Buscar

prova epidemio 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Com relação aos conceitos internacionais de epidemiologia, marque a alternativa incorreta. 
O termo “saúde única” trata da integração entre a saúde humana, animal, e do ambiente. X 
As ações governamentais, como adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle de enfermidades, levam em conta o risco de transmissão de uma doença e o caráter zoonótico.
Vigilância epidemiológica significava observação sistemática e ativa de casos suspeitos ou confirmados de doenças transmissíveis e de seus contactantes, utilizando medidas de isolamento ou de quarentena, além de estabelecer campanhas de erradicação de doenças. X 
“One health” é um termo empregado pela OIE, que liga a saúde à epidemiologia.
Para termos êxito na prevenção de algum patógeno precisamos antes conhecer sua cadeia epidemiológica, todos os hospedeiros susceptíveis e sua interação com o ambiente; devido a baixa alteração desses fatores com o decorrer do tempo.
2. Qual das alternativas abaixo, relativas à via de eliminação de agentes infecciosos, é incorreta? 
O trajeto pelo qual o agente infeccioso deixa seu hospedeiro é comumente denominado “Via de eliminação”. X 
O mecanismo percutâneo de eliminação pela pele inclui picada de artrópodes e penetração de objetos como agulhas. X 
As infecções transmitidas pela saliva têm o aparelho digestivo como via de eliminação. 
É a via utilizada pelo agente etiológico para atingir o meio exterior, sendo associada ao mecanismo de transmissão da doença. X 
A via transplacentária é uma porta de eliminação muito importante, uma vez que a placenta é ineficaz na proteção do feto contra infecções maternas.
3. Para que ocorra uma enfermidade em uma população é necessário que ocorra uma sucessão de eventos, estes eventos constituem a cadeia epidemiológica. De acordo com essa informação marque a alternativa incorreta. 
Entender cada elo da cadeia, permite compreender como o patógeno está se propagando no ambiente e criar campanhas de conscientização.  X 
O conhecimento da cadeia epidemiológica é de fundamental importância pois só com esse conhecimento podemos interromper o ciclo de transmissão da doença. X 
A compreensão da cadeia epidemiologica de uma doença da base para desenvolvimento de formas de prevenção e controle eficientes. X 
A cadeia epidemiológica é composta por cinco elementos: Fonte de infecção; via de eliminação; meio de transmissão; porta de entrada e susceptíveis. X 
A epidemiológia é um sistema acíclico, constante, por meio do qual um agente é eliminado da fonte de infecção, contamina o ambiente e encontra um novo hospedeiro susceptivel, no qual penetra e multiplica, reiniciando o ciclo.
4. Qual das alternativas abaixo não constitui características de portadores (independente da espécie)? 
Animal que já se infectou e continua albergando o patógeno, mas sem sinais clínicos da doença.
Eles apresentam-se infectados e manifestam sinais e sintomas clínicos.
Eles eliminam agentes infecciosos antes que sinais e sintomas da doença apareçam.
Eles apresentam-se infectados, mas não manifestam sintomas e sinais de doenças e são capazes de comportar-se como fontes de infecção.
Eles podem albergar agentes infecciosos por um ano ou mais e são capazes de comportar-se como fontes de infecção.
5. Com relação ao processo de decisão, marque a sentença incorreta. 
Cada local e realidade deve tomar a decisão mais condizente a sua realidade e fatores envolvidos, levando em conta os conhecimentos científicos e as informações locais.
O processo de decisão para escolha das ações a serem tomadas frente a uma doença, depende do conhecimento disponível sobre o agente causador, a área acometida e o quanto se conhecer sobre o processo epidêmico avaliado. X 
Alguns dos fatores avaliados no processo de decisão são: disponibilidade de pessoas para a ação e presença de financiamento; disponibilidade de tecnicas de diagnóstico confiáveis e viáveis; conhecer as características do agente e da cadeia epidemiológica da enfermidade e ter dados de prevalência e dispersão da doença na população. X 
A decisão epidemiológica leva em conta fatores sociais, econômicos, éticos e populacionais. X 
As medidas profiláticas, para serem eficientes, devem ser aplicadas na fonte de infeção, a qualquer momento para quebrar a tríade epidemiologica. A fonte é o elo de maior suscetibilidade em planos de ação.
PARTE JUSTIFICATIVA. 
1) Para termos êxito na prevenção de algum patógeno precisamos antes conhecer sua cadeia epidemiológica, todos os hospedeiros susceptíveis e sua interação com o ambiente; devido que a enfermidade ocorre pela consequência do desequilíbrio da tríade epidemiológica. 
2) Os tratos respiratório e digestivo são as principais vias de eliminação, também ocorre eliminação pela urina, sangue, pele, mucosas e secreções. A via transplacentária é uma outra via de eliminação, uma vez que a placenta pode ser afetada por alguns patógenos, em infecções transmitidas pela via hematogênica. 
3) A epidemiologia é um sistema cíclico, constante, por meio do qual um agente é eliminado da fonte de infecção, contamina o ambiente e encontra um novo hospedeiro susceptível, no qual penetra e multiplica, reiniciando o ciclo.
4) Os portadores são hospedeiros que se apresentam infectados, mas não manifestam sinais ou sintomas clínicos.
5) As medidas profiláticas, para serem eficientes, devem ser aplicadas nem quaisquer elos da cadeia epidemiológica, visando a quebra da tríade epidemiológica. O elo de maior suscetibilidade em planos de ação dependera da enfermidade, ambiente, entre outros fatores que devem ser levados em consideração para fazer um processo de decisão eficaz contra a patogenia. 
PARTE DISCURSIVA. 
1. Constantemente na saúde humana e animal, utilizados os termos índices e coeficientes indicadores de saúde, o que eles expressão e quais são as principais modalidades dentro da epidemiologia?
 Os índices e coeficientes indicadores de saúde são cálculos e dados numéricos que auxiliam a avaliar características de uma determinada população, há vários cálculos que podem ser aplicados, mas dependera dos dados que pode ser obtido da população estudada. 
 Os indicadores podem ser negativos, positivos ou neutros, sendo que as principais modalidades são: mortalidade, morbidade, crescimento e desenvolvimento, aspectos demográficos, condições socioeconômicas, saúde ambiental e serviços de saúde. 
 Na epidemiologia veterinária ainda podemos utilizar indicadores de produtividade na produção animal. Para obter as modalidades deve-se saber os coeficientes ou taxas, que é o calculo para determinar a frequência que a característica visada aparece na população, entre os coeficientes é possível calcular: coeficiente de natalidade, fertilidade, mortalidade, letalidade, morbidade, prevalência, incidência, e de ataque.
2. Para determinação das medidas profiláticas existe um processo de decisão para determinar qualidade. Detalhe o processo de decisão e no que ele se estabelece e quando é utilizado.
  O processo de decisão são as escolhas aplicadas para haver a profilaxia da doença, esse processo também depende do conhecimento da enfermidade, como: agente etiológico e a área acometida, ou seja, sobre o processo epidemiológico. Dentro do processo de decisão abrange:
-Medidas relativas à fonte de infecção: tem o objetivo impedir a transmissão, pois visa a fonte de infecção, que deve haver varias etapas, como: identificação da fonte de infecção; notificação da enfermidades aos órgãos competentes; isolamento do (s) individuo (s) acometidos; tratamento ou sacrifício dos animais acometidos, a escolha dependera da enfermidade. 
-Medidas relativas ao meio de transmissão: tem objetivo impedir a transmissão do agente etiológico aos hospedeiros susceptíveis, para aplicar essas medidas, dependera do tipo de transmissão e do contato (direto ou indireto) que o agente etiológico se propaga; obtendo o tipo de transmissão é possível eliminar o agente no meio externo. Entre os tipos de transmissão abrange: transmissão aerogena; solo; água e alimentos; vetores; produtos biológicos;fômites. 
-Medidas relativas aos comunicantes ou contatos: são os hospedeiros vertebrados que terão contato com a fonte de infecção, tanto da forma direta ou indireta. Entre as medidas de profilaxia há a quarentena; quimioprofilaxia; imunoprofilaxia; sacrifício; vigilância sanitária.
-Medidas relativas aos susceptíveis: objetivo de impedir a transmissão do patógeno aos hospedeiros susceptíveis, abrange medida gerais, especificas ou relativas à comunidade.

Continue navegando