Buscar

Técnicas de conservação, preservação e gestão de documentos


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	Edimeire Cristina Dias das Neves (2649892)
	
	Disciplina:
	Técnicas de conservação, preservação e gestão de documentos (BIB104)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( Cod.:676637) ( peso.:1,50)
	Prova:
	28798202
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Quanto ao tratamento aquoso utilizado em restauro de livros, é previsto sua aplicação em casos em que o papel esteja em deterioração ou já deteriorado. São necessários alguns testes antes da aplicação desse tratamento, como nas tintas que não são solúveis aos produtos utilizados. Com relação aos procedimentos relativos ao tratamento aquoso, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre ela:
Parte inferior do formulário
I- Pode-se banhar o livro para remover intervenções realizadas anteriormente.
PORQUE
II- A obra é reenfibrada visando que não surjam manchas ou diferenças de tom.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	 b)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 c)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	2.
	A deterioração ocorre por um conjunto de fatores e agentes que envolvem os acervos. Conservar significa, portanto, agir sobre um suporte informacional buscando não apenas conferir-lhe estabilidade, mas recuperar as informações nele contidas. Sobre os danos ocasionados por agentes biológicos e ambientais, analise as opções a seguir:
I- Furos, buracos e sujidades.
II- Manuseio errado, vandalismo e furto.
III- Intervenções inadequadas e falta de acondicionamento.
IV- Amarelamento, ressecamento e umidade no papel.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As opções II e III estão corretas.
	 c)
	As opções I e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I, II e III estão corretas.
	3.
	A ação que os agentes biológicos ocasionam aos acervos é bastante fácil de reconhecer. Esses agentes dependem exclusivamente das condições do meio ambiente para se proliferarem. É possível ainda associar esses agentes à natureza química dos materiais que constituem os documentos. Sobre os agentes biológicos, analise as sentenças a seguir:
I- Fungos são os agentes que se alimentam de papéis, cola, couro, pigmentos e outros elementos presentes nos materiais do acervo.
II- Os poluentes como os gases e as partículas sólidas são provenientes do ambiente externo à biblioteca e provocam reações químicas sérias aos acervos.
III- Os roedores são agentes deteriorantes do acervo que se aproximam devido à presença de resíduos de alimentos, hábito que deve ser desencorajado junto aos funcionários e usuários.
IV- Os insetos são potencialmente os piores inconvenientes dos acervos documentais e, em regra, são realizados por baratas, brocas, traças e cupins que podem estar em papel ou revestimentos do material.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	4.
	A conservação preventiva em bibliotecas possibilita desenvolver ações estratégicas diretas ou indiretas sobre os acervos, e também sobre os ambientes em que estão acondicionados. Assim, a conservação preventiva realiza procedimentos que antecedem a deterioração dos acervos. Sobre as medidas de conservação preventiva, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Aumento dos níveis de temperatura e da umidade relativa do ar, remendos em folhas rasgadas e higienização das folhas e capas.
	 b)
	A higienização de livros/documentos, correto manuseamento e acondicionamento, controle das condições ambientais.
	 c)
	Enxertos em partes faltantes do miolo, controle das condições ambientais, correto manuseamento.
	 d)
	Recuperação de encadernações, higienização de livros/documentos, intervenções profundas e intrusivas.
	5.
	As demandas do usuário e do visitante exigem um constante cuidado com os acervos. Os profissionais que trabalham nas unidades de informação precisam estar atentos para as técnicas que deixam os objetos em condições adequadas de uso e permanência material e informacional. A respeito dessa preocupação salvadora dos acervos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Chamamos de conservação as ações desestabilizadoras que visam acelerar o processo de degradação de documentos a fim de renovar as tipologias.
	 b)
	Chamamos de conservação o conjunto de procedimentos técnicos, metodológicos e práticos que ajudam na durabilidade física, material e informacional do acervo.
	 c)
	Chamamos de conservação as ações que intercedem na estrutura física do documentos, deixando marcas visíveis dessa interferência.
	 d)
	Chamamos de conservação a atenção dada à transferência da informação do suporte material para o suporte digital, não importando mais a materialidade física do documento.
	6.
	A deterioração dos acervos é provocada por dez diferentes tipos de agentes. Esses agentes deteriorantes são classificados em três grupos de fatores: ambientais; biológicos e humanos. Sobre esses agentes, analise as sentenças a seguir:
