Buscar

Exercícios de métodos de cálculo, conduta e prescrição dietoterápica e modificações físicas e químicas da dieta hospitalar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1) Vários fatores causam variação do gasto energético basal (GEB) de um indivíduo. A esse respeito é correto afirmar que: *
1/1
O estado hormonal pode afetar o GEB, particularmente naquelas pessoas com distúrbios endócrinos, como hiper ou hipotireoidismo
 
Na vida adulta, o aumento da idade implica em aumento do GEB
A febre aumenta o GEB em cerca de 28% (por cento) para cada grau de elevação da temperatura corporal acima do normal
A gordura corporal, tecido metabolicamente ativo do corpo, é o principal determinante do GEB
O GEB não é afetado pelo estado nutricional
Feedback
- O principal determinante do GEB é a MASSA MAGRA (ou massa livre de gordura), que é o principal tecido metabolicamente mais ativo no corpo, contribuindo com aproximadamente 80% na variação do GEB.
- Como o GEB é determinado principalmente pela massa magra e ocorre perda da mesma com a idade, o GEB DECLINA com a idade.
- A febre aumenta a taxa metabólica em cerca de 13% para cada grau de elevação na temperatura corporal acima de 37 ° C.
- O estado hormonal pode afetar o GEB. É afetado principalmente pelos hormônios tireoidianos, que em elevadas concentrações aumentam o GEB e em concentrações diminuídas diminui o GEB.
- O GEB é afetado pelo estado nutricional, principalmente em casos de desnutrição crônica.
 
2) Com relação a prescrição dietética assinale a alternativa INCORRETA: *
1/1
A prescrição dietética é considerada como ato privativo do nutricionista;
Tem por objetivo preservar, promover e recuperar a saúde;
Abrange o atendimento ao cliente-paciente na internação, ambulatório, consultório e domicílio;
Necessita conter informações como o modo de preparo detalhado das dietas;
 
Feedback
Na prescrição dietética não precisamos detalhar o modo de preparo detalhado das dietas. Podemos solicitar alterações de consistência, volume... e até mesmo excluir alguns grupos alimentares, porém não precisamos detalhar como é o preparo das dietas.
 
3) No parecer nutricional deve conter informações as seguintes informações, EXCETO: *
1/1
História familiar;
 
Planejamento e Prescrição dietoterápica (GET e distribuição de macro e micronutrientes;
Avaliação do Estado Nutricional/ Diagnóstico;
Conduta Nutricional aplicada no momento;
Breve relato da história do paciente;
Feedback
A história familiar é uma informação que fica no prontuario do paciente quando é feita a anamnese. É uma informação muito importante porém não colocamos no parecer nutricional.
 
4) O registro da evolução nutricional deve constar no prontuário do cliente-paciente, de acordo com os protocolos pré-estabelecidos, devendo conter as seguintes informações, EXCETO: *
1/1
Exame físico e antropometria.
Avaliação bioquímica.
Alteração da ingestão alimentar.
Avaliação da tolerância digestiva e capacidade funcional.
Prescrição medicamentosa.
 
Feedback
De acordo com o Art. 5° da Resolução do CFN nº 304/2003 de 25/02/2003, ” o registro da evolução nutricional deve constar no prontuário do cliente-paciente, de acordo com os protocolos pré-estabelecidos, devendo conter ALTERAÇÃO DA INGESTÃO ALIMENTAR, AVALIAÇÃO DA TOLERÂNCIA DIGESTIVA, EXAME FÍSICO, ANTROPOMETRIA, CAPACIDADE FUNCIONAL E AVALIAÇÃO BIOQUÍMICA.”
Logo, a opção correta é a "prescrição medicamentosa" pois a prescrição medicamentosa não faz parte do registro da evolução nutricional, e nós nutricionistas não podemos fazer esse tipo de prescrição.
 
5) Paciente está internada e na sua prescrição nutricional do dia consta dieta líquida restrita. Nesse caso, a sobremesa indicada à dieta é: *
0/1
Melancia fatiada
Chá de camomila
 
Gelatina de abacaxi
Pêssego em calda
Resposta correta
Gelatina de abacaxi
Feedback
A dieta de consistência liquida restrita é fluida com preparações coadas e claras, com preparações como caldo de legumes, chás, sucos claros e sobremesas como gelatinas claras. São excluídos alimentos inteiros ou cortados e preparações escuras ou contendo leites e derivados. Por isso a alternativa correta é a "gelatina de abacaxi", pois o chá não é uma sobremesa.
 
6) Com base nas modificações físicas das dietas, numere a 2ª coluna de acordo com 1ª e assinale a opção correta: *
1/1
1, 3 ,2, 5 e 2
1, 5, 2, 4 e 1
2, 5, 2, 6 e 3
1, 6, 3, 5 e 2
2, 5, 3, 6 e 1
 
Feedback
Na primeira linha estão listadas preparações da dieta branda, pois todos os alimentos foram cozidos, a fruta foi servida cortada e o feijão na forma de caldo.
Na segunda linha estão listadas preparações da dieta líquida completa, pois todos os alimentos estão na forma líquida e as preparações com leite não foram restritas, como na dieta líquida restrita. Embora a gelatina seja sólida, ela “derrete” na boca com muita facilidade, por isso ela pode ser oferecida na dieta de consistência líquida.
Na terceira linha estão listadas preparações da dieta pastosa. A fruta foi oferecida na forma amassada, o frango da sopa foi desfiado, o macarrão é macios e o biscoito doce é servido junto com uma bebida para ser molhado e consumido, por isso eles podem ser oferecidos nessa dieta.
Na quarta linha estão listadas preparações da dieta líquida restrita, pois todas são claras e coadas, fornecendo menor quantidade de resíduos.
Na quinta linha estão listadas preparações da dieta normal, pois a salada foi oferecida na forma crua. Se a salada fosse cozida, essas preparações poderiam ser oferecidas na dieta branda também.
Dessa forma a opção correta é a E.
 
