Buscar

Questão 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 2/10 - História e Historiografia do Brasil Império
Observe o quadro abaixo, que apresenta o poder legislativo na corte e nas províncias:
 	Assembleia 	Ano de criação 	Responsável por elaborar
Poder Legislativo Central	Assembleia Geral (Senado + Câmara dos Deputados)	1824 (Constituição)	Leis gerais
Poder Legislativo Provincial 	Assembleia Provincial	1834 (Ato Adicional)	Leis provinciais
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Brasil Império: história, historiografia e ensino de História sobre Estado unitário, Estado federal e as principais instituições políticas, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
B	O ato adicional, em 1834, criou o poder legislativo provincial, os quais foram mantidos a partir de então até a Proclamação da República.
Você acertou!
Depois do Ato Adicional (1834), as províncias passaram a contar com as Assembleias Provinciais, responsáveis por elaborar leis provinciais, isto é, validas apenas para determinada província. As Assembleias Provinciais existiram até 1889 (livro-base, p. 114,115). O Ato Adicional, portanto, estabeleceu um Estado federal no Brasil, tendo em vista que o federalismo pode ser definido como “um sistema de governo que divide atribuições entre o centro e as partes” (livro-base, p. 113). A Constituição de 1824, na sua formulação original, desenhou um Estado unitário, pois as províncias não tinham autonomia para legislar e tributar. O poder legislativo central sempre foi bicameral. Por fim, há discordância entre historiadores sobre a definição do tipo de Estado instituído no Brasil ao longo do século XIX (livro-base, p. 115,116).

Continue navegando