Buscar

avaliação final 20201

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Faculdade de Educação
 Departamento de Didática
CURSO: Licenciaturas
DISCIPLINA: Didática Remoto (EDD 241)
Professora: Rejane Maria de Almeida Amorim 
Avaliação individual 
Estudante:_______________________________________________________________________________________________
Essa avaliação deverá ser postada aqui na aula 12 até dia 02/03/2021
Caso copie trechos do texto, deve indicar a referência e fazer como citação.
Até 3 pontos, sendo 1 ponto por questão.
1
A partir do estudo das Tendências Pedagógicas e do Documentário (vídeo) sobre a Escola da Ponte (aula12), responda: a) Em que se diferencia a concepção de homem e de sociedade presente na tendência pedagógica inscritas na Pedagogia Progressista (crítica) e a tendência liberal? b) A forma como se organiza a Didática no processo de ensino-aprendizagem na Escola da Ponte se inscreve qual tendência estudada? Fale de suas características? 
a) Na Pedagogia Liberal, em geral e em relação com a tendência progressista é possível notar que o homem é considerado com uma natureza incapaz de produzir conhecimento dependendo de sua idade, e desta forma é mais visto como um receptor de conhecimento, com verdades impostas a ele, assim o professor está sempre num nível superior a ele, mesmo que como auxiliador, a relação de igual para igual entre aluno-professor não é desenvolvida, enquanto na as tendências progressistas visam romper com essa grade curricular imposta e com a própria organização dela, de forma que todos os alunos estejam envolvidos numa busca por conhecimento de acordo com seus valores, vivências, cognições e especificidades , considerando o homem capaz de ensinar e aprender a partir de qualquer idade, caminhando ao lado do professor e construindo seu próprio caminho com autonomia e responsabilidade.
b) A Escola Ponte se inscreve na tendência progressista libertária, pois trabalha e desenvolve a autonomia e responsabilidade dos alunos sobre o próprio currículo e caminho profissional desde cedo, por ser pública as disciplinas da grade curricular nacional são mantidas, mas a forma e o momento em que eles estudarão os conteúdos é conforme eles mesmo montam sua grade, escolhem o próprio professor, que caminha ao lado deles, os orientando no processo de aprendizagem.
 
2
Considerando que o ensino é o que especifica a função docente e que a Didática é a ciência que se ocupa e se preocupa com o processo ensino-aprendizagem, discorra sobre o papel do professor como articulador entre o seu fazer docente e as escolhas coletivas permeadas por questões de planejamento, avaliação, currículo e cultura aliada às dinâmicas históricas, políticas e sociais. Elabore seu texto adotando os temas acima como eixo central da argumentação e os textos trabalhados ao longo da disciplina como importantes fontes de consulta.
RESPOSTA: De acordo com essa pedagogia, o papel do professor é ser o mediador entre o aluno e o conhecimento, A Educação Progressista considera o indivíduo como ser que constrói a sua própria história. Os interesses, temas e problemas do cotidiano do aluno passam a fazer parte do conteúdo ensinado. O Professor é um articulador fundamental na escola, ele deve apoiar a relação entre famílias, alunos e gestores, assim como deve também ser um mediador, facilitador do conhecimento, deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos.
Cabe ao professor elaborar estratégias de trabalho para dar protagonismo para a aula, para que o estudante possa participar ativamente como autor e proponente do seu próprio percurso pedagógico.
Enquanto mediador, ele deve negociar os conhecimentos que todos têm e apoiar os estudantes a juntos sintetizarem o conhecimento compartilhado.
3
Retomando o texto “O que é ensinar? Desmontando o senso comum” (Roldão: 2009), elabore uma reflexão que contemple e explicite o conceito de ensino construído pela autora e em que medida podemos relacionar o texto da autora com as ideias do texto sobre o qual seu grupo preparou a aula para nosso curso de didática.
RESPOSTA: Analisar a especificidade da função de ensinar enquanto caracterizadora da atividade do professor e examinar a evolução e pluralidade de sentidos associados ao conceito de ensinar e suas implicações no desenvolvimento profissional dos docentes ao longo da evolução histórica da atividade. Em um segundo momento, analisa-se também a natureza do conhecimento específico necessário ao desempenho da função de ensinar, procurando dar conta das teorizações existentes acerca desse conhecimento, e propondo e discutindo um conjunto de caracterizadores distintivos desse saber que a autora designa como geradores de especificidade. A proposta do trabalho situa-se no quadro de uma valorização da dimensão analítica e da ação de ensinar por parte do professor, no sentido de desenvolvimentos futuros da docência que possam reforçar a afirmação social profissional dos docentes.

Continue navegando