Buscar

mapa fundamentos historicos e filosoficos da educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

M.A.P.A.
Material de Avaliação Prática da Aprendizagem.
	Acadêmico: Yasmin Trujilo dos Santos
	R.A.: 200419935
	Curso: Pedagogia
	Disciplina: Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação
	Valor da atividade: 2.0
	Prazo para postagem: 05/10 até 15/11 às 23h59 – horário de Brasília.
INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DESTA ATIVIDADE
- Para realizar esta atividade é necessário ler a proposta integral do MAPA que está disponível no ambiente da disciplina no campo “Questionários”; 
- Você deverá digitar suas respostas neste formulário, sem excluir nenhuma orientação. Após digitar suas respostas salve o arquivo mantendo o mesmo formato;
- Antes de iniciar esta atividade leia atentamente o livro didático desta disciplina, assista todas as aulas conceituais e acesse a Sala do Café para verificar os materiais complementares e vídeo com explicações sobre o MAPA;
​- Antes de finalizar sua atividade certifique-se de que o arquivo anexado corresponde ao arquivo correto. Para não correr o risco de encaminhar o arquivo errado, ao salvar o arquivo em seu computador, renomeie o formulário com um nome específico e fácil de identificar;
- Siga as normas da ABNT (disponíveis na Sala do Café) para citações e referências;
- Mantenha a formatação do arquivo: utilize letra Arial tamanho12, com espaçamento 1,5 entre linhas, e alinhamento das margens justificado. 
- Esta atividade deverá ser realizada individualmente. Caso identificado plágio de colegas, o trabalho de ambos será zerado. Também não serão avaliadas as atividades que contenham trechos copiados de livros ou da internet sem as devidas referências.
_____________________________________________________________________________
Após ler a proposta integral da atividade MAPA no ambiente da disciplina de Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação, digite as respostas abaixo de cada pergunta:
1 – Questões que você deverá fazer para o seu entrevistado: 
a) Qual sua idade?
Resposta: 65 anos
b) Qual seu grau de escolaridade?
Resposta: Grau 1: ensino fundamental incompleto
c) Caso nunca tenha frequentado a escola, cite os motivos. Se frequentou, diga como foi este período para você. Quais as dificuldades encontradas, se desistiu no meio do caminho, se abandonou os estudos, e o porquê. (É importante que o entrevistado diga o ano ou década em que ele estava em idade escolar). 
Resposta: Era bom frequentar a escola, porém com as dificuldades da família tive q abandonar os estudos para ajudar com a casa e coisas do tipo, até atingir uma idade a qual eu pudesse trabalhar para ajudar com as despesas.
2- Com base em nossos estudos da disciplina de Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação (material de estudo, aulas conceituais e ao vivo), responda:
a) Considerando as informações do entrevistado, pesquise e cite a qual período da História do Brasil corresponde os dados apresentados em sua entrevista (Exemplo: caso seu entrevistado relate sua idade escolar na década de 70, você identificará que nesse momento estávamos na Ditadura Militar no Brasil). 
Resposta: final da década de 50 ao início da ditadura militar no Brasil.
b) Após, faça uma análise reflexiva, por meio de um texto dissertativo, associando as principais características do período da História apresentado acima com o processo educacional nesse mesmo momento da História (15 a 20 linhas).
Resposta: A ditadura militar no Brasil teve início no ano de 1964, antes disso a educação mantinha suas diretrizes básicas. 
 Após o ano de 1964 a educação sofreu mudanças significativas, com a remoção das disciplinas de sociologia e filosofia do currículo escolar e a inclusão da matéria Educação Moral e Cívica para os alunos do 1º e 2º grau.
 No final dos anos 50, metade das crianças em idade escolar estavam fora do sistema. Ainda que a função do ensino primário fosse a simples alfabetização, ele não cumpria o seu objetivo, pois por mais que a educação fosse algo público muitas crianças tinham de abandonar os estudos para ajudar com o sustento da família (trabalhando ou até mesmo ajudando com os afazeres domésticos).
Já na época da ditadura houve uma expansão do Ensino Fundamental e maiores taxas de alfabetização em relação aos períodos anteriores. Costa e Silva promulgou o AI-5 e leis que geraram a prisão de docentes. As propostas de uma Educação mais democrática foram abandonadas com o início do regime militar, em 1964. Paulo Freire, foi exilado no Chile e a Escola Nova deixou de ser considerada para as políticas públicas.
Referências: (somente se fizer citações)
Decreto nº 53.465 
https://novaescola.org.br/conteudo/1910/serie-especial-historia-da-educacao-no-brasil

Outros materiais