Buscar

AVALIAÇÃO TI XIII ADMINISTRAÇÃO

Prévia do material em texto

Usuário
	
	Curso
	ESTUDOS DISCIPLINARES XIII
	Teste
	AVALIAÇÃO - TI I
	Iniciado
	24/03/21 21:13
	Enviado
	24/03/21 21:48
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	10 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	34 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Perguntas respondidas incorretamente
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com Dornelas (2014), uma das mais antigas e precisas definições de empreendedor é a dada por Joseph Schumpeter (1949): “o empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novo produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais”.
Com base na definição, analise os itens, relacionados ao termo empreender, e assinale a alternativa correta:
I. Capacidade individual de tomar a iniciativa, buscar soluções inovadoras e agir no sentido de encontrar a solução para problemas econômicos, sociais, pessoais ou de outros por meio de empreendimentos.
II. Processo de iniciar e gerir empreendimentos, utilizando instrumentos e práticas relacionados com a criação, a implantação e a gestão de novas empresas ou organizações.
III. Movimento social de desenvolvimento do espírito empreendedor para a criação de emprego e renda e que recebe o incentivo dos governos e das instituições de diferentes tipos.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	C. Todos os itens estão corretos
.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Para a Teoria Neoclássica, as funções do administrador correspondem aos elementos da Administração que Fayol definiu, ou seja, prever, organizar, comandar, coordenar e controlar, mas com roupagem atualizada. Na linha proposta por Fayol, os autores neoclássicos adotam o processo administrativo como núcleo de sua teoria eclética e utilitarista. Chiavenato (2003) afirma que, atualmente, o planejamento, a organização, a direção e o controle são funções básicas do administrador.
Essas quatro funções básicas, indicadas como PODC (planejar, organizar, dirigir e controlar), constituem o chamado PA (Processo Administrativo), ilustrado na figura:
Funções do PA (Processo Administrativo).
Fonte. CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. 
Na figura, temos o que segue:
• Planejar: significa preparar o futuro desejado para a organização (objetivos e planos).
• Organizar: diz respeito a preparar a empresa como um todo (criação da estrutura) e as pessoas (criação dos cargos) para cumprirem o que delineou o planejamento.
• Dirigir: envolve o levar as pessoas a realizarem o planejado, de acordo com a organização estabelecida.
• Controlar: é medir os resultados e atuar corretivamente em todo o PA.
Com base nos conceitos apresentados, observe a situação abaixo:
                          
Considerando a sequência apresentada, assinale a alternativa que ordena corretamente as funções do PA às quais cada uma das atividades do gerente Alcebíades Ganimedes está relacionada.
Utilize os códigos: P = planejamento, O = organização, D = direção e C = controle.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	A. DCOP.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	A consultoria empresarial Simples Soluções Desenvolvimento Organizacional sugere que um organograma deva, sempre que possível, fugir do tradicional. Como exemplo, desenvolveu o organograma a seguir para a empresa Arrayanes Produtos Higiênicos.
Disponível em <www.simplessolucoes.com.br>. Acesso em 20 jul. 2014.
 