I- Agentes ambientais são associados à temperatura, umidade relativa e iluminação.
II- Agentes biológicos estão relacionados com o ataque dos fungos e bactérias pela umidade.
III- Agentes humanos são problemas ocasionados pelo manuseio e uso inadequados dos acervos pela mão humana, como as ameaças da poluição e da poeira.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	7.
	Nas bibliotecas, as técnicas de conservação passam por diversas etapas de procedimentos. As atuais medidas de conservação têm sido voltadas às causas da deterioração, e a busca por melhores condições da vida útil dos acervos é o padrão de conduta dos conservadores. Sobre as etapas de conservação de acervos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O diagnóstico é a primeira etapa do processo de conservação e serve para decidir as prioridades no processo de conservação ou restauração na instituição.
(    ) A retirada de excrementos de insetos aderidos às obras e aos documentos, com utilização de bisturi e lupa, é parte da etapa de reparos em último lugar dos procedimentos de conservação.
(    ) O armazenamento em bibliotecas prevê a guarda dos materiais na posição vertical, em estantes e em ambientes com ventilação, sendo, portanto, a penúltima fase das medidas de conservação.
(    ) O monitoramento da temperatura e da umidade do ar são etapas secundárias na escala de preocupação do conservador nas bibliotecas, pois essas condições ambientais não ocasionam imediata deterioração dos acervos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	8.
	Quando um bem cultural, um livro ou um documento perdem parte do seu significado ou da sua materialidade por razão de uma alteração, ou deterioração, é aplicada de maneira direta sobre ele uma interferência chamada restauração. A restauração passa por um conjunto de procedimentos que podem modificar o aspecto do livro. Nesse sentido, a documentação é o primeiro procedimento antes de qualquer interferência. Sobre o processo de documentação no restauro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Como registro documental do restauro da obra são realizadas três fotografias garantindo o antes, o durante e o depois da restauração.
(    ) O fichamento serve como referencial para manutenção das características da obra após desmonte de suas partes.
(    ) A análise dos procedimentos adequados ao tratamento da obra é feita anteriormente
a sua documentação.
(    ) A ficha de identificação do livro é o conjunto das informações que remetem as técnicas que foram empregadas na restauração.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	9.
	Os suportes materiais das bibliotecas, em papel e outros materiais de origem orgânica e inorgânica, são vulneráveis a diversos processos de deterioração. São vários os tipos de agentes que contribuem para a degradação dos suportes. Sobre os aspectos que provocam degradação por fatores ambientais, analise as sentenças a seguir:
I- Fator climático que contribui com a deterioração pelo vapor da água entrar em contato com o acervo, ocasionando os fenômenos de condensação e evaporação.
II- A exposição a esse tipo de agente provoca no acervo dano cumulativo e irreversível, pois a intensidade da radiação fragiliza os materiais dos documentos e livros.
III- Agentes biológicos são perigosos porque ao se alimentarem dos acervos geram danos irreparáveis.
IV- Esse agente pode ser controlado pelo uso de ar-condicionado ou ventiladores, além do recurso simultâneo da ventilação natural para controlar a umidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	10.
	De acordo com Hazen (2001), a preservação em bibliotecas se desenvolve em um somatório de três atividades centrais. Para o autor, a primeira ação ocorre a partir do cuidado com o ambiente da biblioteca, ou da unidade de informação. Outro aspecto importante se dá na questão do modo como é transposto o conteúdo intelectual dos acervos para outros formatos, transferindo informação. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HAZEN, D. C. Desenvolvimento, gerenciamento e preservação de coleções. In: HAZEN, D. C. et al. Planejamento de preservação e gerenciamento de programas. 2. ed. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em bibliotecas e arquivos/Arquivo Nacional, 2001.
	 a)
	A conservação engloba ampliar o volume quantitativo de exemplares, possibilitando, assim, menor manuseio dos originais que ficam guardados.
	 b)
	A restauração de documentos e a sua salvaguarda do uso evitam desgaste físico e problemas com o acesso e atualização da informação.
	 c)
	As atividades envolvem práticas de encadernação e acondicionamento dos originais.
	 d)
	A preservação se esforça em ampliar a vida física dos documentos, utilizando, para isso, metodologias, como restauro, encadernação e desacidificação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando