Buscar

Teoria Geral do Processo final

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Jonas Augusto Schubert (2472973)
	
	Disciplina:
	Teoria Geral do Processo (16787)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:668825) ( peso.:3,00)
	Prova:
	29207081
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os princípios possuem a função de auxiliar o operador na tarefa de preencher as lacunas da lei e desempenham um papel importante na atividade do operador do direito. Sobre o princípio da isonomia, analise as sentenças a seguir:
I- Esse princípio também é corolário do devido processo legal e, modernamente, a doutrina de forma unânime adota o princípio da igualdade material.
II- Esse princípio significa a necessidade de que seja restabelecido o equilíbrio entre as partes e que seja possibilitada sua livre e efetiva atuação no processo.
III- Esse princípio encontra abrigo no direito constitucional à informação e consiste em suporte para a efetividade do contraditório, tendo em vista que permite controle da sociedade sobre a atividade jurisdicional.
IV- Esse princípio permite que as partes possam impugnar, através de um recurso, as decisões que não sejam fundamentadas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	2.
	Alguns elementos da ação são indispensáveis para que a jurisdição não venha a atuar mais de uma vez sobre a mesma causa controvertida ou sobre o mesmo direito, o pedido é a pretensão do autor deduzida em juízo sendo possível em uma única demanda, a cumulação de pedidos. Sobre a cumulação de pedido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Cumulação simples, cumulação sucessiva e cumulação subsidiária ou eventual.
(    ) Cumulação composta, cumulação impulsiva e cumulação subsidiária ou eventual.
(    ) Cumulação ordinária, cumulação sucessiva e cumulação subsidiária ou coercitiva.
(    ) Cumulação simples, cumulação unitária e cumulação subsidiária ou dolosa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	3.
	Com a evolução da sociedade, no Estado moderno, a solução dos conflitos passou a ser monopólio do Estado, através da Jurisdição, em que o Estado-Juiz, ao ser provocado pelo exercício do direito de ação, aplica a lei ao caso concreto que lhe foi submetido. Com base nessa informação, que trata dos meios alternativos de conflito, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A mediação, a conciliação e a jurisdição.
	 b)
	A cooperação, a reconciliação e arbitragem.
	 c)
	A mediação, a conciliação e a arbitragem.
	 d)
	A autotutela, a conciliação e arbitragem.
	4.
	O acesso à justiça buscou o resgate dos meios alternativos para solução de controvérsias, uma vez que na maioria deles a solução para o conflito é encontrada pelas próprias partes e não imposta por um terceiro. Sobre o conceito de conciliação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É um método de autocomposição, porém o seu objetivo é apenas o acordo.
(    ) O terceiro que atua na conciliação é o conciliador, que possui uma função mais ativa, pois pode e deve oferecer opções de acordo para as partes.
(    ) É um método de autocomposição, ou seja, a decisão é encontrada pelas próprias partes quando elas chegam a um acordo, sendo que ela visa facilitar o diálogo entre as partes.
(    ) É um método de autocomposição, mas de heterocomposição, pois a solução não é encontrada pelas partes com a ajuda de um intermediador.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	5.
	A função do juiz é presidir e dirigir o processo, sendo que no exercício dessa função há pessoas que o auxiliam e integram o órgão jurisdicional, os auxiliares da justiça. O juiz ainda deve assegurar o equilíbrio da relação processual, garantindo a paridade das armas entre as partes e a dignidade da Justiça. O art. 139 do CPC elenca um rol de poderes e deveres do magistrado. Acerca do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Prevenir ou reprimir qualquer ato contrário à dignidade da justiça e indeferir postulações meramente protelatórias.
(    ) Promover, a qualquer tempo, a autocomposição, preferencialmente com auxílio de conciliadores e mediadores judiciais.
(    ) Fica vedado exercer o poder de polícia, requisitando apenas força policial, além da segurança interna dos fóruns e tribunais.
