Buscar

PEDAGOGIA EM AÇÃO Resumooo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PEDAGOGIA EM AÇÃO: O PAPEL DO PEDAGOGO E SUAS DIVERSAS ATUAÇÕES
O termo Pedagogia e o papel do educador nasceram na Grécia antiga, em Roma. Nesse período, seu papel era unicamente de transmitir conhecimento. Através dos anos sua função foi se aprimorando, atualmente o pedagogo pode ser visto como um profissional de múltiplas facetas conduzindo conhecimentos e práticas educativas em contextos e ambientes variados.
A Pedagogia é a área que busca ensinar a teoria e a prática, incitar o aprimoramento do saber, ou seja, aplicar e disponibilizar para a sociedade o saber científico.
Constituindo assim o objetivo deste resumo é relatar e refletir sobre os campos de atuações possíveis ao pedagogo, bem como seu papel de atuação em diferentes setores e assim exibir uma exposição das diversas possibilidades do exercício da sua prática educativa. Ainda que se apresente inúmeras possibilidades que o pedagogo pode desenvolver, a função do pedagogo escolar é a atividade que apresenta o maior campo de estudo e de trabalho ao egresso da Pedagogia.
Com a chegada por portugueses no Brasil, foi ofertada pelos jesuítas a educação, que aplicava uma educação tradicional e conservadora. Portanto, segundo Saviani, “a história da educação brasileira inicia em 1549, com a chegada do primeiro grupo de jesuítas” (SAVIANI, 2008, p. 26)
Já em 1930 é criado o Ministério da Educação e da Saúde Pública. Já em 1932, é divulgado o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, que buscava novas regulamentações para a educação, originando considerações que reforçavam uma reforma no sistema educacional, defendendo um ensino gratuito, público, universal e laico. 
Após a melhora universitária de 1968 e o parecer CFE n. 252/69, o acadêmico com o diploma de licenciado pode exercer suas atividades na escolarização dos anos iniciais e também nas disciplinas de Matemática, Geografia e Estudos Sociais no primeiro ciclo do ensino secundário.
Após a Lei n. 5.540 de 1968, a faculdade de Pedagogia ganha novos espaços com profissionais capazes em exercer a docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores, assim como para a participação no planejamento, gestão e avaliação de estabelecimentos de ensino, de sistemas educativos escolares, bem como organização e desenvolvimento de programas não escolares (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2005, p.5)
Evidencia-se então que a Pedagogia não é um curso apenas, é um campo que compõe conhecimento científico. O profissional dessa área realiza tarefas educativas na formação e construção da humanidade, portanto, o pedagogo desenvolve seu campo de conhecimento em duas vertentes: a escolar e a não escolar.
A Pedagogia Hospitalar atualmente é um apoio a mais na área da educação para transmitir e levar conhecimento. As classes hospitalares preenchem o papel de auxílio diante da impossibilidade de frequência dos alunos na escola. 
No ambiente empresarial, o pedagogo atua para além de técnicas escolares ensinadas na graduação. Na empresa, o pedagogo trabalhará para produzir e expandir conhecimento, exercendo assim seu papel de educador levando em consideração o lado humanístico.
Com o avanço tecnológico, criam-se novos canais educativos e com isso se encontra nos meios de comunicação um espaço destinado aos pedagogos. 
Atualmente, no Brasil, ainda é muito raro os pedagogos atuarem no turismo, no entanto, essa abertura já existe e alguns resorts e empresas. Há segmentos no turismo que dispõem de um local para acolhida a estudantes e visitantes em geral, contudo, seu cunho é histórico e interdisciplinar.
Ainda perante as práticas educativas, outro setor a ser explorada é a importância do pedagogo no museu, pois esse também é um ambiente no qual o processo educativo está presente. As atividades desenvolvidas pelo educador dentro do museu, assim, destinam-se a permitir aos visitantes a compreensão de conhecimento cultural e sua ligação com a atualidade e irá trabalhar de forma multidisciplinar junto à equipe que compõe o museu. 
Outro campo no qual desempenha o papel de educador e transmite conhecimento científico são as prisões. É um processo de educação formal que ocorre em espaço não escolar. A educação nos presídios tem o intuito de promover a integração do sujeito privado da liberdade à educação, melhorando assim as possibilidades desses indivíduos. Deve ter espaços próprios para o desempenho dessa ação pedagógica, isto possibilitará ao detento uma qualidade e oportunidade do contato com a educação. Ao pedagogo nesse ambiente, cabe a tarefa de transmitir conhecimento ético e científico, estimulando a readaptação do indivíduo no meio social.
Sendo assim espaços como a prisão, meios de comunicação, Instituição hospitalar, Empresas museu, turismo e sindicato são áreas com base de pesquisa e literatura escassas pois a maioria dos materiais e referenciais localizados se dirigem à formação do pedagogo para atuar como professor.
Existem muitas possibilidades, mas são necessárias investigações que busquem as grades curriculares dos cursos de graduação em Pedagogia, e sugerir a reflexão do pedagogo para multidimensionalidade da profissão. De tal modo, almeja-se em um futuro próximo igualmente o desafio de aprofundar os estudos tendo em vista à multifuncionalidade e multidisciplinariedade do campo de atuação do pedagogo com materiais suficientes para fornecer conhecimento e estímulos a uma formação adequada e continuada.
Referência bibliográfica:
PEDAGOGIA EM AÇÃO: O PAPEL DO PEDAGOGO E SUAS DIVERSAS ATUAÇÕES
Adrian Alvarez* Mariana Rigo**	
**Estudante da Unioeste. Cascavel, Paraná, Brasil. 
Recebido para publicação: 5.1.2018 Aprovado em: 23.7.2018

Continue navegando