Analisando o organograma, podemos concluir que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.  Não cumpre as expectativas, pois não foge do tradicional.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	O processo de tomada de decisão é um elemento inerente à tarefa de administrar que tem sido amplamente estudado. Também é parte do processo de seleção e treinamento de candidatos que visam a ocupar cargos gerenciais.
Com base nessa ideia, analise as afirmativas.
I. Decisões são escolhas que as pessoas fazem para enfrentar problemas e/ou aproveitar oportunidades. Requerem a identificação e a análise do problema ou oportunidade, o planejamento e a implementação de alternativas e, também, a adoção de ações corretivas.
II. Para estabelecer quanta energia deve ser gasta na solução de um problema ou de uma oportunidade, as decisões são classificadas, segundo diferentes critérios, em decisões programadas e não programadas; decisões estratégicas, administrativas/táticas e operacionais; e em decisões individuais e coletivas.
III. Há dois modelos básicos que explicam o processo decisório: o racional e o intuitivo. O primeiro toma como base o entendimento da situação e pressupõe a disponibilidade de informações. O segundo toma como base a sensibilidade e a percepção, pressupondo uma ordem lógica e coerente.
IV. As decisões são afetadas por diferentes fatores, como percepção, tempo e competência. A percepção do problema depende da disponibilidade de caixa. O tempo determina a adoção de um processo mais intuitivo. A experiência profissional permite determinar se as decisões serão unilaterais ou participativas.
V. O princípio de Pareto e o diagrama de Ishikawa são algumas das técnicas destinadas para auxiliar os gerentes a avaliar problemas de forma sistemática, gerando e analisando alternativas. O primeiro identifica causas e efeitos e o segundo, prioridades.
Apresenta corretamente aspectos do processo decisório apenas a alternativa:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
II.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Considere que um projeto seja caracterizado pela existência de cinco fases: iniciação, planejamento, execução, controle e finalização.
Com base nessa divisão, analise as afirmativas:
I. Normalmente, a condução de um projeto estimula a execução de brainstorms (troca de ideias) e a discussão dos briefings (ideias e informações) entre os funcionários e as áreas da empresa que se envolvem com o projeto. Tais atividades ocorrem na fase de execução.
II. A proposta executiva é um produto da fase de iniciação.
III. O maior esforço na execução do projeto ocorre na fase de execução, em conjunto com a fase de controle.
IV. O término formal de uma fase condiciona essencialmente a autorização ou o início da fase seguinte.
V. As fases são compostas por uma série de resultados para garantir o controle adequado do projeto.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
II, III e V.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o texto a seguir.
As origens da Teoria das Relações Humanas remontam à influência das ideias do pragmatismo e da iniciativa individual nos Estados Unidos, berço da democracia. Na prática, essa teoria surgiu com a Experiência de Hawthorne. A Experiência de Hawthorne marca, ao longo de sua duração, o início de uma nova teoria calcada em valores humanísticos na Administração, deslocando a preocupação colocada na tarefa e na estrutura para a preocupação com as pessoas. Desloca, também, totalmente a premissa materialista do Homo economicus (presunção de que o ser humano é basicamente motivado por estímulos materiais e econômicos) para a visão do Homo social, na qual a motivação humana advém de necessidades psicossociais. As conclusões da Experiência de Hawthorne incluíram novas variáveis no dicionário da Administração: a integração social e o comportamento social dos empregados, necessidades psicológicas e sociais e a atenção para novas formas de recompensas e sanções não materiais, o estudo e valorização dos grupos informais e da chamada organização informal, o despertar para as relações humanas dentro das organizações, a ênfase nos aspectos emocionais e não racionais do comportamento das pessoas e a importância do conteúdo do cargo para as pessoas que os realizam. Dentro da abordagem humanística, os pesquisadores deparam com a civilização industrializada que torna as empresas preocupadas exclusivamente com sua sobrevivência financeira e maior eficiência para o alcance de lucros. Assim, todos os métodos convergempara a eficiência e não para a cooperação humana e, muito menos, para objetivos humanos. Daí a necessidade de um tratamento profilático e preventivo do conflito industrial: o choque entre os objetivos das organizações e os objetivos individuais dos participantes. Assim, torna-se indispensável conciliar e harmonizar as duas funções básicas da organização industrial: a função econômica (produzir bens ou serviços para garantir o equilíbrio externo) e a função social (distribuir satisfações entre os participantes para garantir o equilíbrio interno).
Fonte. CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
Com base na leitura, analise a situação que segue:
           