(    ) Assegurar às partes a desigualdade de tratamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://brasil.mylex.net/legislacao/codigo-processo-civil-novocpc-art139_56711.html. Acesso em: 22 ago. 2019.
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	A nomeação do curador especial ocorre para conceder mais proteção a determinadas partes que estejam em situação de inferioridade na relação processual. Sobre o artigo 72 do Código de Processo Civil, analise as sentenças a seguir:
I- Incapaz, se não tiver representante legal ou se os interesses deste colidirem com os daquele, enquanto durar a incapacidade.
II- Réu preso revel, bem como ao réu revel citado por edital ou com hora certa, enquanto não for constituído advogado.
III- A curatela especial será exercida pela vítima, nos termos da lei.
IV- A curatela especial será exercida pelo Juiz de Direito, nos termos da lei.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Código de Processo Civil - Lei n°13.105 / 2015. Brasília, DF: Senado, 2015.
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	A sentença II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	7.
	A ação é o direito, constitucionalmente garantido, de se exigir a prestação jurisdicional diante de uma lesão ou ameaça de lesão, possuindo algumas teorias sobre a natureza jurídica. Sobre a teoria imamentista, analise as sentenças a seguir:
I- Essa teoria vigorou até meados do século XIX e de acordo com sua concepção, o Direito Processual não era uma ciência autônoma, mas apenas um mero "apêndice" do direito material, isto é, um mero adendo do direito civil.
II- Para essa teoria, era defendido o estado imanente do direito de ação ao direito subjetivo material.
III- Trata-se do direito de obter uma atuação concreta da lei contra um adversário, sendo que esse adversário não pode impedir que a atividade jurisdicional seja exercida.
IV- O direito de agir é antecedente ao seu exercício. Desta forma, o direito de ação, além de autônomo, é independente do direito material.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	8.
	São os requisitos mínimos que devem ser preenchidos para o estabelecimento e o desenvolvimento de uma relação jurídica processual válida e regular. Os pressupostos processuais dizem respeito ao desenvolvimento do processo como um todo ou a determinados atos específicos. Assinale a alternativa CORRETA que tratam dos pressupostos do processo:
	 a)
	Órgão estatal investido de jurisdição: juízo ou tribunal; partes: autor e réu e demanda.
	 b)
	OAB; juízo ou tribunal; testemunhas e demanda.
	 c)
	Escritório de advocacia; juízo ou tribunal; partes: autor e réu e demanda.
	 d)
	Associação dos moradores; escritório de advocacia; partes: autor e réu e demanda.
	9.
	O processo caracteriza-se por um conjunto de atos concatenados e ordenados que visam a uma sentença. Desta forma, o processo não é algo palpável, mas sim abstrato, sendo que os atos praticados visam a uma decisão final. Assinale a alternativa CORRETA que apresentaos três principais sujeitos do processo:
	 a)
	Tribunal de Contas, autor e réu.
	 b)
	Defensoria Pública, testemunha e réu.
	 c)
	Estado-juiz, autor e réu.
	 d)
	Ministério Público, autor e vítima.
	10.
	A ação é o direito, constitucionalmente garantido, de se exigir a prestação jurisdicional diante de uma lesão ou ameaça de lesão, possuindo algumas teorias sobre a natureza jurídica. Sobre a Teoria da Ação como Direito Potestativo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Trata-se do direito de obter uma atuação concreta da lei contra um adversário, sendo que esse adversário não pode impedir que a atividade jurisdicional seja exercida.
(    ) Essa teoria vigorou até meados do século XIX e de acordo com sua concepção, o Direito Processual não era uma ciência autônoma, mas apenas um mero "apêndice" do direito material, isto é, um mero adendo do direito civil.
(    ) O direito de agir é antecedente ao seu exercício. Desta forma, o direito de ação, além de autônomo, é independente do direito material.
(    ) A existência de proteção jurisdicional apenas pode ser satisfeita a partir de uma tutela concreta, o direito de ação só existiria em casos de sentença favorável ao autor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
Parte inferior do formulário

Continue navegando