Buscar

O consumo de água na sociedade atual e a sustentabilidade em evidência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O consumo de água na sociedade atual e a sustentabilidade em evidência
O desenvolvimento sustentável é uma questão que vem sendo fortemente debatida nos últimos anos pelos governos e organizações mundiais, existem uma preocupação muito grande com a preservação do planeta. Nesse sentido, um dos temas debatidos é o do consumo da água.
A preocupação com o consumo de água é grande pois mais de 97% do total da água do planeta é proveniente dos oceanos, ou seja, não é água potável, do que sobra cerca de 2% estão na forma de calotas polares e geleiras, dessa forma são de difícil acesso.
A quantidade de água em aquíferos, subterrânea, é de 0,29% e a água dos rios e lagos corresponde a 0,01%, isso significa que é preciso planejar, desde já, um consumo consciente da água, para que as próximas gerações não enfrentem guerras por água.
Segundo a ONU, cerca de 5 bilhões de pessoas podem sofrer com a falta de água em 2050. Um dos principais motivos disso é a má administração dos recursos hídricos, aliado ao crescimento populacional e às mudanças climáticas enfrentadas pelo planeta. A falta de saneamento básico é resultado da carência de investimentos no setor. No Brasil, 35 milhões de pessoas não têm acesso à água potável e menos da metade do esgoto gerado é tratado. O lançamento desse esgoto sem tratamento no meio ambiente polui os mananciais e tem grande impacto na vida aquática. Além disso, a despoluição de um rio tem um custo muito alto e só é possível se os lançamentos de esgoto doméstico e efluentes industriais forem tratados antes de serem lançados nos rios. Ou seja, a despoluição dos rios depende de investimentos em saneamento. O desmatamento florestal e as construções próximas às nascentes de rios também contribuem para a degradação desse recurso. Portanto, os desafios para o acesso universal à água são complexos e envolvem mudança de hábitos e nas políticas públicas.
Para muitos países, a escassez de água é um problema grave. Por isso, políticas públicas são necessárias para manutenção da sua qualidade e preservação. Uma boa alternativa seria a Organização das Nações Unidas (ONU) criar um órgão responsável para o desenvolvimento sustentável, ajudando os países através do incentivo financeiro.

Continue navegando