Com base nos conceitos apresentados no texto, desenvolvidos pela Abordagem Humanística da Administração (Teoria ou Escola das Relações Humanas), que ação(ões) básica(s) Adalberto poderia implantar?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Delinear sua atuação com base na influência que a motivação humana exerce na Administração e considerar suas repercussões sobre a atitude das pessoas.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Um plano de negócio é um documento que descreve os objetivos de um negócio e estabelece os passos que devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas: ele permite identificar e restringir erros “no papel”, em vez de cometê-los no mercado. O plano de negócios é um exercício de planejamento da criação de um empreendimento. Para ter validade, deve ser desenvolvido em bases realistas, contendo os principais pontos de cunho gerencial a serem considerados na criação de um empreendimento.m base nessas ideias, assinale a alternativa que aponta as considerações a serem adotadas pelo empreendedor na elaboração de um plano de negócios:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Objetivos, estratégias e metas estabelecidas no projeto inicial têm de ser flexíveis, para que possam adequar-se à dinâmica ambiental.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o texto a seguir.
Quiosqueiros, feirantes e proprietários de trailers poderão contar com isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de automóveis para o trabalho. O benefício consta do Projeto de Lei do Senado (PLS) 85/2014 , pronto para votação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A proposta, do senador Gim Argello (PTB-DF), altera a   Lei Nº 8.989/1995   que prevê isenção de IPI na compra de carros por taxistas e pessoas portadoras de deficiência. O projeto incluiu mais um inciso na lei, estendendo o benefício aos titulares de quiosques, trailers e feiras que têm em seus carros instrumentos de apoio para transporte de mercadorias e mesmo para locomoção da própria empresa, no caso dos trailers. A medida vale somente para os quiosqueiros e feirantes que atuem com autorização, permissão ou concessão do Poder Público. O texto prevê ainda que a isenção poderá ser usada uma única vez a cada cinco anos.
Relator da matéria na comissão, o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) deu parecer favorável à sua aprovação. Segundo ele, de acordo com dados do Portal Simples Nacional, há hoje no país cerca de 60 mil microempreendedores individuais que prestam serviços de alimentação em veículos, barracas, carrocinhas e trailers. “Tais microempreendedores são importantes para as economias locais e para a geração de emprego. Incentivar esses empresários significa conferir aplicação à Constituição da República, que estabelece como princípio o tratamento favorecido às empresas de pequena envergadura justamente pela importância que têm na ordem econômica nacional”, ponderou.
Cyro Miranda apresentou emenda ao projeto incluindo dispositivo que veda venda do veículo, pelo prazo de cinco anos, a pessoas que não possam usufruir do benefício legal. Caso isso ocorra, o IPI deverá ser pago. O  PLS 86/2014 será apreciado pela CAE em caráter terminativo. Se aprovado, segue para análise na Câmara dos Deputados.
Disponível em <http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2014/07/18/quiosqueiros-podem-ter-isencao-de-ipi-na-compra-de-carro>. Acesso em 05 ago. 2014. 
Considere o diagrama abaixo como representativo do equilíbrio no mercado de automóveis para o trabalho durante a vigência da isenção do IPI, imposto que incide sobre os preços de automóveis.
 
Com base nas informações do texto e na análise do diagrama, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Com a elevação na renda dos consumidores, e mantendo todas as outras variáveis inalteradas, existindo ou não a isenção do IPI para os automóveis, o ponto E de equilíbrio será deslocado para a direita.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o texto a seguir.
É possível economizar no transporte pegando carona com parceiros – clientes, por exemplo. A Omnigráfica, empresa de móveis e equipamentos para escritórios de Bauru, no interior paulista, conseguiu uma economia de 75% no valor dos fretes ao aproveitar a viagem de retorno dos veículos de seus clientes, que normalmente voltavam vazios para casa. A empresa, que fatura 2,5 milhões de reais ao ano, hoje paga aos parceiros apenas o combustível. Além de aproveitar as frotas de clientes, a Omnigráfica contrata freteiros avulsos para completar sua rede de distribuição. Com isso, pode se desfazer de peruas que realizavam as entregas em Bauru e de caminhões que levavam seus produtos para outras cidades da região. “Além do dinheiro empatado nos veículos, tínhamos um custo muito alto com as horas paradas, os salários dos motoristas e as despesas de manutenção”, afirma Antônio Aliberti de Castro, dono da Omnigráfica. Para coordenar o sistema, a empresa promoveu a gerente um de seus mais antigos motoristas.
Vinicius Romanini. Leva e traz sem desperdício. Revista Exame, 21/12/2006. 
Em relação ao caso apresentado, analise as afirmativas.
I. O princípio utilizado pela empresa para compartilhar os caminhões de clientes, que, normalmente, voltariam vazios, é o mesmo empregado na consolidação de carga de diferentes clientes e com mesmo destino por uma transportadora.
II. A elaboração de estratégias de utilização compartilhada de caminhões fica mais simples a partir da implantação de um sistema de Supply Chain Management (SCM).
III. A apuração de custo de uma rota do transporte rodoviário leva em consideração apenas o deslocamento com carga realizado por um caminhão (isto é, somente a viagem de ida até o cliente). Desse modo, seu retorno não gera custo para a empresa que realiza o transporte. O fato de levar a carga do cliente aproveitando a viagem de retorno deve-se apenas à parceria estabelecida entre as empresas, sem finalidade financeira.
Com base na leitura, assinale a alternativa certa:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	(PREF. MUNI. ARCO VERDE/2014 – adaptado). Uma empresa tomou R$10.000,00 emprestado, para pagar dentro de 12 meses, a uma taxa de juros simples igual a 2% a.m. Assinale a alternativa que apresenta o valor futuro dessa operação.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
R$12.400,00
	
	
	
Quarta-feira, 24 de Março de 2021 21h48min49s GMT-03:00

Continue navegando