Logo Passei Direto
Buscar
Material

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Sobre as formulações das chamadas"escola paulista" e "escola carioca" de arquitetura moderna, essas podem ser caracterizadas por:
1. Uma busca de um espaço interiorizado na primeira e por uma integração com a paisagem na segunda.
2. A pesquisa formal no uso do concreto armado na vertente "paulista" e uma conciliação entre materiais construtivos tradicionais e novos na segunda.
3. A "escola paulista" ter se resumido ao âmbito da região que a caracterizaria e a "carioca" ter se difundido por todo o país.
4. Ter o arquiteto Paulo Mendes da Rocha como o mentor intelectual da vertente "paulista" e Oscar Niemeyer como o mestre da versão "carioca".
5. Serem o resultado do desenvolvimento da linguagem moderna em diferentes interpretações e terem tido repercussão em diversos lugares brasileiros. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
		
	
	São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
	 
	São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
	
	São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
	
	São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
	
	São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Quanto a arquitetura modernista e possível afirmar:
I. A mesma assume um paradigma que relaciona a forma e a função.
II. A nova arquitetura apresentada em seus conceitos valorizava os modelos históricos.
III. Antes de ser uma linguagem (estética), uma estética arquitetônica, como foi transformado nos últimos anos, foi uma atitude ética ante a vida.
Analisando as afirmações acima, assinale a alternativa correta:
		
	
	Nenhuma está correta.
	
	Somente II e III estão corretas.
	
	Todas estão corretas.
	
	Somente a I está correta.
	 
	Somente a I e III estão corretas.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	(FGV, 2013) A arquitetura moderna no Brasil, superando o estágio inicial da ortodoxia funcional e da regularidade geométrica, partiu para a busca de expressões plásticas, nas quais se destacavam a liberdade formal e o conteúdo lírico e passional.
Estes postulados caracterizam a obra do arquiteto Oscar Niemeyer. Assinale a alternativa que indica o edifício em que Niemeyer evidenciou, pela primeira vez, a força da sua imaginação plástica.
		
	
	Conjunto de Pampulha, em Belo Horizonte.
	 
	Pavilhão do Brasil na Exposição de Nova York.
	
	Palácio da Alvorada, em Brasília.
	
	Grande Hotel de Ouro Preto.
	
	Obra do Berço, na cidade do Rio de Janeiro.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Sobre o novo brutalismo na arquitetura é possível afirmar:
I. Utilização do concreto armado deixado aparente, ressaltando o desenho impresso pelas fôrmas de madeira natural, técnica muito usada na arquitetura civil da época.
II. Seu período envolve as primeiras décadas da 2a. Metade do século XX.
III. Sugeria o interesse pelos aspectos formais deixando esquecido as inquietudes sociais que influenciaram toda uma geração em matéria de crescimento urbano. Propunha um afastamento entre filosofia e estética.
A partir das afirmações acima assinale a alternativa correta abaixo:
		
	
	Apenas a afirmação III está incorreta.
	
	Somente a afirmação II está correta.
	
	Todas as afirmações estão incorretas.
	
	Somente as afirmações II e III estão corretas.
	 
	Todas as afirmações estão corretas.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	As duas imagens abaixo mostram diferentes momentos da arquitetura européia na busca por uma linguagem em oposição à arquitetura rígida e dogmática do Modernismo. Observe as imagens e assinale a afirmação correta:
		
	
	Enquanto a primeira imagem, das cidades nômades propostas pelo Team X, mostra estudos que objetivam o desenvolvimento de uma arquitetura baseada na inteligência artificial, sem intenção de construir exatamente esta proposta, a segunda imagem mostra o resultado de anos de desenvolvimento daquelas propostas com a criação da "Casa de Artes de Gratz", na Áustria, capitaneada pelos arquitetos Peter Cook e Zaha Hadid.
	
