Buscar

AD1 - Bio Cel II

Prévia do material em texto

1-
	
	MITOCÔNDRIAS
	CLOROPLASTOS
	INSUMOS (O QUE ENTRA)
	Piruvato, ácidos graxos, O2, ADP
	Luz, CO2, H2O
	PRODUTOS (O QUE SAI)
	ATP, CO2, H2O
	Glicose, O2
	TIPOS DE CÉLULAS QUE POSSUEM ORGANELAS
	Células eucariontes com exceção de alguns protozoários anaeróbios
	Plantas e outros organismos fotossintetizantes
	FONTE DA ENERGIA PRODUZIDAS
	Carboidratos, ácidos graxos e aminoácidos
	Energia luminosa
	PAPEL DO ATP
	Armazenamento de energia
	Produção de glicídios
	REAÇÕES QUE OCORREM NAS MEMBRANAS
	Cadeia transportadora de elétrons e síntese de ATP
	Síntese de ATP
	REAÇÕES QUE OCORREM NA MATRIZ/ESTOMA
	Ciclo de Krebs, B-oxidação e complexo piruvato desidrogenase
	Ciclo de fixação do carbono, armazenamento de lipídeos e síntese de lipídeos
2- Na complementaridade entre fotossíntese e respiração celular pode dizer-se que a respiração celular e a fotossíntese são processos complementares, na medida em que os produtos de excreção da respiração celular, o dióxido de carbono e a água são consumidos na fotossíntese. Por outro lado, na fotossíntese, é liberto o oxigênio e são produzidos hidratos de carbono, ambos os produtos são utilizados na respiração celular.
3- A molécula de acetil coenzima A impede que os dois últimos carbonos sejam separados e faz com que sejam reconhecidos pela próxima etapa do metabolismo, sendo assim, se a glicose e os ácidos graxos fossem quebrados em moléculas de CO2 eles seriam perdidos na atmosfera, e, por consequência, reduziriam o número de carbonos incorporados à matéria, o que resultaria na redução da biomassa, uma situação que seria evolutivamente prejudicial. 
4- A principal função do peroxissomos é digerir algumas substâncias. Isso porque em seu interior estão armazenadas as enzimas oxidases, essas enzimas oxidam os ácidos graxos para a síntese de colesterol e, também, são usados como matéria-prima na respiração celular com o intuito de obter energia. no corpo humano, os peroxissomos são encontrados nas células que formam os rins (células renais) e o fígado (células hepáticas). No fígado, eles auxiliam na produção de sais biliares e também na neutralização de algumas substâncias tóxicas para o corpo através daenzimacatalase.

Continue navegando