Buscar

AD2 - 2018 2

Prévia do material em texto

1. Considerando animais que ocupam o ambiente aéreo* e que apresentam esqueleto rígido, responda. 
a) Por que os animais com exoesqueleto não conseguem crescer tanto quanto os com endoesqueleto? (1,0 ponto) 
Os animais com exoesqueleto não crescem tanto quantos os com endoesqueleto pois seu esqueleto é oco. Para que esses animais fossem maiores, para sustentar corpos maiores, o esqueleto deveria ser mais grosso, ocasionando em um aumento da massa e de uma musculatura mais desenvolvida.
b) Ainda considerando os aspectos do enunciado acima, descreva, exemplificando, um tipo de locomoção para animais com exoesqueleto e para animais com endoesqueleto. (1,0 ponto) 
Um tipo de locomoção para animais com exoesqueleto seria o vôo, como no caso dos insetos, onde a movimentação de suas asas é feita pela ação de músculos que não estão ligados às asas, e sim ao tórax, e pela elasticidade do exoesqueleto.
Um tipo de locomoção para animais com endoesqueleto seria a marcha, como no caso dos animais vertebrados, que foi originada a partir da natação, pela transformação das nadadeiras dos peixes em apêndices ambulatoriais agregados ao endoesqueleto.
2. Quais são as características que definem os metazoários? Discuta brevemente sobre as hipóteses de metazoários formarem um grupo monofilético ou polifilético. (1,5 pontos) 
Os metazoários são caracterizados por serem um ser vivo eucarioto, multicelular, heterotrófico, que possui células gaméticas, com tecidos distintos e que apresenta reprodução sexual de um animal diploide produzindo gametas haploides, por meio de uma divisão reducional (meiose).
Até o momento, não existe um consenso entre os cientistas quanto à origem dos metazoários. Para a teoria monofilética, diz-se que os metazoários são descendentes de um único ancestral comum e exclusivo deles, definidos pelas sinapomorfias de multicelularidade, presença de tecidos distintos, reprodução sexual por meiose e células reprodutivas.
Já na teoria polifilética, diz-se que não há sentido que este tipo complexo de reprodução tenha surgido autonomicamente nos diversos grupos. As características que os definem seriam, na verdade, homoplásticas. Segundo pesquisadores, os metazoários teriam surgido de forma independente ao menos 3 vezes: a partir de uma colônia de zooflagelados, surgiríamos poríferos; de uma colônia de protistas ameboides surgiriam os cnidários; e os demais metazoários triploblásticos a partir de um ciliado multinucleado.
As principais diferenças entre as hipóteses monofiléticas e polifiléticas estão nas estruturas utilizadas para tracejar homologias e nos candidatos à ancestral e ao primeiro metazoário. 
3. A capacidade de reprodução de uma espécie é fundamental para sua perpetuação. A reprodução assexuada parece ser homoplástica em metazoários, enquanto a reprodução sexuada é uma sinapomorfia para o grupo. 
a) A partenogênese é a forma mais complexa de reprodução assexuada. Descreva esse tipo de reprodução, citando exemplos de grupos em que ocorre e a diferenciação entre partenogênese e a reprodução sexuada. (1,0 ponto) 
Na partenogênese são formados gametas femininos (óvulos), que não são fecundados e começam a se dividir originando células de um único indivíduo, ou seja, réplicas desse indivíduo materno. Não há troca de material genético. 
Esse tipo de reprodução é comum em rotíferos e crustáceos de água doce.
A diferença entre a partenogênese e a reprodução sexuada é que no caso da partenogênese, como já foi dito acima, não há troca de material genético, por mais que haja a formação de gametas femininos, são originadas células de apenas um indivíduo, são réplicas desse indivíduo materno. Na reprodução sexuada há a troca de material genético. Todos os tecidos do corpo do indivíduo são diploides (exceto os gametas), essas células diploides produzem gametas masculinos e femininos haploides através da meiose e, por consequência, leva à formação de um zigoto diploide, que, posteriormente, se tornará um animal diploide.
b) Em alguns grupos, como em cnidários, por exemplo, pode ocorrer alternância de gerações. Explique o que isso significa. (0,5 pontos) 
A alternância de gerações é uma geração haploide que foi produzida assexualmente e uma geração diploide que foi produzida sexualmente.
c) Na reprodução sexuada o encontro de gametas de indivíduos diferentes leva à formação de um novo indivíduo. Descreva o padrão geral da produção de gametas em metazoários. (1,0 ponto) 
É como já foi explicado na questão 3-a), todos os tecidos do corpo do indivíduo dão diploides, com exceção dos gametas, essas células diploides formam gametas femininos e masculinos haploides, através da meiose, que levará à formação de um zigoto diploide e, consequentemente, a um animal diploide.
d) Apesar da reprodução sexuada ser uma das características que define metazoários, alguns grupos apresentam reprodução assexuada. Discuta a ocorrência da reprodução assexuada nos metazoários. (1,0 ponto) 
A reprodução assexuada nos metazoários é uma condição homoplástica, é, basicamente, uma estratégia para auxiliar na colonização de ambientes de forma acelerada, pois a produção de gametas é um tanto quanto demorada em relação aos tipos de reprodução que a reprodução assexuada pode oferecer, como a fissão, o brotamento e a partenogênese.
4. Descreva a excreção e regulação osmótica em actinopterígios de água doce, actinopterígios de água salgada e condrictes. (1,5 pontos) 
Actinopterígeos de água doce: São animais hiperosmóticos, neles as brânquias excretam amônia, mas reabsorvem íons, assim como nos rins, que produzem uma grande quantidade de urina (amônia).
Actinopterígios de água salgada: São animais hiposmóticos. Eles engolem grandes quantidades da água do mar (salgada) e, portanto, tem de eliminar o excesso de íons ingeridos. A eliminação é realizada de forma ativa (com gasto energético), pelas brânquias, já que seu rim não fabrica urina hipertônica
Condrictes: Esses animais excretam uréia e suas brânquias reabsorvem os íons de forma ativa. Eles armazenam uma grande quantidade de uréia em seus rins para estabelecer uma pressão osmótica similar à água do mar, o que faz com que produzam pouca urina, já que sua concentração de íons é menor que a do meio marinho.
5. Caracterize o meio aquático e o meio terrestre com relação à disponibilidade de oxigênio e como essas características determinam as estratégias para trocas gasosas em cada meio. (1,5 pontos) 
Meio aquático: o oxigênio corresponde a 1% no meio aquático; o oxigênio apresenta uma solubilidade e uma capacidade de difusão entre as moléculas extremamente baixas; se não houver circulação da água, o oxigênio pode demorar horas ou até dias para se difundir. 
Em relação às trocas gasosas, o fluxo respiratório é unidirecional, pela densidade da água ser alta dificulta que a mesma seja carregada pelos órgãos respiratórios, gerando um gasto de energia muito alto.
Meio terrestre: o oxigênio corresponde a 21% do ar atmosférico; o oxigênio apresenta uma solubilidade e uma capacidade de difusão entre as moléculas altas; a difusão do oxigênio no ar é extremamente rápida.
Em relação às trocas gasosas, o fluxo respiratório é bidirecional, como a densidade do ar é extremamente pequena e de fácil absorção do oxigênio, e o gasto energético é extremamente baixo.

Continue navegando