7) Na terapia nutricional oral é frequente a necessidade de modificações e adaptações das dietas hospitalares. Julgue as assertivas abaixo. São CORRETAS as assertivas: *
1/1
I e III, apenas;
 
I, apenas;
II e III, apenas;
II, apenas;
I e II, apenas;
 
8) As dietas devem ser elaboradas considerando-se o estado nutricional e fisiológico das pessoas. Com relação às dietas orais hospitalares, estas podem sofrer modificações de consistência e de composição química para atender às necessidades individuais de cada paciente. Acerca do exposto, assinale a alternativa correta: *
1/1
Dieta hipossódica é indicada para indivíduos que não necessitam de restrição de nutrientes ou de mudança na consistência dos alimentos.
Dieta líquida completa é indicada para hidratação e manutenção de tecidos em casos nos quais existe a necessidade de repouso do trato gastrointestinal. Os líquidos devem ser transparentes e isentos de fibras, sendo proibidos leite e derivados.
Dieta hipoglicídica é indicada para pacientes com diabetes e, com relação aos macronutrientes, tem como característica a restrição de gorduras.
Dieta branda é indicada para pacientes com alguma dificuldade de mastigação e deglutição, para facilitar a digestão em pacientes no período pós-operatório ou como transição para a dieta normal. Deve ser balanceada, normoglicídica, normolipídica e normoproteica.
 
Dieta constipante é uma dieta indicada para pacientes com dificuldade de evacuação, para a promoção da formação do bolo fecal e alívio da obstipação
Feedback
- A Dieta hipossódica é indicada para indivíduos que necessitam de restrição de sódio. Geralmente é prescrita para paciente com hipertensão.
- A dieta líquida completa é indicada para pacientes que requeiram dieta de fácil digestão e consumo (dificuldade de mastigação, deglutição, dores,infecções, ausência de dentaduras, inapetência). É indicada para progressão da ingestão oral, no pós-operatório, inapetência, estado febril, preparo de exames e cirurgia. Os líquidos não precisam ser transparentes e isentos de fibras, e NÃO são proibidos leite e derivados. A dieta líquida restrita que restringe leite e derivados e só contem preparações transparente ou claras e coadas.
- Dieta hipoglicídica é indicada para pacientes com diabetes e, com relação aos macronutrientes, tem como característica a restrição de CARBOIDRATOS. A dieta que restringe as gorduras é a HIPOLIPÍDICA.
- A dieta branda é indicada para pacientes com alguma dificuldade de mastigação e deglutição, para facilitar a digestão em pacientes no período pós-operatório ou como transição para a dieta normal, pois apresenta preparações bem cozidas, macias e geralmente
em pedaços. Deve ser balanceada, normoglicídica, normolipídica e normoproteica.
- A dieta LAXATIVA é uma dieta indicada para pacientes com dificuldade de evacuação, para a promoção da formação do bolo fecal e alívio da obstipação. A dieta constipante é indicada para pacientes com diarreia, é específica para diminuir o volume das fezes e prolongar o tempo de trânsito intestinal, propiciando alívio dos sintomas da diarreia e prevenindo a desidratação do paciente.
 
9) Os carboidratos geralmente contribuem com o maior aporte do valor calórico da dieta. Ao planejar uma dieta de 2.000 kcal por dia para um indivíduo saudável de 60 kg, com 50% de carboidratos e 1,2 g de proteína/kg/dia, quais as quantidades, por dia em gramas, de carboidratos e proteínas que deverá conter essa dieta? *
1/1
200 g de carboidrato e 60 g de proteína.
250 g de carboidrato e 60 g de proteína.
250 g de carboidrato e 72 g de proteína.
 
300 g de carboidrato e 72 g de proteína.
350 g de carboidrato e 72 g de proteína.
Feedback
VET DA DIETA: 2000 kcal
50% de carboidratos = 1000 kcal (metade do valor do VET)
Para descobrirmos a quantidade de carboidratos em gramas precisamos dividir por 4, pois 1 g de carboidrato possui 4 kcal.
1000 kcal / 4 kcal = 250 g de carboidratos.
Proteína - Foi prescrito a quantidade de 1,2 g/kg/dia. Como ele pesa 60 kg, multiplicamos o peso pela quantidade de proteína prescrita: 60 x 1,2 = 72 g de proteína por dia.
 
10) A prescrição dietética é a formulação de um plano alimentar adequado a partir de modificações e adaptações na dieta usual do paciente. A prescrição dietética envolve as seguintes ações, EXCETO: *
1/1
Alteração na consistência dos alimentos.
Descrição do estado nutricional do paciente.
 
Elevação ou redução do aporte calórico.
Ajuste no número e volume das refeições.
Restrição de algum nutriente específico.
Feedback
Na prescrição dietoterápica são fornecidas informações referente a: consistência dos alimentos e possível alterações, elevação ou redução do aporte calórico (dieta hiper ou hipocalóricas), ajuste no número de refeições (fracionamento normal, aumentado ou diminuído), ajuste no volume das refeições (volume aumentado, normal ou reduzido), restrição de algum nutriente específico (ex: sacarose), a via de administração e distribuição dos macronutrientes.
Logo, a opção correta é "descrição do estado nutricional do paciente", pois a descrição do estado nutricional do paciente NÃO faz parte da prescrição, sim do diagnóstico e parecer nutricional.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando