Buscar

Estética e História da Arte Contemporânea

Prévia do material em texto

Aula 1: Estética e história da arte contemporânea
Atividades Propostas
1. O Renascimento foi um movimento marcado por uma corrente de pensamento que passou a valorizar o ser humano e a natureza, conhecida como:
c) Humanismo
2. A partir do Renascimento, a Itália foi o marco de um novo conceito de beleza e desenvolveu novas tendências artísticas, literárias, científicas e, principalmente, estéticas. Sobre o assunto, assinale a opção correta:
d) A estética renascentista era regida pela ideia de que a beleza é propriedade objetiva das coisas, consistindo na ordem, na harmonia e na proporção.
3. Na Idade Moderna, durante o século XVII, ocorreram mudanças radicais na estrutura do pensamento ocidental. Isso pôde ser caracterizado a partir do início da Revolução Científica, que teve como filósofo de grande influência o autor da frase:
“Penso. Logo, existo”.
Esse filósofo foi:
e) René Descartes
4. Considerada o berço da cultura ocidental, a região em que se produziram os conceitos de história, filosofia e arte, na tentativa de explicar a vida por meio de mitos e destinos, foi:
c) Grécia
5. Claude Monet (1840-1926) e Auguste Renoir (1841-1919) foram dois grandes artistas de um movimento que surgiu em Paris, na segunda metade do século XIX, conhecido como:
e) Impressionismo
6. As principais tendências do final do século XIX – classificadas como pós-impressionistas – foram o pontilhismo e o simbolismo. Todavia, outros artistas fizeram pesquisas individuais muito importantes que se tornaram a base para o desenvolvimento de movimentos estabelecidos no século XX.
Entre tais artistas, podemos destacar:
d) Gaugin, Van Gogh e Cézanne.
7. O expressionismo é a arte do instinto, representada por uma pintura dramática, subjetiva, que expressa sentimentos humanos. São características desse movimento artístico, exceto:
a) A utilização de cores reais.
8. O movimento expressionista surgiu no final do século XIX e no início do século XX como uma reação à objetividade do impressionismo. Assinale a opção que apresenta características do expressionismo:
a) Distância da figuratividade, traços e cores fortes.
9. Com relação à Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo, assinale a opção incorreta:
e) Causou grande impacto no campo das artes em um período curto (1922), mas não provocou nenhum desdobramento nas décadas seguintes, deixando de se projetar ideologicamente ao longo do século XX.
10. Antes da Semana de Arte Moderna de 1922, uma exposição apoiada por Di Cavalcanti (1897-1976) só não foi ignorada graças a um artigo de Monteiro Lobato (1882-1948), que contou uma anedota, na qual a pintura produzida pela cauda de um burro chegou a ser confundida e admirada como uma novidade do cubismo.
Essa crítica depreciou o modernismo que se apresentava nos trabalhos de uma artista pioneira, mas reconheceu seu talento. Estamos nos referindo à:
b) Anita Malfatti
11. O movimento bastante organizado e doutrinário, fundamentado nos estudos de Freud (1856-1939) acerca do inconsciente, que teve entre seus artistas Man Ray (1890-1976) e Salvador Dalí (1904-1989), foi:
d) Surrealismo
12. O dadaísmo surgiu com o objetivo de destruir todos os códigos e valores até então estabelecidos no mundo da arte. Os dadaístas proclamaram a antiarte de protesto, do escândalo, do choque. O grande artista desse movimento foi:
e) Marcel Duchamp
13.O neoplasticismo tinha como objetivo encontrar uma nova forma de expressão plástica, composta a partir de elementos mínimos, tais como a linha reta, o retângulo e as cores primárias. Esse movimento artístico rejeitava a modelagem e as texturas. Seu marco inicial foi:
d) A publicação da Revista De Stijl, em que foi divulgado o Manifesto Neoplasticista.
14. Determinado movimento artístico não pretendia ser um estilo abstrato nem uma arte por si só.
Tratava-se da expressão de uma convicção profundamente motivada de que o artista podia contribuir para suprir as necessidades físicas e intelectuais da sociedade, relacionando-se diretamente com:
• A produção de máquinas;
• A arquitetura;
• Os meios gráficos e fotográficos de comunicação.
Não era a arte política, mas a socialização da arte, o que incluía satisfazer as necessidades materiais, expressar as aspirações, organizar e sistematizar os sentimentos do proletariado revolucionário.
Estamos nos referindo ao:
e) Construtivismo
15. Na metade do século XX, determinado movimento artístico destacava-se por incorporar em suas criações elementos da cultura de massa, inspirando-se na sociedade do consumo e no design comercial.
Estamos nos referindo ao (à):
a) Pop art
16. Apesar do pioneirismo norte-americano e britânico, a pop art do pós-guerra também teve reflexos no Brasil, mas, aqui, artistas como Nelson Leirner e Cláudio Tozzi:
c) Insistiram em um distanciamento impressionista do cotidiano das metrópoles.
17. Mário de Andrade (1893-1945) acreditava que a tradição não se podia importar, mas a cultura sim, desde que elementos estrangeiros, em vez de estragarem os costumes nacionais, ajudassem em seu desenvolvimento estratégico.
Um dos movimentos do modernismo brasileiro que se baseou nessa ideia foi:
e) Antropofágico
18. Tarsila do Amaral (1886-1973) foi, sem dúvida, um ícone da arte brasileira do século XX, pois encontrou soluções pertinentes para a difícil combinação entre as novas informações e a tradição, advindas da arte europeia, e o caldo cultural brasileiro, principalmente no que se refere à expressão popular. Essa pintora:
e) Foi peça chave no movimento modernista e integrou o Grupo dos cinco, formado por Anita Malfatti (1889-1964), Oswald de Andrade (1890-1954), Menotti Del Pichia (1892-1988) e Mário de Andrade (1893-1945).
19. A partir dos anos 1970 e 1980, o grafite passou a representar uma crítica contundente à civilização e à cultura. Sobre esse tipo de arte, assinale a opção incorreta:
d) Segue a mesma linha de movimentos intelectualistas da arte norte-americana, como a arte conceitual ou o minimalismo, desvinculado de subculturas.
20. Embora a pintura expressionista tenha sido declarada morta e enterrada durante os anos 1970, na década de 1980, o expressionismo aflorou de novo como estética popular, principalmente na arte do grafite.
O artista americano que ganhou popularidade, primeiro, como grafiteiro na cidade em que nasceu e, depois, como neoexpressionista foi:
e) Jean-Michel Basquiat

Continue navegando