Buscar

Tópicos Especiais em Libras - Ava Final

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Tópicos Especiais em Libras 
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - 
	
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	É certo que a comunidade surda em suas obras literárias se apropriem da escrita em LP, pois é a língua nativa do Brasil. No entanto, o que predominará serão as imagens e a escrita em sinais ES. Conforme a fala das autoras Porto e Peixoto (2011, p. 166), "pensar em literatura visual é pensar em uma modalidade de produção literária que utiliza a visão como principal fonte de captação da informação". Sobre a imagens utilizadas na literatura surda, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os livros visuais que não usam escrita são os designados livros de surdos.
(    ) Pertence às adaptações dos textos clássicos à realidade dos surdos.
(    ) Engloba as produções textuais dos surdos.
(    ) Encerra os textos literários escritos, traduzidos da língua portuguesa para a língua de sinais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PORTO, S.; PEIXOTO. J. Literatura visual. Florianópolis: UFSC, 2011.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	2.
	É importante que haja a possibilidade de elaboração de um currículo na educação dos surdos, construída a partir da ideia de diferença, como uma construção cultural e histórica que não tenta normalizar o surdo dentro da sociedade ouvinte, mas sim problematizar essa diferença. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Assegurar ao surdo o direito de receber os mesmos conteúdos que os ouvintes, mas através de comunicação visual.
(    ) Na comunicação visual, é importante para o ensino do surdo: línguas de sinais, língua portuguesa e outras línguas que tangem a leitura e a escrita.
(    ) O currículo dos surdos deve ser pensado a partir de práticas pedagógicas ouvintista e a escolha de alguns conteúdos também.
(    ) As mudanças, quando acontecem, na maioria são sugeridas pelos ouvintes a partir de adaptações de currículos desenvolvidos nas escolas regulares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	3.
	A língua sempre despertou interesse e discussões entre estudiosos da área e para as pessoas em geral. Sobre a fonologia, para os ouvintes, os sons são produzidos e articulados por meio do aparelho fonador. No caso das línguas de sinais, a informação linguística é recebida pelos olhos e produzida pelas mãos. No que se refere à fonologia em língua de sinais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É um ramo da Linguística que objetiva identificar a estrutura e a organização dos constituintes fonológicos, propondo descrição e explicação.
(    ) A fonologia em LS se refere ao estudo de como os sinais são "estruturados e organizados".
(    ) A fonologia da língua de sinais determina quais são os elementos (linguísticos) que estabelecem padrões possíveis de combinação.
(    ) A fonologia estuda as classes gramaticais, ou seja, como as palavras são formadas a partir da combinação dos morfemas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	4.
	É comum quando falamos sobre surdocegueira, por se tratar de uma deficiência singular, que venha a nossa mente a somatória de duas deficiências em um só indivíduo, ou mesmo confundir surdo com cego ou cego com surdo. Segundo o MEC (2002), a surdocegueira é uma deficiência singular que apresenta perdas auditivas e visuais concomitantemente em diferentes graus, levando a pessoa com surdocegueira a desenvolver diferentes formas de comunicação para entender e interagir com a sociedade. Sobre a definição de surdocegueira, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A definição de surdocegueira é bastante discutida pelos profissionais e pelos órgãos que definem as políticas de atendimento.
(    ) Alguns a consideram como deficiência múltipla sensorial, por se tratar de órgãos sensórios do nosso corpo.
(    ) Não é somente cego ou somente surdo, mas a palavra surdocego define três deficiências combinadas, com suas particularidades.
(    ) Esses sujeitos com surdocegueira podem possuir resíduo auditivo funcional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Educação Infantil. Estratégias e orientações pedagógicas para a educação de crianças com necessidades educacionais especiais: Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem. Deficiência Múltipla. Brasília: MEC/SEESP, 2002.
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	5.
	Os morfemas são unidades que podem ter funções lexicais ou gramaticais. Para entendermos melhor a derivação prefixal e sufixal de morfemas na língua portuguesa, podemos citar o exemplo da palavra infelicidade, dessa palavra pode-se formar: infeliz, felicidade, feliz. Sobre os morfemas na LS, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Morfologia em LS é o estudo da estrutura interna das palavras ou dos sinais.
(    ) Estuda-se os processos de formação de novas palavras/sinais.
(    ) Estuda-se como os sinais são falados oralmente a partir da combinação dos morfemas.
(    ) São as regras que os usuários da língua utilizam para formar as frases.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	6.
	Variação linguística é o movimento comum e natural de uma língua, que considera principalmente fatores históricos e culturais daquele povo ou comunidade linguística, no qual os falantes dessa língua se manifestam verbalmente ou por sinais. Para entendermos melhor as variações linguísticas da LS, é necessário também conhecermos as variações linguísticas da LP. No que diz respeito a essas variações, observe a figura anexa e analise as sentenças a seguir:
I- Variantes diafásicas: variantes ocorridas em virtude dos grupos sociais. Enquadram-se neste grupo os jargões técnicos, as gírias, a linguagem popular (caipira) etc.
II- Variante histórica: a língua, assim como a sociedade, vai sofrendo modificações ao longo do tempo, adequando-se às exigências
sociais: mudanças de grafia das palavras, abreviações etc.
III- Variante diatópica ou regional: cada região apresenta uma forma de falar diferente (os sotaques) e vocabulários próprios.
IV- Variações diastráticas: variantes que ocorrem em virtude do contexto comunicativo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: TAFNER, E. P.; OLIVEIRA, I. Letras em foco. Indaial: UNIASSELVI, 2016.
FONTE DA IMAGEM: https://s3.amazonaws.com/qcon-assets-production/images/provas/58063/e835b239b745d43c76c0.png. Acesso em: 8 jan. 2020.
	
