Buscar

Alfabetização e Letramento - Questionário 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Alfabetização e Letramento - Questionário 3
Ferreiro e Teberosky foram as criadoras da teoria da Psicogênese. As fases iniciais da Psicogênese da língua escrita dão-se: pelo desenvolvimento da leitura pela evolução da escrita. Nessa perspectiva construtivista, a evolução da escrita é considerada um ato complexo e rico em oportunidades. Os níveis de evolução da leitura são reconhecidos mais facilmente do que os níveis da leitura. Para Ferreiro e Teberosky, destacam-se alguns níveis. Dentre eles, temos o Nível Silábico. Qual alternativa descreve corretamente este nível?
Está dividido entre silábico sonoro, silábico sem valor sonoro e alfabético
Sabemos que alguns métodos foram subdivididos ao longo da nossa história. São eles:
Método sintético e analítico
Vygotksky considerou como pré-história da linguagem escrita os desenhos, os rabiscos, os jogos de faz de conta, no qual seriam momentos iniciais da aquisição da escrita. Para ele, a criança constrói:
Sistemas de representação
Entendemos que a aquisição da língua envolve uma gama de possibilidades, questionamentos e habilidades tanto do corpo docente como do discente. A língua é por si só um emaranhado de saberes dentro de uma determinada cultura e desmembrar todo um conteúdo demanda muito esforço e tempo. Dá-se então, a importância entre a distinção entre língua oral e língua escrita.
Nesse pressuposto, é incorreto afirmar que:
A língua escrita é mais dinâmica do que a língua falada
De acordo com Smith (1989, p.237), “tudo que as crianças precisam para dominar a linguagem falada, tanto para produzi-la por si mesmas quanto, mais fundamentalmente, para compreenderem sua utilização pelos outros, é”:
Ter a experiência de usar a linguagem em um ambiente significativo
Quais são as estratégias de leitura que podemos realizar tanto em sala de aula quanto em nossos estudos? Indique a alternativa correta:
Antes, durante e depois da leitura.
" (...) uma alfabetização bem-sucedida não depende de um método, ou, genericamente, de métodos ou processos cognitivos e linguísticos do processo de alfabetização, e com base neles desenvolvem atividades que estimulem e orientem a aprendizagem da criança, identificam e interpretam dificuldades em que terão condições de intervir de forma adequada- aqueles/aquelas que alfabetizam com um método. (SOARES, 2014, p.333).
É incorreto afirmar que:
O processo de alfabetização depende de um método específico.
As fases iniciais da psicogênese da língua escrita dão-se: Pelo desenvolvimento da leitura pela evolução da escrita. Nessa perspectiva construtivista, a evolução da escrita é considerada um ato complexo e rico em oportunidades.
Quais os níveis de leitura estipulados por Ferreiro e Teberosky?
Nível pré-silábico, pré-silábico II, silábico, silábico sem valor sonoro, silábico com valor sonoro, silábico alfabético e alfabético.
Quanto a importância dos métodos no processo de alfabetização e letramento, é incorreto dizer:
Existem alguns métodos perfeitos e infalíveis.
Assim, tanto no Brasil quanto em outros países, os estudos linguísticos sobre a alfabetização, partindo do pressuposto de que há relação entre língua e estratificação social, vêm tentando descrever os dialetos de comunidade de fala, correlacionando-os com varáveis sociais, particularmente com a variável nível socioeconômico, e contrastando-os com a língua escrita, para encontrar, nesse contraste, explicações das dificuldades que falantes pertencentes a determinados grupos sociais enfrentam, no processo de aquisição de língua escrita. (SOARES, 2017, p.12)A aquisição da língua se dá:
Pelos níveis cognitivos, sociológicos, psicológicos e socioeconômico.

Continue navegando