	Na primeira imagem, da "Walking city" proposta por integrantes do Team X, nos anos 60 não há projeto, apenas uma tentativa de criação de uma nova linguagem na arquitetura, que só pôde ser posta em prática mais de 40 anos depois , por alguns dos integrantes do mesmo grupo, quando já havia tecnologia disponível para construir tal visão.
	 
	Enquanto a primeira imagem, da "Walking city", é um dos mais famosos exemplos das visões radiciais de futuro das cidades propostas pelo grupo inglês Archigram nos anos 60, a segunda, da "Casa de Artes de Gratz" exemplifica a produção de um dos expoentes criativos e provocantes em relação ao contexto urbano.
	
	A primeira imagem mostra as cidades nômades propostas por Ron Herron nos anos 70: enormes estruturas robóticas móveis com sua própria inteligência, que poderiam livremente percorrer o mundo. A segunda imagem, mostra a obra do escritório inglês Future System, finalmente põe em prática a tecnologia proposta por Herron, executando fielmente o detalhamento concebido 30 anos antes, quando não havia ainda tecnologia desenvolvida para tal.
	
	A primeira imagem mostra estudos de Ron Herron enquanto estudante na AA de Londres, nos anos 60, que ficaram conhecidos como "Plug-in-City", desenvolvidos junto com um grupo de colegas que incluía Kaas Oosterhuis e Marcos Novak. Junto com mais nove colegas, eles fundariam mais tarde o grupo Archigram que faria destes estudos, um de seus manifestos. Quatro décadas mais tarde, o grupo finalmente conseguiria colocar em prática suas idéias, agora sob a liderança de Daniel Libeskind, responsável pelo projeto da "Plug-in-City do novo milênio", uma cas a de artes em Gratz, na Áustria, que utiliza novas mídias, flexibilidade, efemeridade e uma abordagem menos" institucional" para a organização do espaço de um museu.
	
		6
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Qual das alternativas abaixo define melhor a principal preocupação dos arquitetos do Metabolismo Japonês? Marque a alternativa correta:
		
	
	o mundo pós-apocalíptico e a reconstrução das cidades
	
	a Ficção científica
	 
	o espaço urbano existente e sua alta densidade demográfica
	
	a representação na forma arquitetônica do universo POP e das revistas em quadrinhos
	
	as formas históricas da arquitetura
	
		7
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Leia o texto abaixo e  julgue os itens.
Poucos edifícios na história podem reivindicar um legado tão infame como o Projeto Habitacional Pruitt-Igoe em St. Louis, Missouri. Construído durante o auge do modernismo, esta coleção nominalmente inovadora de torres residenciais foi concebida para se erguer como um triunfo dos projetos arquitetônicos racionais sobre os males da pobreza e a deterioração urbana. Em vez disso, duas décadas de turbulência precederam a destruição final, brusca, de todo o complexo em 1973. A queda de Pruitt-Igoe acabou por significar não apenas o fracasso de um projeto de habitação pública, mas sem dúvida a morte de toda uma era de projetos modernistas.
FIEDERER, Luke. Projeto Habitacional Pruitt-Igoe / Minoru Yamasaki. Disponível em: acessado em 09/04/2018
Sobre o projeto habitacional Pruitt-Igoe é correto afirmar que:
I.    O fracasso do projeto deve-se exclusivamente a utilização de paradigmas modernistas no projeto.
II.    É possível perceber no projeto de Pruitt-Igoe a influência do projeto da Ville Radieuse, de Le Corbusier. 
III.    A data e hora de morte da arquitetura moderna são, segundo Charles Jencks, o momento em que a maior parte dos edifícios de Pruitt-Igoe foram demolidos.
IV.    O arquiteto Minoru Yamasaki, que projetou Pruitt Igoe, é também o principal projetista das Torres Gêmêas do World Trade Center em Nova York.
Estão corretas as afirmações em:
		
	
	I, II e III
	
	I e III
	 
	II, III e IV
	
	Todas as afirmações estão corretas
	
	II e IV
	
		8
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Sobre as formulações das chamadas "escola paulista" e "escola
carioca" de arquitetura moderna, essas podem ser caracterizadas por:
 