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	7.
	A proposta do bilinguismo tem como pressuposto básico a necessidade do surdo ser bilíngue. Quadros (1997) defende que o bilinguismo é a proposta mais adequada, porque considera a língua de sinais como língua natural e parte desse pressuposto para o ensino da língua escrita. É importante que as duas não sejam utilizadas simultaneamente para que suas estruturas sejam preservadas. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O bilinguismo possibilita ao surdo acessar duas línguas no contexto escolar.
(    ) O bilinguismo considera a primeira língua (L1) do surdo a língua do seu pais de origem, e a L2 (segunda língua) a língua escrita do país.
(    ) No bilinguismo há uma mudança de postura, as particularidades do sujeito surdo são respeitadas e o surdo assume a surdez.
(
) O sucesso do bilinguismo está diretamente relacionado ao preparo da escola, a sua adequação e à harmonia com o aluno e sua família.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: QUADROS, R. M. de. Educação de Surdos: a aquisição de linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	8.
	Os professores regentes que nunca trabalharam com um aluno surdocego, ao receber um, a princípio não tem obrigação de saber trabalhar com esse aluno. No entanto, como profissional da área, ele tem sim a obrigação de querer aprender, de buscar, de estar aberto para o conhecimento, não enxergar no aluno apenas a deficiência, a fim de estimular todo seu potencial para aprender. Sobre as orientações para os professores que recebem esse aluno em sua sala, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Planejar atividades funcionais para o aluno, de forma sempre escrita. Também é importante não criar uma rotina funcional.
	 b)
	Não há necessidade de respeitar o tempo do aluno, o professor precisa ser invasivo a fim de ajudar no seu ensino.
	 c)
	Precisa focar no processo de aprendizagem e em resultados de notas, e não perceber suas intenções comunicativas.
	 d)
	Evitar o toque de muitas mãos e procurar desenvolver um diálogo não verbal, utilizando os movimentos da criança.
	9.
	Se para nós, ouvintes, que temos a referência visual parece difícil construir uma frase em Libras, imagine o tamanho da dificuldade que um surdo pode enfrentar para escrever uma frase em português, sem a referência oral auditiva, ponto-chave da língua portuguesa. Dessa forma, Quadros e Schmiedt (2006, p. 41) sugerem trabalhar com palavras-chave, discutindo com os alunos as palavras que aparecem no texto, estimulando-os a buscar o seu significado. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsa:
(    ) As autoras propõem atividades que envolvam o uso do dicionário.
(    ) É muito comum encontrarmos surdos que já concluíram os estudos na educação básica que não sabem manusear um dicionário.
(    ) Os níveis de leitura e escrita do aluno surdo vai avançando do nível concreto para uma leitura proficiente.
(    ) Tais dificuldades de leitura e escrita do surdo sempre foram compreendidos pelos professores e escolas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: QUADROS, Ronice Müller de; SCHMIEDT, Magali, L. P. Idéias para ensinar português para alunos surdos. Brasília: MEC, 2006.
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	10.
	As pessoas com surdocegueira necessitam de formas específicas de comunicação para terem acesso à educação, lazer, trabalho, vida social, entre outros. Assim, é necessário o trabalho do guia-intérprete, que é um profissional capacitado para dar possibilidades iguais para pessoas com surdocegueira. Sobre o trabalho desenvolvido por esse profissional, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na atuação do guia-intérprete, a antecipação é muito importante, ou seja, ele nunca adiantará o que irá acontecer para o surdocego.
	 b)
	O profissional guia-intérprete também precisa ser cego ou ter baixa visão, pois passa pela mesma dificuldade e falta de informação.
	 c)
	O profissional guia-intérprete deverá presumir que o surdocego não possui capacidade para tomar decisões, pois é totalmente dependente dele.
	 d)
	Sua responsabilidade envolve também descrever o que ocorre em torno de toda a situação comunicacional e facilitar seu deslocamento.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando