Buscar

PESQUISA SOBRE - Pesquisa, Tecnologia e Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PESQUISA SOBRE: O USO DE ADOÇANTES POR CRIANÇAS E ADULTOS
 
 O uso de adoçantes: os malefícios que pode trazer à saúde
 Os adoçantes, ao longo dos anos, tornaram-se cada vez mais presentes na alimentação de muitas pessoas, como crianças e adultos. São empregados, atualmente, em uma grande multiplicidade de produtos, como refrigerantes e outras bebidas. Mas é necessário refletir e informar-se sobre o uso desse tipo de produto. A respeito disso, uma pesquisa realizada pelo Instituto de Ciência Weitzmann, de Israel, consta que adoçantes artificiais podem aumentar risco de diabetes. Considerando que a equipe de pesquisadores investigou uma série de parâmetros para chegar à conclusão final, a mesma identifica-se como pesquisa científica. 
 Mesmo os adultos sendo o maior público consumidor dos adoçantes, crianças também são consumidores relevantes do produto, quais são particularmente importantes de considerar, pois possuem maior consumo de alimentos e bebidas por quilo de peso corporal. Pesquisas anteriores já mostraram que a maioria dos pais não sabem o que os seus filhos consomem. Somente 23% dos pais identificaram corretamente produtos que contém adoçantes não nutritivos e 53% disseram que buscam itens com rótulo “açúcar reduzido”, mas grande parte deles não percebeu que o sabor doce vinha de um adoçante artificial.
 Respectivos estudos e pesquisas a respeito do uso de adoçantes, têm como objetivo informar tanto a população em si, como também conscientizar os pais a respeito dos malefícios causados pelos produtos e como podem interferir na vida de seus filhos. Hipóteses são apresentadas de que o uso desses determinados produtos acaba prejudicando a habilidade do corpo de regular a quantidade de açúcar no sangue e pode acarretar em outras doenças, como obesidade e diabetes. Por fim, a conclusão é de consumir o produto moderadamente e tomando ciência dos seus efeitos colaterais. 
 Referências Bibliográficas
NEVES, Úrsula, AAP alerta sobre uso de adoçantes artificiais por crianças, Portal PEBMEB, Rio de Janeiro, 29 nov 2019. Disponível em: https://pebmed.com.br/aap-alerta-sobre-uso-de-adocantes-artificiais-por-criancas/. 
 VIDA, Coração e, Adoçantes: salvadores ou vilões ?, Hospital Sírio Libanês, São Paulo, 01 fev 2018. Disponível em: https://hospitalsiriolibanes.org.br/imprensa/noticias/Paginas/Ado%C3%A7antes-salvadores-ou-vil%C3%B5es.aspx. 
GLOBO, G1, Pesquisa diz que adoçantes artificiais podem aumentar risco de diabetes, Jornal Nacional, Rio de Janeiro, 19 set 2014. Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/09/pesquisa-diz-que-adocantes-artificiais-podem-aumentar-risco-de-diabetes.html.

Continue navegando