1. Procura de um espaço particular e interiorizado na primeira e por uma integração com a paisagem na segunda.
2. A pesquisa formal no uso do concreto armado na vertente "paulista" e uma conciliação entre materiais construtivos tradicionais e novos na segunda.
3. A "escola paulista" ter se resumido ao âmbito da região que a caracterizaria e a "carioca" ter se difundido por todo o país.
4. Ter o arquiteto Paulo Mendes da Rocha como o mentor intelectual da vertente "paulista" e Oscar Niemeyer como o mestre da versão "carioca".
5. Serem o resultado do desenvolvimento da linguagem moderna em diferentes interpretações e terem tido repercussão em diversos lugares brasileiros.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
		
	
	2, 4 e 5.
	 
	1, 2 e 5.
	
	3 e 4.
	
	1 e 3.
	
	1 e 2
	
		9
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	(UFGM, 2008) Assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	A publicação em 1966 da obra analítica crítica intitulada "Complexidade e Contradição na Arquitetura" do norte-americano Robert Venturi, apontando para uma nova arquitetura em contraposição ao modernismo, foi um marco
expressivo na época. Afirmava que uma arquitetura de complexidade e contradição tinha uma obrigação especial em relação ao todo: sua verdade deveria estar em sua totalidade ou em suas implicações de totalidade. Portanto, deveria substanciar a difícil unidade de inclusão, em vez da fácil unidade da exclusão onde mais não é menos.
	 
	A publicação em 1966 da obra analítica crítica intitulada "Arquitetura da Cidade" do arquiteto italiano Mario Botta enfatizava o papel a ser desempenhado pelos tipos de construção tendo como base a morfologia urbana. Entre os projetos do arquiteto destaca-se a "Residência Redonda" de 1967, que se tornou uma referência estética mundial.
	
	O grupo inglês Archigram, que projetava imagens neofuturistas um pouco antes do primeiro número da revista do mesmo nome em 1961, estava articulado com a ideologia tecnocrática do designer norte-americano Buckminster Fuller. O compromisso do Archigram com a abordagem infraestrutural leve e high-tech levou o grupo a projetar, de um modo paradoxal, a entregar-se a formas irônicas de ficção científica, entre outras questões.
	
	Movimento Metabolista é um movimento arquitetônico contemporâneo, formado por um grupo de arquitetos japoneses e projetistas unidos sob o nome de os Metabolistas. Foi fundada em 1959. Eles foram influenciados pelas ideias do Archigram e tinham uma ideia da cidade do futuro habitado por uma sociedade de massas, caracterizada pela grande escala, estruturas flexíveis e extensíveis com um crescimento similar ao orgânico. 
	
	No Japão, o declínio dos conceitos metabólicos teve início com o evidente vazio ideológico da Exposição de Osaka de 1970. Assim, a antiga liderança dos metabolistas foi transferida para os membros da chamada "Nova onda japonesa". Entre estes, se destacam os arquitetos Arata Isozaki e Kazuo Shinohara.
	
		10
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,2
	
	A Arte e a Arquitetura modernas buscaram a princípio estabelecer um vínculo consciente, antes evitado na história da arte, com às práticas sociais. Na teoria do arquiteto italiano neomarxista Manfredo Tafuri esta relação entre Arte e Vida é dada, por uma razão específica, como uma relação de oposição. Marque nas alternativas abaixo a razão desta relação de oposição segundo Tafuri:
		
	 
	Por buscar estabelecer um elo entre a cultura objetiva e subjetiva do indivíduo na sociedade moderna
	
	Nenhuma das alternativas acima.
	
	Por se conformar a partir de paradigmas filosóficos estimulando a reflexão crítica dos modos de composição
	
	Por tentar estimular a identidade cultural da expressão artística de uma sociedade específica
	 
	Por se dar estritamente através dos novos meios produção, restringindo as possibilidades de expressão da forma arquitetônica em prol de um plano mais geral de caráter econômico

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina