Buscar

Importância das Brinquedotecas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
 PEDAGOGIA EAD
 
Atenção: Para você realizar as atividades, deve antes assimilar o conteúdo das Aulas 5 e 6, fazer a leitura dos artigos correspondentes postados no Arquivo e assistir os vídeos das respectivas aulas. 
Atividades da Aula 5 – 2024 1
5.1- Estudos sobre a importância do brincar e do jogo para o desenvolvimento da criança tiveram uma grande repercussão na educação e a necessidade de criar espaços adequados para proporcionar a ludicidade resultaram na criação das ludotecas, locais dotados de variado acervo lúdico. 
I - Ludoteca - do latim ludus (jogo) e do grego théke (depósito; coleção; conjunto) é todo o espaço lúdico organizado para os usuários conviver e brincar. 
II – Brinquedoteca é uma denominação usada somente aqui no Brasil para substituir ludoteca, que é utilizada em outros países da América do Sul e Europa. 
III- A primeira “Toy Library” surgiu nos Estados Unidos, na década de 1930, com a finalidade de emprestar brinquedos para as crianças brincar em casa.
IV- A brinquedoteca é o espaço lúdico por excelência onde as pessoas, de qualquer idade, tem acesso a uma infinidade de brinquedos, jogos e outros materiais lúdicos, porém, sem os estímulos e incentivos dos brinquedistas, não atingirá os objetivos a que se destina: ensinar a brincar. 
V – Na França, as ludothèques (Expressão francesa) tem objetivos educacionais porque na brincadeira e no jogo, a criança aprende atitudes, valores, sensibilidades, hábitos e aptidões, entre vários outros aspectos. 
São afirmações verdadeiras: Valor: 0,0 ( ) ou 0,3 ( ) 
A ( ) I, III e V
B ( ) II, III e IV
C ( ) I, II e III
D ( ) I, II e V
E ( X) Todas as afirmações são corretas.
5.2 - Dentre as muitas definições de brinquedoteca, a que melhor caracteriza esse ambiente lúdico é “...um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico”. Esse conceito é de uma educadora brasileira que na década de 1980 ajudou a propagar a criação de brinquedotecas no Brasil.
Destaque o nome correto: Valor: 0,0 ( ) ou 0,3 ( )
A ( ) Adriana Friedmann
B ( ) Denise Garon
C ( ) Tizuko Morchida Kishimoto
D (X) Nylse Helena da Silva Cunha
E ( ) Tania Fortuna
5.3 - Com os estudos de autores, já citados em aulas anteriores, que comprovaram a importância do brincar para o desenvolvimento infantil, a criação de espaços lúdicos também foi evoluindo e destacam-se os principais fatos: 
I - Na Suécia, em 1963 professoras organizaram uma “Lekotek” (ludoteca em sueco) com objetivos terapêuticos para emprestar brinquedos e ensinar as famílias como brincar com as crianças com deficiências para estimular seu desenvolvimento. 
II - O termo brinquedoteca foi usado aqui no Brasil, pela primeira vez em 1971, pela APAE, numa exposição de brinquedos pedagógicos, em substituição a expressão ludoteca, em uso nos outros países da América e da Europa. 
III - A Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, a partir de sua criação, tem divulgado livros e pesquisas, patrocinou a organização de muitas brinquedotecas e por meio da Fundação ABRINQ, defende os direitos da criança e do adolescente. 
IV - O ECA tem como um dos princípios a obrigatoriedade da instalação de brinquedotecas nos hospitais pediátricos com o objetivo de humanizar o atendimento, auxiliar na recuperação dos pequenos pacientes, reduzindo o tempo tratamento e internação. 
V - A brinquedoteca da UNIGRAN foi inaugurada em 1996 e nestes mais de 27 anos os acadêmicos de Pedagogia vivenciam as brincadeiras e os jogos, analisam seu acervo lúdico e participam de projetos e oficinas. 
Marque a letra com as afirmações falsas: Valor: 0,0 ( ) ou 0,3 ( )
A ( ) I e IV
B ( ) II e V
C ( X) II e IV
D ( ) III e IV
E ( ) IV e V
5.4 - Organizar uma brinquedoteca requer inicialmente a definição dos fins a que se destina, o espaço disponível, a clientela que vai utilizá-la, os profissionais responsáveis pela sua organização e manutenção e os meios disponíveis para sua concretização. É correto afirmar que hoje já existem Brinquedotecas em diferentes locais:
I - Brinquedotecas nas escolas, nas comunidades ou bairros e nas clínicas de psicologia. 
II - Brinquedotecas nas universidades, nos hospitais pediátricos e nos presídios.
III - Brinquedotecas em centros culturais, para testagem de brinquedos e itinerantes. 
IV - Brinquedotecas nas praças, nos postos de saúde e nas clínicas de fonoaudiologia.
V - Brinquedotecas na pastoral da criança e atualmente até nos condomínios residenciais.
São afirmações verdadeiras: Valor: 0,0 ( ) ou 0,3 ( )
A ( ) I, II e IV
B ( ) I, II e III
C ( ) I, III e IV
D ( ) II, IV e V
E (X) Todas as afirmações são corretas.
Atividades da Aula 06
6.1 - O jogo, a brincadeira e muitas outras atividades lúdicas devem estar presentes não só nas escolas, mas também em outros espaços de convívio público (parques, praças, clubes, associações de lazer e esportivas, etc.). Huizinga (2004) alerta sobre a importância essencial do fator lúdico para a civilização, porque nos mobiliza para a ação, para o criar e o aprender.
Após os estudos realizados, pode-se afirmar que:
I – Na adolescência e na vida adulta, o lúdico comparece não somente como diversão e lazer, mas como ferramenta que facilita o desenvolvimento pessoal, social e cultural.
II – Para aplicar atividades lúdicas em espaços diversificados, o educador lúdico precisa dominar os fundamentos da ludicidade e sua importância para o desenvolvimento humano.
III – A brincadeira, em suas diferentes formas e ações, permite ao ser humano se reequilibrar, reciclar suas emoções, saciar sua necessidade de conhecer e reinventar a realidade, porém, na idade adulta não objetiva o aprendizado.
IV – O termo aprendizado, utilizado por Vygotsky no lugar de processo de ensino aprendizagem, justifica a supremacia do educador sobre o aprendiz.
V- O lúdico sempre esteve presente na vida do homem, desde a antiguidade até hoje, nas suas mais variadas manifestações: bélicas, sociais, religiosas, filosóficas e educacionais.
São afirmações falsas: Valor: 0,0 ( ) ou 0,3 ( ) 
A ( ) I e V
B (X) III e IV 
C ( ) III, IV e V
D ( ) I, II e III
E ( ) São falsas todas as alternativas.
6.2 A Organização das Nações Unidas (ONU), formada por mais de 190 países que se reúnem voluntariamente para trabalhar pelo desenvolvimento social mundial, assim o caracteriza:
I - O convívio social é um dos fatores necessários ao desenvolvimento social e o gestor tem a função pedagógica de desenvolver pessoas, mas antes, precisa desenvolver-se a si mesmo.
II – Desenvolvimento social é o processo pelo qual se desenvolve o fator humano na sociedade.
III – Esse processo incluí a promoção dos direitos humanos fundamentais e a participação no processo de decisão política.
IV – O educador tem a função de ensejar esforços para alcançar justiça e bem-estar para todos, sem que nenhum segmento social seja marginalizado nesse processo.
V – No Brasil, o órgão que cuida do Desenvolvimento Social é responsável pelas políticas nacionais de desenvolvimento social, de segurança alimentar e nutricional, de assistência social e de renda de cidadania no país. 
Destaque as afirmativas verdadeiras: Valor: 0,0 ( ) ou 0,3 ( ) 
A ( ) I, III e V
B ( ) II e IV
C (X) III, IV e V
D ( ) II e III 
E ( ) Todas as alternativas são verdadeiras.
6.3 – Para Machado, uma situação lúdica se caracteriza por alguns elementosimportantes que devem ser observados pelo educador, sem os quais, a brincadeira ou jogo perderia sua especificidade. 
I - A atividade lúdica deve se manifestar sempre em situações de interação. 
II - A brincadeira ou o jogo deve ter orientação para o prazer, ser agradável e ter um resultado favorável e interessante, além de fazer parte da cultura dos participantes. 
III - O lúdico leva os envolvidos a se empenharem para superar os desafios surgidos, mesmo que haja ações impossíveis. 
IV - Quem entra no jogo, deve estar preparado para o que der e vier, aceitando resultados que podem ou não ser a vitória. 
V - Embora seja brincadeira, as atitudes e ações precisam ser reais, fundindo realidade e ficção, caso contrário poderá ocorrer a "expulsão" do participante, por não saber brincar. 
São afirmações corretas: Valor: 0,0 ( ) ou 0,3 ( )
A ( ) I, II e III
B ( ) III, IV e V
C ( ) I, III e IV
D ( ) II, III e V
E (X ) Todas as afirmativas são verdadeiras.
6.4 - A sociedade brasileira vem envelhecendo e torna-se necessária a criação de novos espaços de convivência e participação social para o idoso, como possibilidade de resgatar sua identidade, promover sua valorização e participação em eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer. As leis que regulamentam os direitos para essa população são:
I – Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a sessenta (60) anos. 
II - Centros e Grupos de Convivência que atuam no fortalecimento de atividades associativas, produtivas e promocionais visando maior participação, interação e autonomia do idoso. 
III – Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) regulamenta e estabelece normas e critérios para organização da assistência social. 
IV – Política Nacional do Idoso (PNI) tem por objetivo assegurar os direitos sociais do idoso. 
V – Centros de Referência para Idosos (CRI) que oferece atendimento médico ambulatorial e espaços de convivência para atividades culturais, educacionais e convívio social infantil.
São corretas as alternativas: Valor: 0,0 ( ) ou 0,2 ( )
A ( ) I, II e III
B (X) I, III e IV
C ( ) II, III e V
D ( ) I, II e IV
E ( ) I, III e V
6.5 - O educador precisa dominar os fundamentos da ludicidade e identificar as suas diferentes teorias para saber como e porque deve oportunizar atividades lúdicas nos diferentes contextos onde vai atuar, sejam eles escolares ou não escolares. Pensar a importância do brincar nos remete às mais diversas abordagens existentes, tais como: 
I - Cultural que analisa o jogo como expressão da cultura, especificamente a infantil. 
II - Educacional que analisa a contribuição do jogo para a educação, desenvolvimento e/ou aprendizagem da criança. 
III - Emancipatória que prega a liberdade na escolha das atividades pelos indivíduos. 
IV - Psicológica que vê o jogo como uma forma de compreender melhor o funcionamento da psique, enfim, das emoções, da personalidade dos indivíduos. 
V - Libertária o jogo tem um fim em si mesmo, acontece no mundo da representação. 
São falsas as alternativas: Valor: 0,0 ( ) ou 0,2 ( )
A ( ) I, II e III
B ( ) III, IV e V
C ( ) II, III e V
D ( ) III e V
E ( X) Nenhuma das alternativas é falsa.

Continue navegando