pares, a relação entre o valor do imóvel e a sua área e o valor do imóvel e o seu andar.
Pergunta 7
1 em 1 pontos
Entre as técnicas das quais lançou mão para a visualização dos dados da amostra, uma jovem cientista de dados usou boxplots (diagramas de caixas). Como cientista de dados, ela sabia exatamente em que situações empregar boxplots. E você, será que você também já sabe?
 
Analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
( ) Para examinar visualmente a relação entre duas variáveis, em que uma é quantitativa e a outra é qualitativa, não é possível a utilização de gráficos de dispersão.
( ) Boxplots são uma solução inteligente para a visualização da relação entre uma variável quantitativa e uma variável qualitativa, em que no eixo horizontal indicamos os níveis da variável qualitativa e no eixo vertical, a variação dos valores observados para a variável quantitativa.
( ) Para examinar visualmente a relação entre duas variáveis quantitativas, um dos gráficos preferidos é o diagrama de caixas, também conhecido como boxplot.
( ) Na construção de um boxplot, podemos representar no eixo vertical os níveis da variável qualitativa e no eixo horizontal, os valores da variável quantitativa. Nesse caso, a visualização da variação dos dados da variável quantitativa é exibida horizontalmente, e os níveis (classes) da variável qualitativa são exibidos verticalmente.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
 
Resposta Selecionada:	
Correta V, V, F, V.
Resposta Correta:	
Correta V, V, F, V.
Comentário da resposta:	Resposta correta. A única asserção falsa é a que afirma que para examinar visualmente a relação entre duas variáveis quantitativas, um dos gráficos preferidos é o diagrama de caixas, também conhecido como boxplot. Para examinar visualmente a relação entre duas variáveis, em que uma é quantitativa e a outra é qualitativa, não é possível a utilização de gráficos de dispersão. Para isso, usamos boxplots, em que, no eixo horizontal, indicamos os níveis da variável qualitativa e, no eixo vertical, a variação dos valores observados para a variável quantitativa. Podemos inverter a posição desses eixos.
Pergunta 8
1 em 1 pontos
Discutimos o que são aprendizagem supervisionada e não supervisionada. Vimos que é na forma como tratamos as variáveis estudadas que se dá a diferença entre esses dois tipos de aprendizagens, supervisionada e não supervisionada. Esses dois tipos são os mais importantes dentre os diversos tipos de aprendizagem.
 
Relativamente a esse assunto, analise as afirmativas a seguir.
 
Na aprendizagem supervisionada, definimos uma das variáveis estudadas como sendo a variável resposta, a qual responde em função dos valores assumidos pelas outras variáveis, as quais são chamadas de variáveis de entrada.
Especificamente na aprendizagem supervisionada, também denominamos uma variável resposta de variável de saída ou variável dependente.
Especificamente na aprendizagem supervisionada, também denominamos uma variável de entrada de variável regressora, variável preditora ou variável independente.
Na aprendizagem não supervisionada, tratamos todas as variáveis estudadas da mesma forma, sem procurar explicar o comportamento de uma delas em função dos valores assumidos pelas outras.
 
 
Está correto o que se afirma em:
 
Resposta Selecionada:	
Correta I, II, III e IV.
Resposta Correta:	
Correta I, II, III e IV.
Comentário da resposta:	Resposta correta. Na aprendizagem supervisionada, definimos uma das variáveis estudadas como sendo a variável resposta, a qual responde em função dos valores assumidos pelas outras variáveis, as quais são chamadas de variáveis de entrada; na aprendizagem supervisionada, também chamamos a variável resposta de variável de saída ou variável dependente e as variáveis de entrada, de variáveis regressoras, preditoras ou independentes. Na aprendizagem não supervisionada, tratamos todas as variáveis estudadas da mesma forma, sem procurar explicar o comportamento de uma delas em função dos valores assumidos pelas outras.
Pergunta 9
1 em 1 pontos
O modelo de regressão logística simples desenvolvido por uma jovem cientista de dados para a predição da probabilidade de inadimplência com o cartão de crédito foi:
 
 
Tomando como base esse modelo, que foi ajustado aos dados da amostra cedida pelo gerente, podemos estimar o valor esperado para a probabilidade de inadimplência com cartão de crédito das pessoas. Por exemplo, vamos considerar duas pessoas, uma com um gasto de médio mensal com o cartão de R$ 500,00, e a outra com um gasto médio mensal de R$ 1.000,00. Usando o modelo ajustado anterior, obtemos, respectivamente (assinale a alternativa correta):
 
 
Resposta Selecionada:	
Correta 7% e 27%.
 
 
 
Resposta Correta:	
Correta 7% e 27%.
 
 
 
Comentário da resposta:	Resposta correta. Esses valores são aqueles calculados pela simples substituição da variável de entrada pelos valores R$ 500,00 e R$ 1.000,00, respectivamente, na equação do modelo.
Pergunta 10
1 em 1 pontos
Continuando com o mesmo caso da questão anterior, relativa à aprovação, pelos bancos, de crédito na forma de cartão de crédito, como se fazia, no passado, a aprovação da concessão de cartões de crédito pelos bancos? E, hoje em dia, como os bancos fazem essa aprovação?
 
Reflita sobre essas perguntas e suas respostas, analise as afirmativas a seguir e assinale V
para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
 
( ) No passado, os bancos faziam, e ainda fazem, ao menos em parte, a aprovação da
concessão de cartões de crédito através da definição de regras que devem ser atendidas por cada cliente, tais como idade, emprego estável, renda fixa, dívidas pequenas, nome limpo e casa própria.
( ) Hoje em dia, dentre outras alternativas, uma que é frequentemente usada pelos bancos são algoritmos de aprendizagem supervisionada que classificam se o cliente é um potencial bom ou mau pagador.
( ) Para usarmos algoritmos de classificação com esse propósito de aprovar ou não cartões de crédito, precisamos de dados. Ensinamos ao algoritmo, com base nos dados que lhe são passados, a predizer clientes que são maus pagadores potenciais das faturas do cartão. Dessa forma, se o algoritmo, ao ser alimentado com os dados referentes a um novo cliente, classificar esse cliente como um mau pagador potencial, o banco não aprovará o cartão.
( ) Para equipes de análise de crédito, poder contar com a ajuda de um software com a capacidade de recomendar a aprovação ou não da concessão do cartão é de grande valor.
( ) A recomendação feita pelo software poderá ser tratada ao lado de outras regras de crédito para uma decisão final sobre a concessão de cartão para o cliente.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
 
Resposta Selecionada:	
Correta V, V, V, V.
 
 
Resposta Correta:	
Correta V, V, V, V.
 
 
Comentário da resposta:	Resposta correta. No passado, os bancos faziam a aprovação da concessão de cartões de crédito através da definição de regras que deviam ser atendidas por cada cliente; hoje em dia, algoritmos de aprendizado de máquina classificam se o cliente é um potencial bom ou mau pagador. Para isso, dados são necessários. Poder contar com a ajuda de um software com a capacidade de recomendar a aprovação ou não da concessão do cartão é de grande valor para a equipe de análise de crédito. A recomendação feita pelo software poderá ser tratada ao lado de outras regras de crédito para uma decisão final sobre a concessão de cartão para o cliente.
Quarta-feira, 24 de Março de 2021 17h24min34s BRT

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando