Buscar

FISICA GERAL- ELETROMAGNETISMO DISCURSICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	O eletroscópio é um instrumento cujo funcionamento se baseia nos princípios da eletrização e da atração e repulsão de cargas elétricas. Ele permite verificar se um corpo está eletrizado ou não. Para essa verificação, coloca-se o corpo em questão aproximado da extremidade superior do eletroscópio, que consiste no nosso experimento de uma bolinha de papel alumínio amassada. Essa bolinha está ligada a duas pequenas folhas de papel alumínio localizadas no interior do aparelho através de uma haste metálica. Se ocorrer o afastamento dessas folhas, poderemos afirmar que o corpo está eletrizado. Qual a diferença entre eletrização por indução e eletrização por atrito?
FONTE: https://www.ufjf.br/fisicaecidadania/aprendendo-e-ensinando/faca-voce-mesmo/eletroscopio-de-folhas/. Acesso em: 30 out. 2020.
	Resposta Esperada:
A eletrização por atrito também ocorre por contato direto entre dois corpos. Só que, nesse caso, nenhum dos corpos está inicialmente carregado. Quando dois corpos, feitos de materiais diferentes são atritados, alguns elétrons de um corpo podem se desprender, sendo transferidos para o outro corpo. Por exemplo, quando atritamos um bastão de vidro com um pedaço de seda, o vidro perde elétrons, ficando positivamente carregado, e a seda ganha esses elétrons, ficando negativamente carregada.
A eletrização por indução é diferente, pois ocorre sem que haja contato direto entre o corpo carregado e o corpo neutro. Essa eletrização começa quando o corpo carregado se aproxima e induz a separação de cargas no corpo neutro. Assim, quando isso ocorre, dizemos que esse corpo está polarizado, porque aparecem dois polos, um positivo (onde existe um excesso de cargas positivas) e um negativo (onde existe um excesso de cargas negativas).
	2.
	Atualmente a engenharia conta com softwares especializados no desenvolvimento de novos produtos. Essa tecnologia é conhecida como CAE (Computer Aided Engineering ou Engenharia Assistida por Computador) e engloba toda uma série de sistemas que auxiliam o profissional desde a análise da física básica até sistemas mais complexos. Pensando nisso, a academia buscou aliar o uso de simuladores e a  teoria para proporcionar uma forma diferente de fixar os conteúdos. Os simuladores proporcionam uma forma mais divertida de se fixar o conteúdo abordado nas aulas, sendo muito utilizado em laboratórios virtuais para facilitar o aprendizado do acadêmico por meio de simulações interativas gratuitas de matemática e ciências. Diante deste contexto, responda: como é o nome do projeto que utiliza simulações gratuitas de matemática e ciências, quando foi fundado e por quem? Dê um exemplo de simulação realizado através deste programa.
FONTE: https://www.esss.co/blog/qual-a-importancia-do-engenheiro-na-simulacao-computacional/. Acesso em: 4 nov. 2020.
	Resposta Esperada:
O projeto se chama Phet (Interactive Simulations da Universidade do Colorado) e foi fundado em 2002 pelo ganhador do Prêmio Nobel, Carl Wieman.
Exemplos:
Experimento: Efeito fotoelétrico.
Experimento: Radiação do corpo negro.

Continue navegando